Meditação

Meditação: Conselhos para quem lê muito, mas quase não pratica

Yongey Mingyur Rinpoche, um dos mais hábeis professores de meditação, apresenta algumas dicas para quem quer ter uma prática de meditação mais consistente ou para quem está a começar.

Mingyur Rinpoche diz que as pessoas se sentem inspiradas quando participam de uma aula de meditação, pensam “eu quero meditar”, mas depois, quando voltam para casa… se esquecem, da mesma forma como quando queremos ser pontuais e não conseguimos, acreditamos que ser pontual é bom, mas quando chega o momento nos atrasamos.

Porquê? Porque nós temos o hábito de sermos preguiçosos! Então a primeira dica é desenvolver o hábito da meditação.

1. Desenvolver o hábito da meditação

Mingyur Rinpoche diz que para desenvolvermos o hábito da meditação é preciso muito esforço. Se queremos ser mais calmos, termos uma mente mais serena e pacífica, precisamos avançar passo a passo, de um modo muito simples: talvez começar com apenas 3 minutos por dia, e construir esse habito durante uns 20 ou 30 dias. Rinpoche diz para nos comprometermos apenas com o pouco, mas fazê-lo durante todos os 30 dias, quer gostemos ou não. Depois ficará mais fácil porque não estamos apenas na teoria. Caso contrário, apenas ideias não trazem muitos benefícios. Rinpoche dá um exemplo: se estivermos numa montanha com um lago, temos sede, estamos à frente do lago, mas morremos de sede. Porquê? Porque não bebemos a água! Temos de beber a água, temos de desenvolver a experiências.

Gostaria de referir que pela minha experiência pessoalmente, os 30 dias para construir um hábito pode não chegar. Pode chegar para alguns hábitos, para algumas pessoas, mas não para todos os hábitos nem para todas as pessoas. 30 dias pode ser um começo, mas para o hábito ficar enraizado talvez seja preciso mais, pelo menos para meditações mais longas.

Durante muitos anos a minha prática meditativa foi muito inconsistente. Por vezes fazia 30 dias seguidos, às vezes talvez 60 dias ou mais, mas depois ficava mais umas semanas ou meses sem meditar, depois mais uns dias seguidos a meditar, e mais outros tantos sem meditar. Foi assim durante muito tempo, sem consistência.

O meu hábito ficou enraizado quando me comprometi a meditar – exceptuando alguma impossibilidade real – todos os dias durante 1 ano. Todos os dias durante 1 ano entre 20 a 40 minutos, no mínimo 5 minutos mas com uma média de 30 minutos. Foi assim que consegui desenvolver o hábito. Talvez não fosse preciso um ano, talvez 6 messes chegassem, mas o comprometimento foi com 1 ano, sendo que atualmente faltam 6 dias para completar 1000 dias seguidos. Meditar começou a tornar-se um habito como todos os dias lavar os dentes, existe um impulso que já não é fácil evitar.

Então, cada caso é um caso, e cada pessoas tem a sua circunstância, para umas pessoas funciona melhor de uma maneira, e para outras de outra maneira.

Uma app como a Insight Timer pode ser útil para controlar as sessões de meditação e deixar o smartphone com as notificações desligadas. Ter uma boa motivação também é importante, sem uma boa motivação vai ser complicado manter o esforço de desenvolver este habito.

2. Encontrar uma comunidade

A segunda dica que Mingyur Rinpoche nos dá, é encontrarmos uma comunidade. É importante uma comunidade que nos ajude a ter a motivação e a conseguirmos praticar.

Fazer apenas uma aula ou assistir vídeos no Youtube nos beneficia muito, mas o segundo passo é praticar.

3. Fazer meditação informal

E a última dica é para fazermos meditação informal, isto é, meditarmos sem ser apenas nas sessões de meditação formal em que nos sentamos numa almofada, ou em alguns casos numa cadeira.

Podemos meditar em todos os lugares a qualquer momentos. Enquanto caminhamos, no escritório, numa reunião, almoçando ou jantando, etc.

A pratica da meditação deve e pode ser levada para o dia a dia.

Estas dicas foram dadas numa entrevista para “O Lugar”, durante uma série de ensinamentos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Confira no vídeo publicado no Youtube pelo O Lugar.

Veja também:

2 comments

  1. Esse post foi escrito pra mim…. não é possível……Muito bom.
    Gratidão !!

Deixe um comentário