Documentários

8 Documentários sobre budismo (e Buda)

Neste post são sugeridos 8 documentários integrais sobre o budismo. A maioria com tradução para português, mas também tem uns em espanhol e em inglês, apesar de existirem versões em português, por motivos de direitos de autor foram retiradas do Youtube e outros sites do tipo. Estes documentários são ótimos para ter uma ideia do budismo.

O Buda

Este documentário produzido pela PBS e narrado por Richard Gere, está entre os melhores. Legendas em português podem ser ativadas no botão ao lado esquerdo da roda de opções, só começam a partir do minuto 01:14.

A Vida de Buda

Excelente obra. Foi produzida pela BBC e transmitida também no Discovery Channel.

Religiões do Mundo: O Budismo

Foi o primeiro documentário que vi sobre budismo, lá para os anos de 2005. E entre muitos outros fatores, me inspirou a trilhar este caminho. Infelizmente, a qualidade do vídeo disponibilizado aqui não é a melhor. Por motivos autorais esta é a versão que atualmente está disponível. Faz parte da série documental Religions of the World.

Seven Wonders of the Buddhist World

Neste documentário são apresentados alguns dos templos e monumentos budistas. Através dessas apresentações também se vai conhecendo um pouco mais sobre a história e conceitos do budismo. O áudio é em inglês e as legendas em espanhol.

Buddhism: The Science of The Mind

Um ótimo documentário produzido pela National Geographic. Wade Davis, relata a sua viagem pessoal pelo budismo tibetano. O documentário também mostra correlações do budismo com a ciência. A versão em português já não está disponível no Youtube e sites similares.

Tempo de Espera, Tempo de Vipassana

Um documentário belíssimo e sensível sobre as transformações que ocorreram nos presidiários que fizeram um retiro de Vipassana da organização do S. N. Goenka.

Tihar é um dos maiores presídios do mundo e até algumas décadas, o mais violento da Índia. Dizia-se que para alguém não voltar a cometer crimes deveria passar pelo inferno que era a prisão. Mas a verdade é que dessa maneira, só se nutria uma escola de mais crimes, onde um prisioneiro por furtar uma carteira saia de lá assassino. Até que um dia uma mulher revolucionou a maneira de pensar e introduziu a meditação Vipassana (ensinada por Goenka) na prisão.

The Zen Mind

É um dos melhores documentários sobre o Zen, foi produzido pela Empty Mind Films. A versão em português já não está disponíveis nos meios habituais. O áudio é em inglês e as legendas em espanhol.

El Laberinto del Tibet

Esta é uma série documental sobre o budismo no Tibete. Está entre as melhores obras audiovisuais sobre essa região dos Himalaias.

Veja neste post todos os episódios.


Uma lista bem mais extensa pode ser consultada em:
Lista de Documentários

Veja também:
12 Filmes sobre budismo
31 Filmes com poucas ou muitas conexões com o budismo

Estes documentários podem ser removidos dos sites onde estão hospedados e consequentemente ficarem indisponíveis aqui no site. Outras versões de melhor qualidade também podem ser posteriormente aqui publicadas.
Se os vídeos ficarem indisponíveis, Clique Aqui para Reportar o Problema. Também poderá usar o mesmo formulário se tiver conhecimento de uma versão em português ou de melhor qualidade.

Deixe um comentário