Meditação

Como fazer um retiro em casa?

Um retiro pessoal feito em casa ou em algum alojamento, é mais uma oportunidade para aprofundar a prática. Como é uma prática mais intensa que a prática diária, tende a ser muito benéfica. Seguem algumas dicas para um retiro em casa proveitoso:

  1. Tenha já alguma experiência com meditação: se vai fazer um retiro pessoal, convém que saiba o que está a fazer, o ideal é já ter feito algum retiro para que conheça as dinâmicas do mesmo, ou, no mínimo, que tenha recebido ensinamentos sobre meditação. Se for um praticante regular, melhor ainda. Se pratica numa Sangha, peça conselhos ao seu professor ou professora.
  2. O local: se possível faça na propria casa, caso contrário e conforme as possibilidade, pode alugar uma casa ou ir para algum hotel, pode até ser próximo de onde vive. Locais no meio da natureza ou que tenham alguma natureza como um jardim ou quintal, normalmente são mais inspiradores para a prática em retiro, mas qualquer local, como um apartamento no meio da cidade serve. Se vai fazer um retiro pessoal fora da sua casa, se tiver pode também levar uma estátua de Buda para tornar o local mais motivador para a prática.
  3. Não se preocupe com os barulhos exteriores, os sons da cidade, o transito a passar ou o barulho de pessoas na rua não devem ser um problema. Pode ser mais complicado com barulho de música ou barulhos que causam susto. Locais onde existe muito esse tipo de barulhos é de evitar.
  4. Comida: faça comida simples, que não dê demasiado trabalho nem seja muito pesada. Se não é vegetariano ou vegan tente optar por esse regime durante o retiro. Também pode encomendar comida, hoje em dia com as apps quase que basta carregar num botão para ter comida à porta de casa. Também poderá ter a comida já preparada antecipadamente, pode ser uma hipótese no caso do retiro ser de poucos dias.
  5. Para controlar as sessões de meditação, pode usar alguma app que sirva de timer, como a Insight Timer.
  6. Desligue-se: coloque em off tudo o que são notificações do smartphone, use o smartphone exclusivamente para controlar as sessões de meditação. Nada de andar pelo Facebook, Instagram ou utilizar qualquer outro tipo de app. Defina o smartphone para aceitar chamadas apenas de contactos de urgência.
  7. Mantenha o Nobre Silêncio durante o retiro, exceto para alguma situação mesmo necessária como encomendar comida.
  8. Dedique um dia inteiro ou mais do que um para o retiro, de 1 a 10 dias já é ótimo, se não for possível tire apenas metade de um dia.
  9. Muitos retiros começam com Puja, que inclui a homenagem às 3 Joias, refugio nas 3 Joias e aceitação de Preceitos. Você pode implementar a Puja apenas no inicio do retiro ou até fazer diariamente. Você também pode iniciar o retiro algumas horas antes de se deitar, fazer a Puja, alguma sessão de meditação e depois no dia seguinte começa com o “trabalho duro”. Por exemplo em muitos retiros na Sangha, o retiro é iniciado a meio do dia para receber as pessoas, dar orientações, Puja e meditação inicial.
  10. Para criar um ambiente propício para o retiro, pouco depois da se iniciar a primeira sessão de meditação do dia você pode ouvir alguns cânticos de suttas ou mantras, mesmo durante a meditação e não muito mais que meia hora ou 40 minutos. Também pode ouvir durante as refeições, mas eu pessoalmente prefiro silêncio nesse momento. Tenha os cânticos que pretende ouvir ou até recitar já preparados. Sugestões:
    1. Cânticos de monges em Páli
    2. Cânticos de S.N. Goenka em Páli
    3. Hannya Shingyo Soto zen
  11. Queime um pouco de incenso para tornar o ambiente inspirador.
  12. Num retiro normalmente há sempre palestras com ensinamentos. Há retiros que também são temáticos e as palestras são mais relacionadas com um único tema. Se o seu retiro pessoal é de vários dias, pode ouvir alguma palestra durante a manha e/ou ao finalizar o dia. Oiça palestras sobre um tema que tenha interesse e que seja importante para a sua prática. Em alternativa também poderá ler ensinamentos de algum livro ou artigo. Tenha o conteúdo que pretende ouvir ou ler já preparado, durante o retiro não é o momento para andar a fazer pesquisas. Se o seu retiro é apenas de um dia ou menos, e se você costuma ouvir e ler ensinamentos com frequência, talvez os possa dispensar e focar-se apenas na prática meditativa.
  13. Se achar útil pode incluir exercícios de alongamento ou Yoga.
  14. Deixe a casa preparada e organizada para o retiro e tenha em atenção as suas necessidade. Verifique se tem tudo o que precisa, incluindo coisas que podem passar despercebidas como detergente para lavar a loiça.
  15. Se assim entender, também pode convidar algumas pessoas para fazer o retiro consigo.
  16. Num retiro pessoal vai ter de ter diligência e disciplina para cumprir com o que se propôs. Se a preguiça se instalar, não pense, apenas continue praticando e faça o que tem que fazer.
  17. Finalize o retiro com meditação de Metta e dedicação de méritos.

Estas são apenas algumas dicas e não são regras absolutas. Falta agora planear e organizar o retiro. A forma como o vai organizar vai depender do tempo que tem disponível, da tradição que segue, da sua experiência, entre outros fatores. De seguida seguem os horários de alguns retiros da tradição Theravada e Zen, servem como pontos de referência, você pode adaptá-los à sua realidade. No exemplo 1 e 2 existem alguns períodos de meditação que chegam a duas e a três horas, mas você pode mudar de posição, intercalar com meditação em andamento e até ter pequenos períodos de descanso, ou se preferir, conforme a sua experiência defina os períodos exatos para meditação sentada e em andamento.

[EXEMPLO DE HORÁRIO 1 | Tradição Theravada da Floresta]
05:00 – Despertar
05:30 – Meditação
07:15 – Pequeno Almoço
08:30 – 11:00 – Meditação e palestra
11:00 – Almoço
14:00 – 17:00 – Meditação
17:00 – Chá
19:30 – Puja Vespertino, meditação e palestra
21:30 – Hora de Recolhimento

[EXEMPLO DE HORÁRIO 2 | Auto-curso S. N. Goenka Vipassana]
4h00 – Acordar
4h30–6h30 – Meditação Individual
6h30–8h00 – Pausa do pequeno-almoço
8h00–9h00 – Meditação de uma hora (group sitting)
9h00–11h00 – Meditação Individual
11h00–12h00 – Pausa do almoço
12h00–13h00 – Descanso
13h00–14h30 – Meditação Individual
14h30–15h30 – Meditação de uma hora (group sitting)
15h30–17h00 – Meditação Individual
17h00–18h00 – Pausa para chá ou lanche leve (p. exp. algumas frutas)
18h00–19h00 – Meditação de uma hora (group sitting)
19h00–20h15 – Discurso da noite
20h15–21h00 – Meditação Individual
21h00 – Descanso

[EXEMPLO DE HORÁRIO 3 | Zen Seshin]
04:00 – Shinrei (Alvorada)
04:20 – Zazen 40′ (meditação formal sentada)
05:00 – Kinhin 10′ (meditação em andamento)
05:10 – Zazen 40′ (meditação formal sentada)
05:50 – Choka (cerimônia matinal de recitação de Sutras)
06:30 – Refeição da manhã (pequeno-almoço formal)
07:45 – Samu (trabalho comunitário)
08:30 – Zazen 40′
09:20 – Palestra do Dharma
10:30 – Zazen 40′
11:10 – Kinhin 10′
11:20 – Zazen 40′
12:00 – Refeição do meio-dia (almoço formal)
13:00 – Descanso, permitido banho rápido (deitados nos quartos em silêncio)
15:00 – Zazen 40′
15:50 – Palestra do Dharma
17:00 – Zazen 40′
17:40 – Kinhin 10′
17:50 – Zazen 40′
18:30 – Refeição leve da noite (informal)
20:00 – Zazen 40′
20:40 – Kinhin 10′
20:50 – Zazen 40′
21:30 – Chá e Exercícios de alongamento
22:00 – Apagar as luzes e dormir

Os seguintes posts também podem ser úteis para o planeamento do seu retiro pessoal:

E se tem disponibilidade para fazer um retiro online junto com alguma Sangha, essa também pode ser uma hipótese. Durante a pandemia várias Sanghas organizaram retiros online. Ajahn Mudito afirmou que se for feito com inteligência até pode ser mais benéfico que um retiro presencial, pois não existe toda a confusão de um centro de retiro com pessoas juntas e nem é preciso despender tempo e dinheiro com deslocações.

Retiro em casa ou centro de meditação, ambos têm vantagens e desvantagens e se complementam bem entre si.

Os retiros Soto Zen geralmente têm uma estruturação de horário mais rígida e sempre em grupo, ou seja há o momento para meditação sentada e a andar e a pessoa deve seguir essa estrutura concreta. No Theravada geralmente existe uma maior flexibilidade, conciliando pratica em grupo e individual, com por exemplo um longo tempo para a pratica meditativa, mas em que a pessoa a pode observar conforme achar melhor ou conforme a instrução do professor, usando esse tempo intercalando a meditação sentada com em andamento, ou com pequenos momentos de descanso, ou integralmente a meditar, etc. São abordagens distintas, mas não significa que uma seja melhor que a outra. Diferentes escolas e centros podem seguir métodos diversos.

Deixe um comentário