Budismo Geral Vídeos

4 Festivais Budistas + Dia Especial

São vários os festivais e dias especiais no budismo celebrados nos diversos países. Conheça aqui alguns deles.

1. Vesak – Dia de Buddha

É comemorado o Nascimento, Iluminação e Parinibbana (morte) de Buddha.

Celebrado na Lua cheia do mês de Vaisakha (Calendário Budista Lunisolar), no Calendário Gregoriano geralmente corresponde a Maio. Vesak é internacionalmente reconhecido pelas Nações Unidas e celebrado por todas as tradições budistas. É uma das celebrações mais importantes e feriado em vários países budistas, principalmente no Sudeste Asiático.

Saiba mais nos posts:

2. Yi Peng – Festival das Lanternas do Céu | Tailândia

É um dos mais belíssimos eventos na Tailândia. Serve para homenagear o Buddha, reunir familiares e amigos e trazer boa sorte. O Yi Peng é um festival de luzes comemorado principalmente no norte da Tailândia, coincide com o Loy Krathong, que é comemorado durante a lua cheia de novembro.

As pessoas reúnem-se nas proximidades de lagos, rios e canais para lançar lanternas de papel ao céu e soltar nas águas os flutuantes “krathongs” junto com aqueles que amam. Os “krathongs” são balsas circulares feitas de troncos de bananeira, decoradas com flores, velas e incensos. Essas ofertas criam um maravilhoso show de luzes no céu e nas águas.

Saiba mais:

3. Obon – Festival dos Mortos | Japão

O Festival Obon tem como finalidade homenagear os ancestrais. Acredita-se que durante o festival os espíritos dos antepassados retornam a este mundo. Com a duração de 3 dias, é um dos maiores festivais do Japão. Os eventos mais importantes são o Bon Odori e Jizo Bon.

Bon Odori

Jizo Bon | Ritual das Lanternas Flutuantes

Saiba mais:

4. Ano Novo

Em países Theravada como a Tailândia, Burma, Sri Lanka, Camboja e Laos, o Ano Novo é celebrado durante 3 dias a partir do primeiro dia da lua cheia de Abril. Em países Mahayana o ano novo começa no primeiro dia da lua cheia de Janeiro. No entanto, o Ano Novo budista depende do país de origem ou da origem étnica das pessoas. Por exemplo, chineses, coreanos e vietnamitas celebram no final de Janeiro ou início de Fevereiro segundo o calendário lunar, enquanto que os tibetanos costumam celebrar cerca de um mês depois. (via Buddhanet) Uma das maiores festividades no budismo tibetano é a celebração do ano novo, chamada de Losar.

___

Uposatha – Dia da Observância

Uposatha são dias de observância budista. Foi iniciado no tempo de Buddha e mantido até aos dias actuais.

Foi declarado pelo Buddha como um dia para “purificar a mente”. Neste dia monges e leigos reforçam sua prática do Dhamma, seu comprometimento com o Budha Sasana e a relação reciproca entre os monges e leigos.

Não se trata tanto de um festival, mas sim de um dia especial para os budistas.

Saiba mais:

___

Referências (eng):

Veja também:

Olhar Budista > Recursos > Budismo: comece aqui!

Deixe um comentário