Citações

Os riscos do fácil acesso ao Dharma nos dias atuais | Ajahn Jayasaro

“Sentir-se impotente e sem escolhas é deprimente. Mas ter muitas opções pode nos paralisar. Quando há muitas opções disponíveis, o medo de fazer a escolha errada, ou de não fazer a melhor escolha, pode significar que acabamos não fazendo escolha nenhuma.

Há tantos ensinamentos e tradições budistas para se escolher nos dias de hoje. É maravilhoso que no mundo moderno possamos ter tão fácil acesso ao Dhamma. Mas esse acesso fácil traz consigo os seus próprios perigos. Se podemos ligar ou desligar o Dhamma com o toque num ecrã, podemos perder a noção da sua preciosidade. Ele pode tornar-se apenas mais uma coisa que assistimos hoje, que é absorvida no momento, mas que é logo submergida sob tantas outras coisas. Em vez de aproveitar a tecnologia para sermos encorajados, desafiados e capacitados em nossa prática, corremos o risco de nos tornar meros consumidores do Dhamma, acumuladores de clipes e links de alta qualidade.

O Dhamma nos desafia a colocar os ensinamentos à prova da experiência, com sinceridade e esforço consistente e paciente. Por quaisquer meios que recebamos o Dhamma, não esqueçamos que o seu propósito é sempre nos levar adiante no nosso caminho para a verdade.”

– Ajahn Jayasaro, 11/06/2022

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: