Artes Theravada

Sak Yant: a tatuagem budista tailandesa

A palavra tailandesa Sak significa “tatuagem” e Yant significa “yantra”. Sak Yant ou tatuagem Yantra, é uma forma de tatuagem que usa desenhos Yantra indianos. Consistem em desenhos geométricos que incorporam representações religiosas, que podem incluir animais e divindades e que são acompanhados por frases em Páli que conforme a região geralmente são escritas em Khom, Shan, Tai Lu ou Lao Tham. Segundo a crença popular essas tatuagens servem como um amuleto e oferecem proteção, poder, fortuna e outros benefícios para o portador.

As tatuagens tiveram origem no Império Khmer (802-1431), que dominou a maior parte do sudeste asiático. A tradição remonta ao animismo tribal indígena e posteriormente foi absorvida pelo hinduísmo, algumas linhagens budistas e cultura local. Como muitos guerreiros Khmer faziam as tatuagens para se protegerem dos inimigos, elas também ficaram conhecidas como “armaduras espirituais”.

Quem fazia este tipo de tatuagens não era por uma questão de moda, estética ou para exibição, porém, quando Angelina Jolie fez as suas em 2004 no Camboja, a Sak Yant se popularizou e virou moda entre muitos viajantes e influenciadores. Começaram assim também a surgir vários golpes e estúdios que fazem tatuagens fake. Por isso para quem quer fazer a autêntica Sak Yant deve ser cuidadoso com a escolha do local.

O Processo

Tradicionalmente as Sak Yant são feitas por monges budistas em alguns templos da Tailândia e do Camboja. No processo são usadas varas de bambu ou metal com a ponta bem afiada e que perfuram a pele mais superficialmente em comparação com as agulhas de metal usadas geralmente pelos tatuadores. Os monges não cobram para fazer as tatuagens mas recebem simples doações não monetárias, como flores e incenso. Para ser tatuado é preciso aceitar os 5 preceitos budistas. Geralmente também é o monge que escolhe a tatuagem e o local onde vai fazer, a primeira costuma ser no topo das costas, mas não é regra. Alguns monges até podem deixar que a pessoa escolha o desenho e o local, mas a palavra final é do monge. O procedimento é esse porque a escolha do monge é feita conforme a energia que ele sentir da pessoa que vai ser tatuada. No final o monge faz uma bênção que ativa o suposto poder da tatuagem. As condições de higiene também podem não ser as melhores, por isso quem pretende fazer deve estar ciente dos riscos. Os desenhos Sak Yant também podem ser aplicados em coisas, como casas e veículos.

Acredita-se que o poder das tatuagens sagradas diminui ao longo do tempo, e por isso para as fortalecer, a cada ano na Tailândia os mestres de Sak Yant realizam um ritual com as pessoas tatuadas.

Desenhos e significados

Os desenhos são geralmente divididos em 3 padrões diferentes:

  1. Mantras e frases que entoam orações e pedem proteção.
  2. Formas geométricas que representam divindades e elementos religiosos e que são usadas para repelir coisas negativas do portador.
  3. Desenhos de animais inspirados no animismo. Acredita-se que os animais representados trazem ao portador as características deles, como a força e o poder.

Existem muitas formas variadas de Yant, tais como:

  • Linhas: representam o cordão umbilical do Buda e são tradicionalmente conhecidas como “os ossos de Yant”.
  • Yant redondo: representa a face do Buda. Na tradição brâmane, Brahma é aplicado como significado.
  • Yant triangular: representa a joia tríplice (Buda, Dharma, Sangha). Na tradição brâmane, Brahma é aplicado como significando os 3 senhores do céu (Shiva, Brahma, Vishnu).
  • Yant quadrangular: representa os 4 elementos (Terra, Água, Ar, Fogo).
  • Yank pictórico: representa várias divindades, pessoas e animais míticos.
  • Onk Pra (3 círculos ovais sobrepostos, cada um maior que o outro): representa o Buda. Fornece insight, orientação, iluminação, etc.
  • Meia lua: costuma estar em cima do “Onk Pra”, representa a lua iluminando o caminho nas horas escuras.
  • Círculo pequeno: é o símbolo do sol e pode ser visto acima de muitos Yants. Significa o sol iluminando o caminho durante o dia.
  • Ziguezague: a linha em espiral no topo de cada Yant é chamada de Unalome. Unalome representa o caminho para o nirvana e aqueles que alcançaram o status de seres iluminados.

As tatuagens existentes são várias, ao longo dos séculos os mestres através das suas visões e meditações foram criando novos modelos. O mesmo modelo de tatuagem pode ter diversas variações. Seguem-se algumas das principais tatuagens.

Gao Yord (9 picos)

É considerada a tatuagem mais sagrada e importante. A proteção oferecida é ampla e abrange vários aspetos da vida, por isso normalmente é feita em primeiro e desenhada no topo das costas. Representa o monte Meru (ou Sumeru) da mitologia hinduísta e budista. Para os hinduísta o Meru é a morada do deus Brahma. Nos 9 picos estão simbolicamente representados por 3 círculos ovais sobrepostos 9 Budas que se referem às 9 grandes virtudes ou qualidades do Buda. Por cima da representação do Buda fica o unalome, que representa o “terceiro olho” e o caminho para o nirvana.

Bamboo - Sak Yant Tattoo

No centro do desenho da Gao Yord está uma colcha de retalhos com pequenos quadrados, a caixa mágica (embora em alguns desenhos os contornos não sejam mostrados, mas sim apenas o conteúdo). Cada quadrado contem uma abreviatura em Khom para os nomes de todos as mágicas de proteção que este Yant concederá. O número exato desses pequenos quadrados pode variar de acordo com o design, mas os poderes concedidos ao portador sempre incluirão o seguinte:

  • Maeta Ma Hah Niyom: será tratado com bondade e compaixão pelas outras pessoas, aumentará a popularidade do portador, a capacidade de influência, e o ajudará a obter tratamento preferencial;
  • Klaeoklad: protege o portador de sofrer danos físicos graves;
  • Chana Satru: dará habilidade para derrotar o inimigo;
  • Ma Hah Amnat: dará ao portador grande poder, autoridade e controlo sobre as outras pessoas;
  • Awk Seuk: lealdade aos bons e justos, permite lutar sempre por razões corretas e nobres;
  • Kong Kra Phan: fornecerá proteção mágica e invencibilidade;
  • Oopatae: garantirá que em qualquer empresa ou atividade comercial em que o portador da tatuagem esteja envolvido, terá a capacidade de fazer o trabalho corretamente e garantirá que tudo funcionará perfeitamente;
  • Ma Hah Saneh: lhe dará charme, aumentará a sua popularidade e será mais atraente para o sexo oposto;
  • Ma Hah Lap: trará grande fortuna e sorte;
  • Noon Chataa: melhorará o destino do portador;
  • Pong Gan Antarai: dará proteção contra acidentes, incluindo desastres naturais, bem como proteção contra atos violentos;
  • Nah Tee Gan Ngan Dee: ajudará a melhorar as condições de trabalho.

Hah Taew (5 linhas)

É uma tatuagem simples que contêm apenas mantras e orações. O Sak Yant Hah Taew originou-se há mais de 700 anos no antigo Reino de Lanna, que agora é conhecido como o Norte da Tailândia. O design é creditado ao monge budista Kruba Kam do templo Wat Ton Pin, um templo budista em Chiang Mai que hoje já não existe mais. Kruba Kam projetou o Hah Taew na época em que o rei Mengrai fundou a cidade de Chiang Mai em 1296.

Bamboo - Sak Yant Tattoo

Ao longo dos séculos, seja por acidente ou intencionalmente, as 5 linhas originais escritas em Khom, uma antiga língua Khmer, sofreram várias mudanças e, nos últimos anos vários mestres de Sak Yant substituíram completamente as 5 linhas originais por linhas por conta própria.

As 5 linhas representam 5 yants ou feitiços. As linhas originais (transcritas no alfabeto latino) e o seu significado são as seguintes:

  1. i ra cha ka ta ra sa: protege de injustiças, afasta os maus espíritos e protege o lugar onde se vive;
  2. ti hang ja toh loh ti nang: protege contra a má sorte e previsões do horóscopo ruins;
  3. soh ma na ga ri tah toh: protege de maldiçoes e magia negra;
  4. pi sam lah loh pu sa pu: aumenta a sorte, sucesso e fortuna nas ambições futuras;
  5. ka pu bam também tahm wa ka: aumenta o carisma e atração nos relacionamentos amorosos, e também potencializa a quarta linha.

Paed Tidt, ou Paed Dan ( 8 direções)

Bamboo - Sak Yant Tattoo

Esta tatuagem é geralmente feita nas costas e contém mantras em 8 direções diferentes. É feita para proteger os viajantes em qualquer direção que esteja seguindo. Para dar proteção adicional os mantras escritos em Khmer devem ser recitados no inicio da viagem. Os mantras costumam ser os seguintes:

  • I Ra Cha Ka Tha Ra Saa (canto ao viajar para o leste)
  • Thi Hang Ja Thoe Roe Thi Nang (canto ao viajar para sudeste)
  • Bi Sam Ra Loe Bu Sath Put (cante ao viajar para o sul)
  • Soe Maa Na Ga Ri Taa Toe (canto ao viajar para o sudoeste)
  • Pa Sam Sam Wi Sa Tae Pa (cante ao viajar para o oeste)
  • Ka Put Ban Tuu Tam Wa Ka (canto ao viajar para o noroeste)
  • Waa Toe Noe A Ma Ma Waa (canto ao viajar para o norte)
  • A Wich Su Nuch Saa Nu Thi (canto ao viajar para o nordeste)
  • A Sang Wi Su Loe Bu Sa Pu Pa (mantra central)

Sangwan (colar da árvore sagrada)

É uma das tatuagem mais populares para lutadores de Muay Thai. Concede força e proteção, incluindo proteção contra armas brancas e armas de fogo.

Suea Koo (tigre e tigres gémeos)

O tigre é o rei da selva asiático e também um símbolo da Tailândia. O tigre representa a força, o poder, a convicção e a autoridade. A tatuagem é direcionada às pessoas que levam a vida perigosamente, seja em aventuras ou trabalhos de risco. O tigre também oferece ajuda nas negociações comerciais e é usado por empresários para encontrar força e determinação mental para ter sucesso nos negócios.

Bamboo - Sak Yant Tattoo

Tigres gêmeos representam mais poder, assim como dois tigres na realidade. Esta tatuagem é uma das favoritas por aqueles que procuram poder extra nas suas vidas. É muito popular entre entre os lutadores de Muay Thai, militares, polícias, empresários e políticos.

Suea Hiaw Liang (tigre olhando para trás)

Serve para “vigiar as costas” e proteger o que está à volta do portador. O tigre tem furtividade, velocidade e poder, além de dar ao portador uma certa aura de medo, também representa uma forte compaixão e bondade.

Diz-se que o tigre que olha para trás é mais adequado para pessoas com autoridade e para aqueles que são altamente respeitados na comunidade. Este Yant exige que o portador seja uma pessoa responsável, atenciosa e que use a sua autoridade de maneira positiva. É considerado útil em negociações comerciais, liderança, finanças e ajuda a desenvolver habilidades de comunicação.

Alguns dos significados de outros animais

  • Hanuman (o deus macaco): Faz parta da mitologia hindu e tem como traços principais a humildade e a bravura. É usado para proteção contra o perigo e para conferir ao portador destemor diante as adversidades. É dito que ajuda a manter o foco e a determinação para levar algo até uma conclusão bem-sucedida.
  • Ganesh (elefante): Tem sido adorado por séculos pelos hinduístas. Segundo a crença trará bons negócios e prosperidade financeira.
  • Crocodilo: representa a força, o poder e a resistência. Oferece proteção contra qualquer coisa que possa perfurar a pele. O crocodilo é um animal muito antigo e desenvolveu bons instintos, por isso oferece também sabedoria contra a manipulação e a experiência para entender os enganos.
  • Dragão: é um dos animais míticos mais interessantes e poderosos. Oferece proteção contra danos físicos e também contra a má influência de outras pessoas.
  • Cobra: representa a energia e o poder criativo.
  • Centopeia: representa o equilíbrio e coordenação e dá a capacidade de suportar o stress.
  • Tartaruga: oferece ao seu portador riqueza, prosperidade, boa sorte, proteção física e uma vida longa. Diz-se que este Yant pode ajudar a eliminar o sofrimento emocional. É um símbolo da paciência, resistência e independência. A tartaruga tem uma defesa não violenta.

Referências: Sak Yant Chiang Mai, Wikipedia.
Imagem de destaque: Sheila Dee (Flickr) – CC BY-NC-ND 2.0.

Veja também:

Deixe um comentário