Yoga é um grupo de filosofias e práticas físicas, mentais e espirituais que se originou na Índia. Existe uma ampla variedade de escolas, práticas e objectivos diferentes no Hinduísmo, Budismo e Jainismo. No ocidente o sistema mais conhecida é o Hatha Yoga, que teve a sua origem no Hinduísmo. Neste post é apresentado o Yantra Yoga, que teve a sua origem no Budismo da Índia e se desenvolveu no Tibete.
Yantra Yoga é um dos sistemas de yoga mais antigos no mundo. Chegou até nós através do Tibete, uma terra que detém um vasto património e conhecimento budista. É baseado no antigo texto Nyida Khajor, conhecido como “A União do Sol e da Lua.” O texto foi escrito no Século VIII por Vairotsana, um importante mestre budista e tradutor no seu tempo.
Yantra Yoga consiste numa série única de posições e movimentos, que combinados com a respiração consciente, podem ajudar a coordenar e harmonizar a energia pessoal para que a mente possa relaxar e encontrar o seu equilíbrio autêntico.
Muitas posições utilizadas no Yantra Yoga são semelhantes aos de Hatha Yoga, mas a maneira de assumir e aplicá-las difere significativamente. Yantra Yoga utiliza uma sequência que consiste em sete fases do movimento ligados com sete fases da respiração.
O sistema de Yantra Yoga contém uma vasta gama de movimentos que podem ser aplicados por todos. É um excelente método para alcançar uma boa saúde, relaxamento e equilíbrio através da coordenação da respiração e movimento.
Este fundamental e rico método está conectado com a profunda essência dos Ensinamentos Dzogchen, embora um praticante de Yantra Yoga não precise necessariamente de seguir um caminho espiritual. Portanto, qualquer pessoa pode praticá-lo sem qualquer limitação.
Este ensinamento tem sido passado de professor para aluno numa linhagem ininterrupta desde aquela época. O detentor da linhagem actual, Chögyal Namkhai Norbu, desde 1970 que transmite o Yantra Yoga no Ocidente.
Além deste tipo de yoga da tradição tibetana, ainda existem outros.
Esta quinta-feira (01/12/2016) O Yoga da Índia foi declarado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O impulsionador do pedido de classificação do Yoga como Património Imaterial da Humanidade foi o português Jorge Veiga e Castro (presidente da Confederação Europeia do Yoga).
Referências (links externos):
- YantraYoga.net – the Tibetan Yoga of Movement
- International Dzogchen Community
- Tsegyalgar – The International Dzogchen Community in North America
- Wikipédia-eng: Trul khor (Yantra Yoga)
- Wikipédia-eng: Yoga
- Livro: Yantra Yoga: The Tibetan Yoga of Movement – Chogyal Namkhai Norbu (pdf/epub)
Veja também:
- Yantra Yoga, o yoga com raízes no budismo
- Os chakras no budismo tibetano
- A dança no budismo tibetano
- [Vídeo-Retiro] Yoga dos Sonhos (várias horas de ensinamentos + documentário + artigo)
- [Documentário completo] Yogis of Tibet / Yogues do Tibete
- [Documentário] My Reincarnation
Sobre Chogyal Namkhai Norbu | Lista de Mestres e Professores
Discover more from Olhar Budista
Subscribe to get the latest posts sent to your email.