Filmes e Séries

12 Filmes sobre budismo

Neste post são sugeridos 12 filmes sobre budismo. Alguns dos filmes aqui apresentados estão integrais, outros apenas o trailer é apresentado.

Três Marcas da Existência

Sinopse: M., um jovem que gostaria de ter uma vida melhor, decide fazer uma peregrinação pela Índia (e Nepal), visitando os quatro principais locais sagrados do budismo: Lumbini, onde Buda nasceu; Sarnath, onde deu o primeiro ensinamento; Bodhgaya, onde Siddhartha Gautama atingiu o Despertar ou Iluminação e se tornou num Buda; e Kushinagar, onde faleceu e entrou em parinirvana. Na sua jornada, M. conhece pessoas que moldam a sua compreensão do budismo de várias maneiras inesperadas. Para atingir o que deseja, M. terá que fazer uma última jornada para enfrentar a origem da sua insatisfação.

No link para o post sobre o filme terá acesso ao filme completo, bem como outras informações, incluindo uma nota do realizador (diretor).

Asoka

Sinopse: Asoka é um filme indiano de drama histórico e épico. É uma versão em grande parte ficcional da vida do imperador indiano Asoka, da dinastia dos Máurias, que governou a maior parte do sul da Ásia de 273 a.C. à 232 a.C

Asoka travou violentas guerras para conquistar territórios. Perturbado por toda essa carnificina, converte-se à paz, ao budismo, e se torna um dos maiores propagadores do Dharma.

Confira também o post: A história de Ashoka contada na série “Cosmos: Possible Worlds”.

Zen – A vida de Dogen Zenji

Sinopse: Baseado na vida do mestre Dogen Zenji (19 de Janeiro de 1200 – 22 de Setembro de 1253), um professor japonês de Zen Budista, fundador da escola Zen Soto e importante filósofo.

Abrir mão de tudo, rendendo-se ao fluxo da natureza e somente sentando-se em meditação. Isto é a essência do Budismo Zen de Dogen. No 13º século, Dogen, um jovem monge japonês viajou à China, determinado a encontrar seu verdadeiro mestre. Lá ele encontrou um monge que lhe ensinou que a meditação Zen é o verdadeiro e único caminho à iluminação. Voltando esclarecido, ao Japão, Dogen arriscou a sua vida para divulgar o Budismo Zen, inspirando milhões de budistas que praticam ao redor do mundo até hoje.

No link para o post sobre o filme terá acesso ao filme completo.

Da Tang Xuan Zang

Sinopse: Durante a era da Dinastia Tang de “Zhen Guan” (nome da era durante o governo do imperador Taizong), o jovem monge Xuan Zang, na sua busca por conhecimento budista, embarcou numa viagem à Índia, cheia de riscos e perigos. Ele encontra desastres naturais e vê os sofrimentos das pessoas comuns. Soldados atravessam o seu caminho, o seu discípulo trai-o, ele enfrenta os desertos, fica sem comida e água, tudo na busca pelos ensinamentos de Buda. Ele finalmente chega à Índia e estuda o budismo seriamente. Quando retorna para a China já tem 50 anos.

Este premiado filme é uma biografia de Xuan Zang, que teve um papel importante no desenvolvimento do budismo na China.

Da Mo Zu Shi – Mestre do Zen, Bodhidharma

Sinopse: Biografia sobre lendário monge, Bodhidharma, e uma jóia rara no reino dos filmes de artes marciais.

Confira também o post desta obra cinematográfica: Da Mo Zu Shi – Mestre do Zen.

Un Buda

Sinopse: Um jovem vive numa grande cidade da Argentina com uma aflição: descobrir quem ele é. Perdas, desilusões e tragédias o levam à prática espiritual, o que faz com que abandone completamente o seu mundo. Decidido, ele parte em busca do seu mestre num templo Zen nas montanhas, tendo a ajuda apenas do seu irmão, um professor de filosofia, e da sua noiva.

No link para o post sobre o filme terá acesso ao filme completo.

Zen Noir

Sinopse: Um detetive “noir” anónimo, ainda de luto pela perda de sua esposa, investiga uma misteriosa morte num templo budista, porém as suas habilidades lógicas e racionais de solução de crimes são inúteis no mundo intuitivo e não-linear do zen.

Zen Noir é um misterioso filme surrealista com um toque cómico e que nos presenteia com alguns ensinamentos do budismo zen.

No link para o post sobre o filme terá acesso a alguns clips e ao filme completo legendado em espanhol.

Iluminação Garantida

Sinopse: Dois irmãos viajam da Alemanha em direção a um retiro num mosteiro zen no Japão. Mas a viagem não sai bem como eles esperavam.

O Pequeno Buda

Sinopse: Um dia, ao voltar para casa, o arquiteto Dean Conrad (Chris Isaak) encontra dois monges budistas tibetanos, Lama Norbu (Ruocheng Ying) e Kenpo Tensin (Sogyal Rinpoche), sentados na sua sala de estar, conversando com Lisa (Bridget Fonda), a sua esposa.

Guiados por vários sonhos perturbadores, os monges viajaram do Nepal até Seattle pois acreditam que uma criança de 10 anos, Jesse (Alex Wiesendanger), o filho de Dean, possa ser a reencarnação de Lama Dorje Geshe Tsultim Gyelsen), um lendário e místico budista. Inicialmente Dean e Lisa estão céticos, especialmente quando os monges manifestam interesse em levar Jesse para o Butão, na intenção de comprovar ou não se ele é a emanação do Lama Dorje. Porém após o suicídio de Evan, um sócio de Dean, este decide mesmo deixar Lisa nos Estados Unidos, e viajar com o filho para o Butão.

O filme teve a consultoria e participação de Sogyal Rinpoche.

Além da história que se passa no mundo contemporâneo, o filme intercala com a história de Siddhartha Gautama, sendo essa parte uma das melhores realizações cinematográficas sobre a vida do príncipe, que viria a se tornar num Buda. Keanu Reeves é quem faz o papel do Buda.

No link para o post sobre o filme terá acesso a alguns clips e ao filme completo.

7 Anos no Tibete

Sinopse: Outono de 1939, o nazismo domina a Alemanha. Heinrich Harrer, um famoso alpinista austríaco, e o seu companheiro Peter Aufschnaiter decidem escalar um dos picos mais altos do Everest. Harrer, um egocêntrico, só pensa em alcançar fama e glória. Mas os desaires militares nazis, fazem com que seja aprisionado na Índia. Quando, após várias tentativas, consegue fugir, só tem um destino: o Tibete e a misteriosa cidade de Lhasa. Enquanto vai absorvendo uma nova e diferente cultura, que o transformará completamente, Harrer torna-se amigo do jovem Dalai Lama a quem introduz os costumes do Ocidente. Mas a intervenção chinesa vem pôr fim a esta amizade e conduzir o Dalai Lama ao exílio.

O filme é baseado no livro com o mesmo nome, escrito por Heinrich Harrer.

kundun

Sinopse: Kundun é um filme americano de 1997, escrito por Melissa Mathison e dirigido por Martin Scorsese. É baseado na vida do Dalai Lama, líder político e espiritual do Tibete. Este país é ocupado há décadas pelo governo comunista da China, que proibiu Scorsese e Mathison de entrar no Tibete para gravação do filme. Ganhou o Óscar de Melhor Banda Sonora Original pelo compositor Philip Glass.

Samsara

Sinopse: Samsara é uma “história de amor espiritual”, filmada nas imponentes montanhas geladas dos Himalaias. O foco está centrado nas buscas empreendidas por duas pessoas diferentes. De um lado, um homem procura pelo esclarecimento espiritual por meio da renúncia ao mundo real. De outro, uma mulher quer encontrar o amor e uma nova vida inserida no mundo. Essas duas buscas, em determinado momento, se cruzarão e conectarão irreversivelmente a vida dos personagens.

No link para o post sobre o filme terá acesso ao filme completo e a mais informações, incluindo um vídeo em que a Monja Coen faz um comentário ao filme e um texto do critico de cinema Bernardo Krivochein.


Uma lista bem mais extensa pode ser consultada em:
Lista de Filmes e Séries

Veja também:
31 Filmes com poucas ou muitas conexões com o budismo
8 Documentários sobre budismo (e Buda)

Reportar erro:
Se os vídeos ficarem indisponíveis, Clique Aqui para reportar.