Ensinamentos Meditação Vídeo-palestras

Guia de Meditação

Guia teórico e prático de meditação budista. Com esta compilação de ensinamentos de vários professores qualificados pode começar já a meditar. É no entanto recomendado a prática sob a orientação direta de um professor.


Conteúdo:


.: A Meditação Budista :.

Por Ajahn Jayasaro

Introdução

Transcrição:

O Buda disse que nós não experienciamos verdadeira felicidade nas nossas vidas. Nós descobrimos que mesmo que o nosso ambiente material se torne mais confortável ou sintamos algum sucesso nas nossas vidas, isso não funciona realmente, algo parece não estar muito certo, há algum sentimento de falta.

O Buda disse que é como se você tivesse um balde ou um recipiente com um buraco nele e quanto mais você enche mais vaza.

O Buda não está menosprezando a importância da vida mundana e como nós nos comportamos, longe disso, mas ele diz que no final a coisa mais importante é como nós nos relacionamos com nosso coração, com a nossa mente.

Então o Buda nos deu muitos meios hábeis para lidar com a maneira que as nossas mentes são, descobrindo, observando a maneira como nós criamos sofrimento para nós de uma maneira que possamos aliviar esse sofrimento.

Nesse desenvolvimento espiritual que o Buda falou ele enfatizou dois lados diferentes de uma mesma moeda. Um lado é o da tranquilidade, paz, estabilidade da mente e o outro lado é claridade, penetração, e olhar claramente o que é o quê; e essas duas coisas não podem realmente ser separadas.

Então a meditação budista tem como objectivo encontrar maneiras de largar, abandonar maneiras erróneas de pensar, lidar construtivamente com emoções negativas, até que a mente atinja um ponto de claridade e paz, que tem poder suficiente, luminosidade, clareza, integridade, para olhar bem de perto a maneira como as coisas são. E esse olhar, esse ver como as coisas são, é essencial para a meditação budista, cultivo budista.

Bhavana

Transcrição:

Não há realmente uma palavra para “meditação” no idioma Pali, a palavra que usamos é “Bhavana”, que significa “cultivo”. E eu acho que é um ponto importante porque se nós não entendemos realmente a maneira como a meditação está integrada em um cultivo espiritual geral, que inclui a nossa relação com o mundo material, o nosso relacionamento com as pessoas ao nosso redor, então ela pode falhar em preencher as características que precisamos para ela ser meditação budista.

Então, a meditação budista consiste de técnicas, métodos para desenvolver ou cultivar estados mentais saudáveis e abandonar estados mentais não saudáveis para providenciar a fundação para o desenvolvimento de sabedoria.

O cultivo da sabedoria é o objectivo último, porque o Buda nos ensinou que enquanto que estados mentais pacíficos e sublimes podem suprimir, e com mais sucesso, suprimir por longos períodos estados mentais não saudáveis, é somente a faculdade da sabedoria que pode desenraizá-los.

Agora, antes que esse tipo de fundação de claridade, paz, integridade interior possa ser mantido suficientemente para essa faculdade de sabedoria fazer o seu trabalho, o cultivo da vida no mundo, a relação com o mundo material e social é muito importante. Primeiramente para criar um senso de segurança e harmonia no mundo social, e segundo para que nós não sejamos atormentados por tipos de remorso e culpa por causa das nossas acções e falas.

Isso se torna muito claro quando nós começamos a meditar, porque certos tipos de comportamento e maneiras de falar que nós geralmente podemos não considerar culposos, como apenas a maneira que todos agem e falam, quando você começa a meditar você se torna muito mais sensível às qualidades de acções, e a mente pode ser consideravelmente perturbada por coisas que fizemos ou deixámos de fazer, falámos ou deixámos de falar.

É novamente importante lembrar que se você está tentando meditar e está tendo dificuldades, e provavelmente terá, no começo pelo menos, então os problemas que você está presenciando não são inimigos, não são sinais de que você não tem esperança, mas eles estão te ensinando sobre desequilíbrios específicos de uma falta de entendimento claro da maneira mais inteligente de conduzir a sua vida em sociedade.

Atitude

Transcrição:

Então, eu estava falando sobre a importância de escrúpulos e interesse em cultivar a qualidade das relações no mundo social e material, como uma maneira de criar as fundações para o sucesso na meditação e que frequentemente as dificuldades na meditação não são tanto dificuldades técnicas ou falta de informação, mas falta de aplicação nos estágios preparatórios, particularmente na vida diária.

Sila [ética/moralidade] e o treino de conduta é algo que deve ser tratado habilidosamente e também com entusiasmo e interesse. Não é algo que é imposto de fora, tem que ser visto como um tipo de treino. A habilidade de ver desta maneira depende de pensar um tanto, de investigação e do uso da faculdade da sabedoria num nível inicial.

À medida que você mantém os preceitos e os usa como ferramentas para desenvolver Plena Atenção e limites de conduta, então a sua habilidade de ver as coisas claramente cresce. O Buda disse que é como se você lavasse a sua mão esquerda com a direita e a direita com a esquerda.

Sila limpa a faculdade da Sabedoria; Sabedoria limpa Sila.

Considerando a própria prática da meditação, eu gostaria realmente de ressaltar esse ponto, que muito do que você experiencia na sessão de meditação, sentado na almofada, vai ser fortemente influenciado pelo que você faz no resto do dia, que se você não se está esforçando para estar presente na sua experiência, para estar puro e acordado na sua vida diária, vai ser difícil ter essa presença da mente, claridade e vigilância, que são absolutamente essenciais para a meditação. Porque a paz que surge na meditação budista não é um tipo de estado torpe, florido, sonhador, é a antítese disso, é uma espécie de claridade absoluta.

Não é ‘encarar’ o objecto de meditação, é aprender a ‘estar com’ o objecto de meditação. E se você puder encontrar uma maneira de entender o que está fazendo, estar com o objecto de meditação como a respiração de maneira que você prefira estar com o objecto de meditação do que com pensamentos do passado ou do futuro, fantasias e imaginação, então você está no caminho certo para experienciar alguns dos frutos da meditação.

Não é forçar a sua mente a concentrar-se em algo, mas sim encontrar uma maneira de aproveitar este objecto de meditação de maneira clara, balanceada, luminosa e grandiosa, de maneira que você não é arrastado ou atraído para mais nada.

.: Analogia do copo :.

Por Ajahn Brahm

(Legendas em português podem ser activadas)

.: Todos os budistas meditam? :.

A meditação foi fundamental para o Siddhartha Gautama ter atingido o despertar e ter-se tornado num Buda. Mas o budismo é um caminho gradual e o Buda deu ensinamentos para diferentes tipos de pessoas e com objectivos diferentes. Nem todos os budistas, principalmente os leigos, meditam. Por exemplo a Tailândia é um país em que a maioria das pessoas se considera budista, mas a realidade é que nem todas elas meditam, os leigos se envolvem mais em outro tipo de práticas. A prática meditativa também vai depender da escola que se segue. Num post do conhecido site budista Tricycle, diz o seguinte: “A meditação é muitas vezes identificada como a prática central do budismo. No entanto, a maioria dos budistas ao longo da história não meditaram! A meditação tem sido tradicionalmente considerada uma prática monástica, e mesmo assim, como uma especialidade apenas de certos monges. É somente a partir do século XX que a prática da meditação começou a ser amplamente praticada por leigos.”

Então, o melhor é meditar, a meditação é uma ferramenta muito importante para evoluir no caminho, porém, se você é budista e não medita, não se sinta menos budista por isso, o budismo o pode beneficiar de outras formas, mas o ideal é praticarmos da melhor maneira que podermos e conseguirmos. E se você não é um budista e quer mediar utilizando o método budista, isso também não é um problema.

.: Existem vários tipos de meditação budista? :.

Sim, existem vários tipos de meditação budista, existem várias abordagens, vários métodos e técnicas de meditação, assim como diferentes finalidades. Há escolas que dão ênfase a um dos métodos, outras que utilizam vários métodos. Para ter um ideia das várias formas, pode consultar esta página da Wikipédia em inglês, lembrando que, para o estudo do budismo e para aprender a meditar corretamente é recomendado o apoio de um professor qualificado, esse artigo serve apenas para ter uma ideia das várias formas de meditação.

.: Porque meditar? :.

Por Sagarapriya

Sugestão de leitura:

.: Benefícios da Meditação :.

Os benefícios da meditação dependem da forma como a pessoa pratica e não é nenhuma “pílula mágica” que vai resolver todos os males. No geral qualquer pessoa pode meditar, mas para algumas pessoas com algum tipo de patologia mental ou algum trauma até pode ser contraproducente se não for bem orientada. Nesse tipo de situações a recomendação é que a pessoa procure um profissional da área da saúde mental e siga as suas orientações, pode ser que a prática da meditação seja liberada e seja muito útil como complemento a um processo terapêutico, ou não.

Mas para a maioria das pessoas uma prática sólida pode trazer muitos benefícios. Alguns benefícios têm sido comprovados pela ciência, no entanto, à que dizer que a meditação tem sido usada desde há milhares de anos e os budistas têm reconhecido os seus benefícios sem que seja necessário qualquer “comprovação científica”.

De referir que alguns dos benefícios da meditação são como “efeitos colaterais”, não sendo propriamente esse o objectivo último. O principal objectivo no budismo é atingir o despertar ou iluminação. A meditação é apenas um dos passos dentro do Nobre Caminho Óctuplo e deve ser praticada juntamente com os restantes ensinamentos. Apenas a prática meditativa é insuficiente. Mas claro que quem não é budista, ou até para um budista que só quer um pouco de paz de espírito e não tem como objectivo principal o despertar, também se pode beneficiar muito da pratica meditativa, mas a proposta do Buda era um pouco mais elevada do que buscar apenas algum bem-estar.

Manter uma prática meditativa regular normalmente também exige esforço e uma motivação sólida (pelo menos no início). Os benefícios podem servir como motivação, mas muitos deles não surgem de um dia para o outro, por isso muitas pessoas começam a meditar mas não conseguem manter uma prática regular. A ajuda de uma comunidade e um background budista geralmente solidificam a motivação, e sem que esteja propriamente embasada em benefícios. De qualquer maneira, seguem alguns dos possíveis benefícios mundanos (físicos e mentais).

Alguns dos possíveis Benefícios Físicos:

  • Melhoria da postura
  • Melhoria da respiração
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Redução de dores físicas (dores de cabeça, úlceras, dores musculares, etc)
  • Redução de problemas de insónia
  • Aumento da fertilidade
  • Redução do síndrome do intestino irritável
  • Redução da pressão arterial e do risco de doenças cardíacas
  • Melhoria de doenças crónicas (juntamente com os tratamentos convencionais)
  • Aumento da produção de serotonina
  • Actua como Anti-inflamatório
  • Melhoria geral do organismo

Alguns dos possíveis Benefícios Mentais:

  • Redução do stress e ansiedade
  • Melhoria do equilíbrio emocional
  • Aumento da serenidade, calma, paz de espírito e relaxamento
  • Aumento da disposição, alegria e humor
  • Aumento da equanimidade
  • Aumento do foco e concentração
  • Aumento da criatividade
  • Melhoria da intuição e clareza mental
  • Melhoria da memória

“O principal beneficio da meditação talvez não seja só a redução do stress e essas coisas de que ouvimos falar agora. Um dos principais benefícios da meditação é tornarmo-nos conscientes do fluxo dos pensamentos e das emoções. Porque a partir do momento em que nos tornamos conscientes deles, deixamos de agir cegamente sob a sua pressão, a agir cegamente sob o seu impulso, e passamos a ganhar a liberdade de quando um pensamento ou emoção surgem, decidir se queremos segui-lo, se queremos transformá-lo, ou se queremos simplesmente deixar passar.”*
Tsering Paldron

.: Quanto tempo meditar? :.

10 minutos, 3 vezes por semana, é um bom começo. Depois de ter esse hábito formado aumentar o tempo ou o número de vezes. Mas se conseguir manter 10 minutos, 3 vezes por semana, já é bom. Quando não conseguir fazer as 3 vezes por semana, não se martirize, hábitos levam o seu tempo a ser formados, tenha compaixão por si mesmo(a). Essa é a sugestão da Monja Isshin. Alguns professores consideram que o ideal seria manter pelo menos 20 minutos, 5 vezes por semana. Tipicamente uma sessão de meditação pode ir até 1 hora ou mais. O importante é manter a constância, é mais proveitoso meditar 10 minutos todos os dias ou 3 ou 5 vezes por semana, do que meditar 1 hora de vez em quando. Há que referir mais uma vez que um professor que o(a) possa auxiliar no Caminho é sempre importante.

.: Quando meditar? :.

O inicio do dia, depois de acordar, é apontado como um dos melhores momentos para meditar, pois o corpo está descansado e mais desperto e a mente está mais calma uma vez que ainda não foi agitada pelas ocorrências do dia. Antes de se deitar também é um bom momento para meditar, mas como existe um maior cansaço, pode ser mais difícil não cair no torpor. Se possível opte por uma sessão ao iniciar o dia e outra no final do dia, se não for possível faça apenas uma sessão no momento mais conveniente. Pode meditar em qualquer altura do dia.

Uma sugestão é também fazer micro meditações ao longo do dia, por exemplo respiração consciente durante 1 minuto ou menos em vários momentos do dia. Situações como estar numa fila de espera são boas alturas para se lembrar de voltar ao momento presente. Comer com consciência plena, lavar a loiça com consciência plena, etc, tudo serve para um momento de prática. A meditação é um cultivo mental que deve estar presente no dia a dia.

Deve existir regularidade na prática de meditação. Meditar uma vez por mês ou alguns dias por ano não serve para nada. Regularidade não significa a obrigatoriedade de meditar todos os dias, pode não ser todos os dias, mas para ser útil é importante que exista regularidade, constância.

.: Na meditação budista os olhos ficam abertos ou fechados? :.

Depende das escolas budistas, do tipo de meditação e da recomendação do professor. Não há uma regra universal. Há escolas em que as instruções são para deixar os olhos semiabertos, em outras os olhos fechados, e noutras as duas formas podem ser utilizadas.

Nas escolas Mahayana (que inclui o Zen) e Vajrayana parece que a preferência vai para os olhos semiabertos, enquanto que no Theravada as duas formas podem ser aplicadas. Por exemplo no Zazen a regra é de olhos semiabertos mas em casos excecionais um mestre até pode recomendar fechar os olhos por algum momento; nos cursos de Vipassana de S. N. Goenka as instruções são para fechar os olhos; o Ajahn Mudito e outros mestres da Tradição Theravada das Florestas recomendam os olhos semiabertos ou fechados, é como o praticante se sentir mais inclinado e achar que funciona melhor.

Manter os olhos semiabertos pode ajudar a ficar mais desperto, vigilante e a não fantasiar tanto; quando são mantidos assim eles ficam pousados em direção ao chão. Mas ambas as formas têm vantagens e desvantagens e não há uma que seja a certa e a outra a errada.

.: Como meditar? :.

Loigh Brasimgton indica 4 coisas que podem ser feitas no inicio da prática para facilitar e potencializar a meditação: (1) Sentir gratidão (por exemplo pelo Buda, mestres, sangha, pais, vida, etc.); (2) Reflexão sobre a motivação; (3) Ter determinação (dar o melhor); (4) Sentir Metta – Bondade amorosa (para com o próprio e para com o próximo). Adicionalmente Thich Nhat Hanh indica que podemos ter em mente algo como: “Ao inspirar acalmo o corpo e mente, ao expirar eu sorrio”. Muitos budistas antes de meditarem também fazem algum tipo de prática devocional, como o refúgio nas 3 joias, entre outras, e no final dedicam os méritos. Estas são apenas algumas dicas que podem ou não ser usadas.

Como vimos anteriormente, existem vários tipos de meditação, aqui é descrito de forma genérica a meditação da atenção plena à respiração (anapana sati), que é uma das mais utilizadas.

Instruções básicas

Postura

posturas-meditacao
  • Sente-se adoptando uma das posições mostradas na imagem acima, o mais importante é manter a coluna direita. Se optar pelas posições mais tradicionais, sentando-se num zafu ou almofada com as pernas cruzadas, o coxis fica numa posição mais elevada que os joelhos e os joelhos devem ficar a tocar no chão, isso facilita a que a coluna fique direita e proporciona uma postura estável. Se não tiver uma almofada própria para meditação pode usar uma almofada normal (se for necessário dobrar) ou até uma manta dobrada ou enrolada. E inclusive pode treinar e praticar sem nenhuma almofada.
    • Nota: A meditação também pode ser feita em pé, a caminhar e deitada. Essas 3 posturas juntamente com a sentada foram referidas pelo Buda. A mente meditativa também pode e deve ser levada para todas as tarefas do dia a dia. Neste artigo se destaca a meditação sentada porque é o treino mais eficaz e que ajuda a levar esse tipo de mente para todas as situações.
  • Os olhos ficam semiabertos ou fechados;
  • A boca fica fechada, a língua atrás dos dentes e a tocar no céu da boca;
  • As mãos podem ser pousadas no colo em forma de “mudra cósmico” ou simplesmente uma em cima da outra com as palmas viradas para cima. Se estiver na posição meio-lótus em que o pé direito fica em cima da coxa esquerda, a mão esquerda vai ficar por baixo da mão direita. Entre sessões a posição das pernas e mãos pode ser trocada, assim além de ajudar a evitar a fadiga de um dos lados, ajuda a manter a flexibilidade de ambos os lados. Algumas pessoas também preferem pousar as mãos próximas dos joelhos com as palmas viradas para baixo.
  • Coluna e pescoço devem ficar direitos, alinhados, mas de forma relaxada, sem tenção;
  • Mantenha o corpo imóvel (faça o melhor que conseguir, tenha atenção aos limites do seu corpo para não o ferir). Um corpo imóvel ajuda a estabilizar a mente.

Prática

  • Depois de estar na posição escolhida, relaxe o corpo… a testa, a face, os ombros, as costas, relaxe… de cima a baixo, mas não ao ponto de cair na sonolência;
  • Mantenha uma mente desperta e plenamente atenta;
  • É preciso encontrar um equilibro entre relaxamento e atenção, para não cair nem em torpor nem em excitação mental;
  • Faça 3 respirações profundas;
  • Foque a atenção na respiração (o objeto de meditação para esta prática). Pode focar a atenção num dos seguinte pontos:
    • Na entrada das narinas: o ar a sair e a entrar, as sensações, a temperatura…
    • O ar a entrar pelo nariz, a chegar aos pulmões e a sair
    • A expansão e contração da zona abdominal
    • O corpo inteiro a respirar
  • Mantenha-se plenamente atento ao inspirar e ao expirar. Não controle a respiração, apenas fique atento, esteja ciente, sinta apenas a respiração;
  • Não avalie a respiração, se está curta ou longo, rápida ou lenta… não julgue, esteja apenas ciente da respiração, seja a respiração;
  • Quando surgem pensamentos, quando se distrai, não tem problema, relaxe e volte novamente a atenção para a respiração;
  • Não se identifique com os pensamentos e sensações que surgem, não seja tomado pelas sensações, mantenha-se equânime, plenamente atento, ciente;
  • Não faça da meditação uma luta contra os pensamentos. Perceba e observe quando surgem, enquanto permanecem e quando se dissolvem. Perceba o espaço que existe entre um e outro pensamento;
  • Tente manter a mente na respiração. Se a mente continua a escapar, a se distrair, volte novamente a atenção para a respiração, quantas vezes for necessário, 100 vezes, 500 vezes, 1000 vezes, 10000 vezes, não importa. Volte a atenção para a respiração, mas sem ficar irritado, sem tensão, com tranquilidade, serenidade, relaxado! A mente escapa, não importa, relaxe e volte para a respiração, só isso!
  • Tente manter algum contacto com a respiração, mesmo que não seja uma atenção exclusiva, mesmo que existam outras coisas tentando distrair, tente manter um contacto de forma continua.
  • Não crie expectativas, não pense em atingir algo, mantenha a mente apenas na respiração, de forma serena, tranquila;
  • Continue a fazer isso durante o tempo que escolheu para meditar.

Cada escola e cada professor têm a sua forma de ensinar, por isso podem existir diferentes abordagens e pequenas diferenças na forma como a meditação é apresentada, mas não significa que uma forma é melhor ou pior que a outra.

Outras técnicas ou tipos de meditação podem incluir: simplesmente estar pressente, sem foco concreto; atenção aos sons; atenção às sensações com scan corporal; observação da mente, que incluí a atenção aos pensamentos e emoções; meditação com mantras ou uma palavra; meditação nas qualidades do Buda; visualizações (no Buda por exemplo); meditação analítica; atenção aos 5 elementos do corpo (terra: peso e consistência do corpo; agua: fluidos do corpo, sentir o sangue; ar: sentir a leveza; fogo: sentir a temperatura, o calor); foco numa cor; etc.

Instruções de professores

Por Ajahn Mudito

Guia básico para meditação budista

Meditação Budista

A generosidade e a prática da meditação

Orientações para meditação

(A partir do minuto 7:35)

Recomendações para quem está começando na meditação

Outras palestra de Ajahn Mudito (Youtube): Pequenas mudanças de atitude podem ajudar na meditação, Meditação no começo é sempre ruim, Meditação com o mantra “Buddho”, Sono durante a meditação, Ambiente da meditação.


Por S. N. Goenka

Introdução e Meditação da Respiração Consciente (Anapana)

Meditação da Respiração Consciente (Anapana)


Por Ajahn Brahm

Técnicas para silenciar a mente

(Legendas em português podem ser activadas)


Por Thubten Lhundrup


Sugestão de leitura (link externo):

Meditação da Concentração na Respiração (Anapana Sati)
Meditação da Bondade Amorosa (Metta)
Zazen: o que é e como praticar?
O que não é meditação | 11 equívocos
Os 5 Agregados no processo da Meditação Vipassana
Como a meditação ajuda a envelhecer bem
Correr com a mente de meditação | Sakyong Mipham
[Vídeo-Palestra] Meditação Vipassana e Sensação do Corpo | Eilona Ariel
[Vídeo-Palestras] Retiro: O Nobre Caminho Óctuplo | Sagarapriya
[Áudios-Palestras] Retiro de 10 dias com Ajahn Mudito e Ven. Appamado
[Vídeo] Para começar a meditar | Lama Padma Samten
[Vídeo] Deixamos de pensar quando meditamos? | Sagarapriya
[Vídeo] Compreender Mindfulness | Sagarapriya
[Vídeo] Meditação Budista estudada cientificamente (Natgeo)
[Documentário completo] Tempo de Espera, Tempo de Vipassana
Como fazer um retiro em casa?
[App] Insight Timer
A melhor maneira de aprender a meditar é receber instruções de um professor qualificado, encontre um centro aqui.

Olhar Budista > Recursos > Budismo: comece aqui!


Sobre Ajahn Jayasaro, Ajahn Brahm, Sagarapriya, S. N. Goenka, Ajahn Mudito

Lista de Mestres e Professores

2 comments

    1. Na verdade não. A recomendação varia de escola para escola e mestre para mestre, não há uma regra universal. Há escolas em que é recomendado de olhos semiabertos, outras de olhos fechados ou de uma ou outra forma. Por exemplo no Zazen a regra é de olhos semiabertos mas em casos excecionais um mestre até pode recomendar fechar os olhos por algum momento; nos cursos de Vipassana de S. N. Goenka é recomendado os olhos fechados; o Ajahn Mudito e outros mestres da Tradição Theravada das Florestas recomendam de olhos semiabertos ou fechados, é como o praticante se sentir mais inclinado e achar que funciona melhor. Ambas as formas têm vantagens e desvantagens, não há uma que seja a certa e outra a errada.

Deixe um comentário