Sobre

O Olhar Budista é uma plataforma digital comprometida com a divulgação de ensinamentos, cultura e perspetivas budistas.

Conheça aqui em mais detalhe os princípios deste projeto e de como surgiu.

MISSÃO

Inspirar e ajudar as pessoas a desenvolverem o seu olhar budista. Beneficiar a vida das pessoas e da sociedade. Mostrar e divulgar o budismo nas suas diversas vertentes e apoiar o seu desenvolvimento.

Visão
Ser um portal budista amplo e tornar o mundo mais desperto.

Valores
Credibilidade da informação budista divulgada e norteamento pela linguagem correta. Valorização de todas as escolas budistas autênticas, sendo imparcial e sem as discriminar, dando espaço a todas elas e não reconhecendo nenhuma como superior ou inferior. Reconhecimento de toda a diversidade budista. Orientação pelos pilares da sabedoria e compaixão. Preferência pelo uso no site de tecnologia open source.

Para que este propósito seja concretizado o site
foca-se nas seguintes áreas:

Produção e Divulgação

Produzir conteúdo budista baseado em informação confiável. Divulgar os ensinamentos e o trabalho de mestres qualificados. Facilitar o acesso a mestres. Contribuir para que a sabedoria atemporal budista fique acessível a todos. Despertar o interesse pelo Dharma.

Diversidade e Independência

Cobrir de forma imparcial os diversos ramos do budismo e mostrar a sua diversidade.

PT e BR

Dar ênfase ao budismo em Portugal, Brasil e outros países de língua portuguesa, contribuindo para o florescimento do budismo nesses mesmos países.

Cultura

Um olhar pelo mundo budista. Mostrar uma visão geral do budismo, a sua cultura e influência no mundo.

Vida e Mundo

Mostrar perspetivas budistas sobre a vida e sobre diversos assuntos do mundo contemporâneo.

Harmonia

Fomentar a harmonia entre as comunidades e escolas budistas.

Compaixão

Contribuir para um mundo mais pacifico, compassivo e feliz. Beneficiar o maior número de pessoas através da sabedoria budista.

Não-descriminação

Contribuir para a diminuição de todas as formas de discriminação.

Interdependência

Contribuir para uma maior consciência ecológica e senso de interdependência.

Vivência e Quotidiano

Partilha de experiências pessoais e vivência budista. Mostrar o budismo na prática diária.

Repositório

Servir de curadoria e ser um repositório de recursos e informação.

Para Todos

Budistas, simpatizantes e não-budistas. Iniciantes a avançados.

Se compartilha desta visão, considere apoiar

Manter este projeto tem custos associados e exige tempo. Para que o site possa continuar a ser mantido e atualizado com frequência, o seu apoio é importante! Se acha que este projeto o beneficia e beneficia outros, se acha que é útil e importante e se compartilha desta visão, considere apoiá-lo. Ajude na divulgação do budismo fazendo um donativo.

Dana é uma palavra Páli e significa generosidade, é uma das 10 qualidades nobres referidas no budismo. Ao longo dos tempos os ensinamentos do Buda foram preservados e transmitidos devido à Dana, à generosidade das pessoas. É através do apoio, do suporte, do patrocínio, da patronagem, das doações, que as atividades ligadas ao Dharma (ensinamentos de Buda) podem continuar e prosperar. A sua doação será muito apreciada.

O Fundador e a história deste projeto

Olá! Chamo-me Ricardo Sousa e sou o responsável pelo Olhar Budista. Desde bastante novo, talvez por culpa de alguns filmes de artes marciais, que sempre senti uma certa atração por alguns aspetos da cultura oriental e mais concretamente pelo budismo. Foi ainda durante a minha adolescência que li o primeiro livro sobre budismo, no entanto, nessa época o foco ainda não estava aí. Foi uns poucos anos depois, no final de 2005, que o meu percurso no budismo começou de forma mais séria. Não foi devido a algum acontecimento extraordinário. Fui convidado para jantar no restaurante “Os Tibetanos”, o nome despertou-me a atenção e fui pesquisar. A partir daí comecei a pesquisar mais sobre o budismo e as diversas tradições. Deparei-me com alguns documentários e informações que me despertaram um interesse profundo, e a partir dai nunca mais parei. Este foi o primeiro documentário que vi. Depois desse período fiz uns cursos online, retiros e estive na Índia.

  • Olhar Budista | Budismo, Meditação, Vida e Cultura
  • Olhar Budista | Budismo, Meditação, Vida e Cultura

A ideia de fazer um site com conteúdo budista começou em 2007, uns 2 anos depois de começar a estudar e praticar o budismo. Entretanto, por diversos motivos, como falta de tempo, não ter uma ideia sólida e achar que naquele momento não poderia elaborar algo com alguma qualidade, o site não avançou e ficou parado com 4 posts.

Nessa época existiam muitos poucos blogues ou sites de qualidade em português. O melhor site era o Dharmanet, um portal de referência que cessou as suas actividades anos mais tarde. O encerramento desse site coincidiu com o aparecimento de outros sites e blogues de boa qualidade. Por isso, passado novamente mais uns anos, ainda ponderei se valeria a pena um novo site budista. Mas sendo eu um aficionado por tecnologia a ideia de um site sempre esteve em mente, além disso, tinha ideias mais sólidas sobre o que pretendia, tinha um conceito para o site um pouco diferente em relação ao que já existia, e também tinha um pouco mais de disponibilidade.

Tendo também acumulando ao longo destes anos bastante informação e um pouco mais de experiência, achei que estava na altura de reiniciar este projecto, partilhar o que tenho e de alguma forma acrescentar valor e contribuir para a divulgação do Dhamma. Assim sendo, em Março de 2016 renasce este site. O que é pretendido com este projeto está descrito na missão, visão e valores.

Uma parte significativa deste site disponibiliza textos, trechos, vídeos, áudios, etc., de ou baseados em fontes credíveis. Todo o conteúdo partilhado neste site que não é original tem os respetivos créditos e indicação da fonte de origem. Toda a informação partilhada é feita de modo a não ferir direitos de autor, se tem alguma reclamação a fazer, por favor, entre em contacto.

Existem diversas imagens sem os respectivos créditos porque são de domínio público e livres de direitos de autor; outras estão com os créditos; outras são apenas incorporadas usando os mecanismos normais de partilha e ao se clicar vai-se para o perfil do autor; e algumas são de minha autoria. Para fazer edição uso na grande maioria das vezes Software Livre e Open Source.

Obviamente que o site também tem o meu viés. Existem muitos mais Mestres, Livros e outros Recursos de qualidade que não estão listados. Mas, e conforme o tempo disponível, é partilhado o que tomei conhecimento, acompanho, leio, vejo, oiço ou tenho mais afinidade.

Não sou um Mestre, apenas um simples estudante e praticante budista. Tento disponibilizar apenas conteúdo vindo de escolas e fontes credíveis e justificar posts com referências de qualidade. Mas eventualmente, Mestres qualificados podem não aprovar todo o conteúdo que é publicado. Este projeto não está ligado a qualquer Mestre ou escola budista.

Aos leitores deste site que têm um interesse genuinamente no budismo, é sugerido que procurem Centros Budistas, este site não pretende ser um substituto de Mestres qualificados, mas sim proporcionar ao leitor uma visão geral do budismo, despertar o interesse pelo Dharma e facilitar o acesso a Mestres Budistas.

Se deseja entrar em Contacto clique aqui.
Sugestões, observações e comentários são bem-vindos.

Obrigado pela visita e boa navegação!

O Olhar Budista também está presente nas seguintes plataformas:

E também pode seguir o site através de Subscrição por E-mail.

Disclaimer (sobre os anúncios): Este projeto tem custos associados. Para tentar cobrir esses custos e manter o projeto ativo são apresentados alguns anúncios. O Olhar Budista não tem um controlo total dos anúncios apresentados. A apresentação de certos anúncios não significa necessariamente que o Olhar Budista esteja a defender esse produto, serviço ou ideia e, por vezes alguns anúncios até podem representar uma ideia oposta à que o Olhar Budista defende ou se rege.

1 comment

  1. A Humanidade está carente de ouvir os ensinamentos do BUDA. Qualquer ação que facilite e estimule o acesso aos ensinamentos do BUDA será benvinda..

Deixe um comentário