Mente e Psicologia

O stress pode ser reduzido e o risco de depressão diminuído ao seguir os preceitos budistas

Segundo um novo estudo os preceitos budistas podem reduzir o stress e evitar sintomas depressivos.

O estudo sugere que pessoas com o traço de personalidade neuroticismo – caracterizado por uma gama de emoções negativas, incluindo raiva, ansiedade e irritabilidade – podem estar em maior risco de sintomas depressivos, especialmente se vivem momentos de stress. “Um sintoma depressivo clinicamente significativo é geralmente atribuído a uma interação do traço de neuroticismo com um stressor na vida cotidiana”, dizem os pesquisadores. Porém, essas ligações podem ser atenuadas para pessoas que observam os cinco preceitos do budismo

Os cinco preceitos, que são um código ético projetado para ajudar os seguidores budistas a evitarem situações que promovam sofrimento e que servem como fundação do caminho em direção ao Despertar, podem promover a calma interior, autoeficácia, resiliência e a equanimidade, e segundo os pesquisadores, podem levar a mais benefícios gerais para a saúde mental. As pessoas que observam os cinco preceitos do budismo podem ser mais resistentes ao stress e menos propensas a sofrer de depressão, uma vez que essas qualidades desenvolvidas podem proteger contra a angústia mental. Os pesquisadores, portanto, procuraram determinar como a adesão a esses cinco comportamentos morais influencia a relação entre neuroticismo, stress e depressão.

O acúmulo de evidências sugere que “fazer a coisa certa” fortalece o autocontrolo e torna menos provável que uma pessoa com disciplina moral seja devastada pela culpa, fique triste por arrependimentos ou desanimada pelo remorso. A combinação da força mental e autocontrolo que acompanha o esforço para praticar a “fala correta” e a “ação correta” na vida cotidiana, está associada a menos neuroticismo e a níveis mais baixos de stress, o que pode proteger contra a depressão.

Ética e moralidade criam um benefício coletivo e individual. Quando um grande número de pessoas vive segundo um código ético, isso torna o mundo mais seguro, gentil e justo. Ações éticas além de beneficiarem a sociedade beneficiam o próprio individuo. Seguir um código ético reduz as chances da pessoa se sentir mal com ela própria e tem o potencial de aumentar o seu bem-estar.

O estudo

O estudo é da autoria de Wongpakaran N (líder do estudo), Pooriwarangkakul P, Suwannachot N, Mirnics Z, Kövi Z e Wongpakaran T. Foi realizado na Tailândia do final de 2019 a setembro de 2022, revisado por pares e publicado a 30 de novembro de 2022 na revista científica PLOS ONE. O estudo envolveu 644 pessoas e, após a análise dos dados foi constatado que aqueles que mantêm altos padrões éticos com a observação dos cinco preceitos do budismo experimentam muito menos stress, têm níveis mais baixos de neuroticismo e menos sintomas depressivos. Os resultados indicaram que observar os cinco preceitos não influenciou diretamente a ligação entre neuroticismo e depressão, porém os pesquisadores compartilharam que isso reduziu significativamente o risco e probabilidade de desenvolver sintomas depressivos causados ​​pelo stress percebido. Entre os participantes com baixo nível de adesão aos preceitos do budismo, cada ponto na escala de stress foi associado a um aumento de 0,273 pontos na escala de depressão, enquanto que aqueles com alto grau de adesão tiveram um aumento na escala de depressão de apenas 0,157 para cada ponto na escala de stress.

O objetivo do estudo foi identificar se a observação dos cinco preceitos do budismo estava associado a níveis mais altos ou mais baixos de comportamentos neuróticos, stress e sintomas depressivos.

Os pesquisadores constataram que o resultado está de acordo com o crescente corpo de pesquisas que apontam para a aceitação científica da atenção plena e da meditação como ferramentas significativas para o bem-estar psicológico, mesmo fora de seu contexto cultural e espiritual original.

“Observar os cinco preceitos deve ser encorajado, assim como a prática da meditação da atenção plena. No budismo, é sugerido que seja praticado simultaneamente”, afirmam os pesquisadores. “Embora os cinco preceitos façam parte da ideologia budista, os não-budistas podem aderir a essa observância, pois esse comportamento de autocontrole parece fazer com que os indivíduos que aderem a eles sejam considerados pessoas ‘não-danosas’ para a sociedade. Seria interessante estudar essa questão numa cultura não-budista.”

Embora o estudo sugira benefícios potenciais dos cinco preceitos no contexto da depressão, mais pesquisas seriam necessárias para provar uma relação causal. “Assim como a resiliência ou a equanimidade, observar os cinco preceitos é um atributo positivo que pode ser aprendido ou adquirido, enquanto o neuroticismo é uma característica com maior probabilidade de ser difícil de mudar”, explicaram os pesquisadores no seu estudo. “Cultivar a observância dos cinco preceitos pode mudar a associação entre neuroticismo, stress percebido e sintomas depressivos.”

Quais são os 5 preceitos?

  1. Não matar nenhuma criatura viva
  2. Não roubar ou “tomar o que não é dado”
  3. Não contar mentiras e abster-se de conversas baixas e intriguistas
  4. Não usar intoxicantes que obscurecem o pensamento claro
  5. Abster-se de má conduta ou abuso sexual

A observância dos preceitos (sīla), explicam os pesquisadores, serve como fundamento preliminar para refinar o desenvolvimento de diversas virtudes na vida diária, chamadas no budismo de 10 paramitas, e que inclui a generosidade, ética, capacidade de renúncia, sabedoria, energia, resiliência, veracidade, determinação, bondade amorosa, e equanimidade.

Os cinco Preceitos não estão apenas embutidos nas 10 Paramitas, eles também estão inerentemente conectados ao Nobre Caminho Óctuplo, que é o caminho budista para o Despertar, e que inclui: o entendimento correto, aspiração correta, linguagem correta, ação correta, meio de vida correto, esforço correto, atenção plena correta, e concentração correta.

De acordo com Wongpakaran et al., “A virtude moral requer que uma pessoa tenha visão correta, esforço correto ou atenção plena correta para a observância bem-sucedida. Isso implica que uma pessoa que está praticando a observação dos cinco preceitos pode ter níveis elevados da sua força mental positiva durante tais períodos”.

Mesmo que uma pessoa não seja budista e não esteja interessada na doutrina ensinada pelo Buda, as virtudes morais do budismo, conhecidas como Paramitas e os cinco Preceitos, podem servir como uma lista de verificação secular para “fazer a coisa certa”.

Referências: Psychologytoday, Sciencedaily.

Veja também:

1 comment

  1. Eu nunca me senti tão segura e consciente no meu caminho espiritual quanto agora, que observo os cinco preceitos e os procuro aplicar na minha vida.

Deixe um comentário