Filmes e Séries

31 Filmes com poucas ou muitas conexões com o budismo

Nesta lista de filmes, que não são budistas ou sobre budismo, existe explicita ou implicitamente alguma conexão com o budismo. Pode ser alguma conexão mais forte, como ter alguma inspiração no budismo, algum ensinamento, visão ou metáfora em total acordo com o budismo; ou alguma conexão mais fraca, como apenas a arte visual, alguma personagem, ou por nos poder fazer refletir sobre algum aspeto do budismo. A maioria dos filmes foram referidos por algum site budista internacional ou por alguma instituição ou professor budista; há um ou outro que pela minha visão pessoal achei que alguma conexão podia ser encontrada. A lista está ordenada pelo ano de lançamento.

Ikiru

Sinopse: Um burocrata tenta encontrar significado para a sua vida depois de descobrir que tem uma doença terminal. Ikiru é um filme dramático japonês de 1952, foi realizado por Akira Kurosawa. A palavra Ikiru significa “Viver”. É uma das obras primas do cinema japonês e até mundial.

É recomendado pelo mestre budista e cineasta Dzongsar Kysen Rinpoche.

A Mulher das Dunas (Suna No Onna)

Sinopse: Um entomologista realiza pesquisas numa praia isolada. Após perder o transporte de volta para a sua cidade ele acaba por encontrar abrigo numa estranha casa onde uma mulher solitária luta diariamente contra a areia. Mas o que era para ser apenas um abrigo temporário para ele, torna-se numa prisão, e aos poucos, o cientista começa a desenvolver um laço intenso com essa mulher.

O filme faz parte da lista dos 1000 melhores filmes de todos os tempos do The New York Times. É mais uma obra prima do cinema japonês e mundial. Foi realizado pelo cineasta Hiroshi Teshigahara.

Foi recomendado por Trungpa Rinpoche.

2001: Odisseia no Espaço

Sinopse: Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado da ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips dos seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre o homem e a máquina o que resulta numa viagem alucinante no espaço e no tempo. Foi realizado por Stanley Kubrick e é uma das obras primas do cinema de ficção cientifica.

Foi referido pelo site Lion’s Roar.

Guerra das Estrelas

Sinopse: Os filmes “Guerra das Estrelas”, apresentam os Jedi, que usam a Força para o bem, e os Sith, que usam o lado sombrio para o mal, numa tentativa de dominar a galáxia.

“Treine a si mesmo a deixar partir tudo o que teme perder.”
– Mestre Yoda

No link para o post sobre o filme poderá encontrar mais informações.

Karate Kid

Sinopse: Mr. Miyagi ensina Karate e importantes lições de vida a Daniel Larusso. Ao longo do primeiro filme e das sequelas, Daniel vai-se transformando e se tornando em alguém mais maduro.

Para mais informações consulte o post:
Mr. Miyagi, não é um mestre Zen mas poderia ser

Feitiço do Tempo

Sinopse: Um apresentador de boletim meteorológico está encarregado de cobrir a história de uma marmota capaz de prever o tempo. É o quarto ano consecutivo que cobre a mesma história e não se esforça minimamente para ocultar o seu desagrado. Ao acordar no dia seguinte, descobre que é outra vez o ‘Dia da Marmota’ e no seguinte também, e a história repete-se um dia e outro, e outro… Inicialmente aproveita-se da situação mas depois, apercebe-se que está condenado a passar o resto da sua vida no mesmo lugar, vendo as mesmas pessoas e fazendo o mesmo TODOS os dias. Eis uma caótica comédia romântica protagonizada pela dupla, Andie MacDowell e Bill Murray, no seu melhor.

“Existe um filme muito interessante chamado “O Feitiço do Tempo”, onde o personagem se vê obrigado a repetir todos os dias sempre o mesmo dia, ou seja, todos os dias são iguais, acontecem as mesmas coisas. Após alguns dias o que é que ele mais deseja? Morrer. Ele tenta várias vezes se matar e acorda sempre repetindo o mesmo dia. É a mesma coisa que acontece conosco. Acordamos e repetimos, morremos e repetimos.”
– Monge Genshô

Link para o post sobre o filme.

The Truman Show: A Vida em Directo

Sinopse: Truman Burbank é um homem normal, que vive uma vida normal, numa cidade normal. É casado com uma mulher comum e trabalha numa companhia de seguros. O que ele não sabe é que a sua vida é transmitida em directo desde o dia em que nasceu, que todos os seus conhecidos e amigos são actores e que a cidadezinha onde habita é um gigantesco estúdio. Truman é uma criação de Christof, um produtor de televisão destemido que nunca conheceu e criou o “Truman Show” para a OmniCam Corporation. A organização já tinha os papéis da adopção preparados e só esperava o bebé ideal para começar a rodar o programa. Foi então que Truman apareceu. Um dia, por acaso, Truman descobre uma parte dos bastidores da sua vida.

Foi recomendado pela Dharma Drum Mountain.

Link para o post sobre o filme.

Beleza Americana

Sinopse: Lester Burnham é um homem na meia idade que odeia o seu trabalho. A sua esposa, Carolyn, é uma ambiciosa corretora de imóveis; a filha de dezasseis anos do casal, Jane, abomina os seus pais e tem baixa auto-estima. Os novos vizinhos dos Burnham são o aposentado Coronel do Corpo de Fuzileiros Navais Frank Fitts e a sua introvertida esposa, Barbara; o seu filho adolescente, Ricky, é um fumante de maconha e traficante de drogas a quem o coronel o sujeita a um estilo de vida autoritário. Ricky grava o seu arredor com uma câmara, guardando dúzias de filmes no seu quarto.

Foi referido pelo The Living Dharma.

No link para o post sobre o filme poderá encontrar mais informações.

Matrix

Sinopse: Um jovem programador é atormentado por estranhos pesadelos nos quais sempre está conectado por cabos a um imenso sistema de computadores do futuro. À medida que o sonho se repete, ele começa a levantar dúvidas sobre a realidade. E quando encontra os misteriosos Morpheus e Trinity, ele descobre que é vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas e cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

“Não posso pensar em um melhor exemplo de paciência e diligência necessárias para realmente reconhecer seu pleno potencial, sua natureza búdica, do que o primeiro filme da série Matrix, ao qual muitos de vocês provavelmente tenham assistido alguns anos antes de mim. O filme me impressionou não somente pelo fato de a realidade convencional vivenciada pelas pessoas presas na Matrix revelar-se uma ilusão, mas também porque, mesmo com o benefício de todo equipamento e treinamento disponível, ainda ter levado algum tempo para que o personagem principal, Neo, reconhecesse que as limitações pessoais aceitas como reais na maior parte de sua vida eram, na verdade, meras projeções de sua mente.”
– Yongey Mingyur Rinpoche

Este filme é uma das jóias dos filmes que não sendo budistas, apresentam várias conexões.

No link para o post sobre o filme poderá encontrar mais informações.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

Sinopse: Amélie é uma jovem do interior que se muda para Paris e logo começa a trabalhar num café. Num belo dia, ela encontra uma caixinha dentro de seu apartamento e decide procurar o dono. A partir daí, a sua perspectiva de vida muda radicalmente.

Um trecho do filme:

“Amélie, subitamente sente-se em perfeita harmonia consigo mesma.
Tudo é perfeito: a suavidade da luz, o leve perfume no ar, os sons pacíficos da cidade.
Ela respira fundo. A vida parece tão simples e clara que ela é levada pelo desejo de ajudar toda a humanidade.
– Venha, vou ajudá-lo. Desça e… lá vamos nós!
Lá vai a viúva do tocador de tambor da fanfarra.
Ela usa a sua roupa desde que o marido morreu.
Atenção!
Aqui, o cavalo perdeu uma orelha!
A risada é do marido da florista. Ele tem rugas nos olhos.
Na vitrine da padaria tem chupa-chupas!
Humm… Está sentindo o cheiro?
O fruteiro cortou um melão para o cliente.
Aqui, eles fazem um excelente gelado de amêndoa.
Estamos passando em frente à charcutaria. 79 o presunto, 45 a carne salgada.
Mercado de queijos, 12,90 o “picadon” e 23,50 o “cabecou do Poitou”.
No talho, um bebé está olhando para um cão, que está olhando para os frangos.
Estamos na banca de jornais, na entrada do metro.
Vou deixá-lo aqui. Adeus!”

Este extraordinário filme é realizado por Jean-Pierre Jeunet e a banda sonora é composta por Yann Tiersen.

No link para o post sobre o filme poderá encontrar mais informações.

O Último Samurai

Cena do filme: “No-Mind”.

Sinopse: O soldado Nathan Algren deixa os Estados Unidos rumo ao Japão feudal. Na tentativa de derrotar um comandante, é capturado. Algren sabe o destino dos prisioneiros inimigos, mas fica surpreso ao ser poupado e se sente atraído pelo estilo de vida dos Samurai, entre outras coisas.

No filme estão presentes alguns conceitos do Zen, como a natureza da não-mente.

Lost in Translation

Sinopse: Bob Harris é uma estrela de cinema que está em Tóquio para fazer um anúncio de uísque. Charlotte, por sua vez, está na cidade acompanhando o seu marido, um fotógrafo de celebridades aficionado pelo seu trabalhado e que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário e estranhos numa terra estrangeira, Bob e Charlotte não conseguem dormir e se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo. Em pouco tempo, encontram distração, fuga e compreensão um no outro entre as luzes de Tóquio.

Não me lembro de ter visto alguma referência a este filme nos meios budistas, mas é uma recomendação minha.

Colisão

Sinopse: Tensões raciais emergem numa série de histórias envolvendo moradores de Los Angeles. Diversos personagens das mais variadas origens étnicas se cruzam num incidente. Os diferentes estereótipos que a sociedade criou para esses grupos raciais afeta o seu julgamento, crenças e atitudes, o que causa problemas e tensões para todos.

Este está entre os filmes “mais budistas” desta lista.

No link para o post sobre o filme poderá encontrar mais informações.

Batman, o Início

Sinopse: “Batman, o Início” explora as origens da lenda de Batman, o aparecimento do Cavaleiro das Trevas que surge na noite de Gotham City para defender os indefesos e lutar contra as mentes criminosas. Logo após o assassinato dos pais, era ainda Bruce Wayne uma criança. O herdeiro desiludido do império industrial Wayne, que não teve hipótese de se vingar, viaja pelo mundo, procurando meios para lutar contra as injustiças, decifrar as mentes criminosas e exorcizar os seus próprios fantasmas. Quando regressa a Gotham, Wayne encontra a cidade dominada pelo crime e pela decadência. Com a ajuda do seu dedicado mordomo Alfred, Wayne cria o seu alter-ego: Batman, a nova força do bem da cidade.

Foi referido no site Buddhist Channel.

Link para o post sobre o filme.

Caminho do Guerreiro Pacífico

Sinopse: Dan Millman é um atleta que tem dinheiro, mulheres perseguindo-o e aptidões para participar das Olimpíadas. Mas um encontro com Sócrates, um homem que questiona tudo, faz a sua visão de mundo mudar completamente.

Link para o post sobre o filme.

Na Natureza Selvagem

Sinopse: Christopher McCandless, filho de pais ricos, se forma na universidade de Emory como um dos melhores estudantes e atletas. Porém, em vez de em embarcar em uma carreira prestigiosa e lucrativa, ele escolhe doar suas economias para caridade, livrar-se de seus pertences e viajar pelo Alasca.

Neste filme biográfico, o personagem procura pela sua verdadeira natureza, busca a liberdade e felicidade, mas a sua busca termina de forma trágica. Tivesse ele conhecido o caminho do meio proposto por Buda, e a história poderia ter um final diferente.

“E agora, depois de dois anos errando, vem a última e maior aventura. A batalha culminante para matar o falso ser interior e concluir com vitória a revolução espiritual.”
– Jon Krakauer, do livro Na Natureza Selvagem

No link para o post sobre o filme poderá encontrar mais informações.

Hanami – Cerejeiras em Flor

Sinopse: Fascinada pela cultura japonesa, há anos que Trudi deseja visitar o Japão durante o Festival das Cerejeiras. Ela e o marido planeiam a viagem, mas Trudi morre inesperadamente, e o viúvo, de luto, embarca para o país para realizar o desejo da esposa.

No link para o post sobre o filme poderá encontrar mais informações.

O Estranho Caso de Benjamin Button

Sinopse: Benjamin, nasce em 1918 com a aparência envelhecida e por isso, pensando que ele é um monstro, o seu pai o abandona. Benjamin é criado num lar de idosos e, enquanto pequeno, todos pensavam que ele iria acabar por morrer rapidamente. Durante a sua infância conhece Daisy, o grande amor da sua vida. Apesar de ninguém acreditar na sua sobrevivência, ele vai ficando mais novo ao longo dos anos, vendo os outros ao seu redor envelhecerem.

“O sonho de rejuvenescer sempre se mostra tão insatisfatório quanto o fato de envelhecer. A alegoria do filme vira o tempo no sentido contrário e esta impermanência produz sentimentos surpreendentes na plateia.”
– Monge Genshô

Link para o post sobre o filme.

Ensaio sobre a Cegueira

Sinopse: Quando uma epidemia chamada cegueira branca aparece numa cidade, a mulher de um médico é a única pessoa que ainda consegue ver. Ela vai para um abrigo com seu marido cego e encontra todos vivendo em condições precárias. Agora ela tem que guiar um grupo à liberdade.

É baseado no excelente livro de José Saramago. O filme e principalmente o livro trazem várias reflexões.

Curiosamente, no documentário “José e Pilar”, que é um relato sobre Saramago e a sua esposa enquanto termina um dos seus livros, aparece uma cena em que ele recebe uma carta do Dalai Lama com um convite para uma audiência. Saramago não se mostrou impressionado e questinou-se se os seus assistentes não sabiam que ele era ateu, embora isso me parece uma justificação fraquinha para não aceitar o convite do Dalai Lama.

“Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que vendo, não vêem.”
– do livro “Ensaio sobre a Cegueira”

Okuribito (A partida)

Sinopse: Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki) é um jovem recém-casado que encontra-se sem emprego após o dissolvimento súbito da orquestra na qual tocava. O casal resolve voltar à cidade natal de Daigo, para que possam reiniciar a vida. No entanto, o trabalho que Daigo encontra na cidade é como “nokanshi”, uma pessoa que prepara os mortos para o velório e cremação. Neste encontro com a morte, Daigo descobrirá sentido para a sua vida.

O filme é baseado no livro “Coffinman – O diário de um budista, de Aoki Shinmon”.

“Tanto a história inusitada, a atuação primorosa dos atores, a fotografia, e a emoção digna mas intensa, são características que fazem do filme uma recomendação para todos.”
– Monge Genshô

Link para o post sobre o filme.

Kung Fu Panda

Sinopse: Po é um panda que trabalha na loja de macarrão da sua família e sonha em transformar-se num mestre de kung fu. O seu sonho se torna realidade quando, inesperadamente, ele deve cumprir uma profecia antiga e estudar a arte marcial com os seus ídolos, os Cinco Furiosos. Po precisa de toda a sabedoria, força e habilidade que conseguir reunir para proteger o seu povo de um leopardo da neve malvado.

Confira o post:
3 lições do Mestre Oogway, do filme Kung Fu Panda

Viagem Alucinante

Sinopse: Óscar e a sua irmã Linda acabaram de chegar em Tóquio. Óscar é um modesto traficante de droga e Linda trabalha numa boate como striper. Uma noite, Óscar é apanhado numa rusga de polícia e é baleado. À medida que morre, o seu espírito, fiel à promessa que fez à sua irmã enquanto criança – que nunca a iria deixar – recusa-se a deixar o mundo dos vivos e passa pelos vários estágios da morte, conforme descritos no “Livro Tibetano da Morte” e cuja explicação nos é revelada na parte inicial do filme, por Alex, um amigo de Oscar. As suas visões distorcidas tornam-se cada vez mais em pesadelos, à medida que o passado, presente, futuro se fundem em tempestades alucinogénicas…

Link para o post sobre o filme.

Medianeras

Poesia urbana, cenas do filme.

Sinopse: Martín e Mariana são seres solitários que moram em Buenos Aires e têm dificuldades em se relacionar com o mundo. Por mais que sempre se cruzem nas ruas, nunca se viram. Na busca de alguém que os compreenda, eles afogam mágoas e alegrias.

Este filme é uma recomendação minha, não vi qualquer referência nos meios budistas.

O Sentido do Amor

Sinopse: Um casal vive um romance enquanto uma estranha doença assola a sociedade. Aos poucos, as pessoas começam a perder os sentidos humanos. Sem olfato ou audição, eles insistem na sua história de amor e experimentam sensações desconhecidas.

Foi referido no site Lion’s Roar.

Cloud Atlas

Sinopse: Várias histórias são desenroladas em diferentes linhas de tempo, mas mesmo sendo independentes e se desenvolvendo ao longo de cinco séculos, todas estão relacionadas e algumas têm impacto sobre outras, entrelaçando drama, mistério, ação e amor.

“As nossas vidas não são propriamente nossas. Do útero ao túmulo, estamos ligados a outros. Passado e presente. E por cada crime, e cada bondade, renasce o nosso futuro.”
– Sonmi, uma personagem do filme

No link para o post sobre o filme poderá encontrar mais informações.

Her (Uma História de Amor)

Sinopse: Em Los Angeles, o escritor solitário Theodore desenvolve uma relação de amor especial com o novo sistema operativo do seu computador. Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível, chamada Samantha.

“O coração não é como uma caixa que fica cheia;
ele se expande em tamanho quanto mais você ama”.
– Samantha

No link para o post sobre o filme poderá encontrar mais informações.

I Origins

Sinopse: O Dr. Ian Gray (Michael Pitt) é um cientista que pesquisa sobre a íris ocular. Obcecado por descobrir a origem da visão, ele tenta provar que o desenvolvimento do olho humano faz parte da evolução natural, e não precisaria de um “designer inteligente” – ou seja, uma figura divina para criá-lo. Ele trabalha com a ajuda de sua estagiária Karen (Brit Marling) e de Kenny (Steven Yeun). Um dia, ele conhece Sofi (Astrid Berges-Frisbey), e os dois se apaixonam, apesar da diferença de convicções. A aproximação dos dois fará Ian buscar explicações além da ciência para os mistérios que o olho humano pode guardar. Um filme espiritual e de ficção cientifica, sobre os olhos, ciência, crenças e renascimento.

Para mais informações consulte o post:
I Origins – e a resposta do Dalai Lama sobre crenças

Divertida-Mente

Sinopse: Riley é uma menina de 11 anos que terá que dizer adeus a uma vida feliz no estado americano do Minnesota e começar uma nova vida, bastante do seu desagrado, em São Francisco. Numa viagem ao interior do seu cérebro, percebe-se como se formam as memórias e como da ação conjunta de cinco emoções – alegria, nojo, raiva, tristeza e medo – se definem experiências fundamentais, como fazer novos amigos.

No link para o post sobre o filme poderá consultar ligações para vários sites budistas que referiram este filme.

Arrival (O Primeiro Encontro)

Sinopse: Seres extraterrestres chegam em doze naves e pousam em doze pontos diferentes da Terra, após as autoridades americanas perceberem que eles querem fazer contacto, a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma renomeada linguista que já ajudara o Estado anteriormente, e o físico Ian Donnelly (Jeremy Renner), são procurados por militares para interagirem com as criaturas, traduzir os sinais e desvendar se os alienígenas representam uma ameaça ou não. Ambos são pressionados a descobrir o propósito dos extraterrestres, assim como outras onze equipas de países onde as naves pousaram. Porém, os interesses políticos, a corrida pela supremacia, o medo do desconhecido e as diferenças culturais entrarão no caminho da ciência.

Para mais informações consulte o post:
Uma leitura Zen da linguagem visual de “Arrival”

Hikari (Esplendor)

Sinopse: A jovem Misako faz versões de filmes para pessoas com deficiência visuais. Ela esforça-se para transpor a beleza das imagens em palavras, para que todos os possam sentir verdadeiramente. Num dos seus trabalhos conhece Nakamori, outrora um fotógrafo conceituado, que está lentamente a perder a visão. Pelas circunstâncias, os dois tornam-se cúmplices. Mas à medida que Nakamori perde a sua principal forma de conexão com o mundo, vai também adquirindo novas formas de lidar com ele. E a relação que surge entre ambos vai levá-los a olhar as suas vidas sob uma perspectiva absolutamente diferente.Nomeado para a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes – onde recebeu o Prémio Ecuménico -, um filme sobre a delicadeza dos sentidos assinado por Naomi Kawase, a realizadora japonesa responsável por “A Quietude da Água” (2014) e “Uma Pastelaria em Tóquio” (2015), entre outros. Os actores Ayame Misaki e Masatoshi Nagase dão vida aos protagonistas

É uma recomendação minha, não vi em qualquer meio budista.

Ghost in the Shell

Sinopse: Num mundo pós 2029, cérebros se fundem facilmente a computadores e a tecnologia está em todos os lugares. Motoko Kusanagi é uma ciborgue com experiência militar que comanda um esquadrão de elite especializado em combater crimes cibernéticos. Este filme é um remake da obra prima de ficção cientifica e de anime criada por Momoru Oshii, em 1995. Foi uma das inspirações para o filme Matrix.


Uma lista bem mais extensa pode ser consultada em:
Lista de Filmes e Séries

Veja também:
12 Filmes sobre budismo
8 Documentários sobre budismo (e Buda)

Reportar erro:
Se os vídeos ficarem indisponíveis, Clique Aqui para reportar.

Deixe um comentário