O Sutra do Coração é um dos mais importantes e conhecidos sutras do budismo mahāyāna. É reverenciado por muitos budistas como uma explicação perfeita da natureza da realidade. “Forma é vazio, vazio é forma” é a expressão mais conhecida do sutra (para compreender essa afirmação, explore os artigos linkados no final deste post). O Sutra é notável pela sua brevidade, concisão e claridade. Tem esse nome por ser considerado representativo dos ensinamentos básicos dos Sutras da Sabedoria Perfeita (Prajnaparamita), que são muito mais longos.
Conteúdo:
- O sutra cantado por diferentes artistas
- Concerto de banda japonesa (com um sacerdote Zen)
- Mantra do sutra
- Recitações
- Palestras sobre o sutra
- Tradução
Sutra do Coração cantado
por Imee Ooi
por Francisco Casaverde
por Tinna Tinh
Concerto da banda japonesa Kissaquo
Fundada em 2003, a Kissaquo é um duo composto por Yakushiji Kanji e Yamamoto Satoshi. A par da sua carreira musical, Kanji, é sacerdote zen e também diretor de um templo budista em Ehime, no Japão. O grupo tem oito singles e três álbuns e se apresenta com mais frequência em templos na cidade de Quioto.
Na recitação do Sutra do Coração, a dupla musical adiciona guitarra, bateria e melodia à escritura budista, recitada em japonês. A performance é um sucesso e tornou-se viral, o vídeo abaixo já conta com quase dois milhão de visualizações. Um feito impressionante para uma escritura budista milenar.
Mantra: Gate Gate Paragate Parasamgate Bodhi Svaha
Este mantra que está presente no Sutra do Coração carrega vários significados e não existe uma tradução única. Cada uma das traduções pode ser verdadeira, mas qualquer uma pode ser inadequada para expressar o significado completo. Mas essa é a maravilha de um mantra. Uma possível tradução é:
Foi, foi (Gate Gate), Foi além (Paragate), Foi completamente para a outra margem (Parasamgate), Chegou à iluminação (Boddhi), Maravilha (Swaha).
Sutra do Coração recitado
Hannya Shingyo Soto zen school
Sutra de la Gran Sabiduría | Grupo Samaya
Sutra do Coração em Português | Monja Coen
Palestras
O que é um sutra? Sutra do Coração | Monja Coen
O Sutra do Coração da Grande Sabedoria Completa | Monja Coen
Tradução do sutra:
Quando o bodhisattva Avalokiteshvara praticava profundamente a perfeição da sabedoria, viu claramente que os cinco agregados [forma, sensações, percepções, vontade, consciência] são vazios em sua natureza. Assim, libertou-se de todas as tristezas e sofrimentos.
Ó Shariputra, a forma é vacuidade, a vacuidade é a forma. A forma não é outra senão a vacuidade, a vacuidade não é outra senão a forma. As sensações, percepções, vontade e consciência também são assim.
Ó Shariputra, todos os fenômenos são vacuidade. Não aparecem nem desaparecem, não são impuros nem puros, não crescem nem diminuem. Portanto, na vacuidade não há forma, sensação, percepção, vontade, consciência; não há olho, ouvido, nariz, língua, corpo, mente; não há cor, som, odor, sabor, tato, fenômeno; não há [reino dos sentidos, desde] o reino da visão até o reino da mente; não há [elos da existência dependente, desde] a ignorância e o fim da ignorância até a velhice-e-morte e a fim da velhice-e-morte; não há [as Verdades Nobres sobre] o Sofrimento, a Origem, a Cessação, o Caminho; não há sabedoria, nem ganho, nenhum ganho.
Sem o que ganhar, o Bodhisattva permanece na perfeição da sabedoria e não tem obstáculos em sua mente. Sem obstáculos e, portanto, sem medo, ele fica bem distante das delusões; isto é o nirvana. Todos os Buddhas dos três tempos, através da perfeição da sabedoria, alcançam a a iluminação insuperável, completa e perfeita.
Portanto, saiba que o mantra da perfeição da sabedoria é um mantra de grande divindade, um mantra de grande sabedoria, um mantra insuperável, um mantra inigualável, capaz de eliminar todo sofrimento; isto é verdade, não é mentira. Então, proclame o mantra da perfeição da sabedoria, o mantra que diz:
GATE GATE PARAGATE PARASAMGATE BODHI SVAHA
Veja também:
- Interdependência, vacuidade e não-eu
- Algumas palavras sobre vacuidade | Thich Nhat Hanh
- Laranjas, papel e a interdependência de todos os fenómenos
- [Vídeo-Seminário] Vacuidade e Interdependência | Paulo Borges
- Musical deslumbrante em homenagem a Thich Nhat Hanh
- Monge budista dá vida a templo com música techno
- [Música] Buddham Saranam Gacchami – O triplo refúgio, por IndiaJiva
- [Música] Thich Nhat Hanh
- [Música] Imee Ooi
- Cânones do Budismo
Discover more from Olhar Budista
Subscribe to get the latest posts sent to your email.