Budismo Vajrayana (Tibetano)

Os 4 níveis de Fé (ou confiança)

Quando se fala em fé no budismo, é mais no sentido de confiança, não é uma fé cega, não é seguir algo sem que se possa questionar. É como a confiança que uma pessoa tem quando vai a um médico e segue o tratamento indicado. De seguida são apresentados 4 níveis de fé segundo o budismo tibetano.

Nível 1: Fé clara ou luminosa

É a fé que surge quando por exemplo pela primeira vez lemos um livro, assistimos a algum ensinamento, entramos em algum templo, ou qualquer coisa desse tipo, e temos a sensação que estamos perante algo importante, valioso, a sensação de nos sentirmos mais em paz, de estarmos perante uma boa energia.

Nesse momento há como uma clareza ou luminosidade que nos toca. Como se costuma dizer, “ficamos com o bichinho atrás da orelha”, notamos que existe algo, seja na pessoa, no sítio, nas palavras ou noutra coisa qualquer, que não é comum, que está um pouco além do que é habitual.

Nível 2: Fé inspirada

Depois da pessoa ficar “com o bichinho atrás da orelha”, surge a motivação ou inspiração de ir à procura dessa luz, de saber de onde é que isso vem, de querer perceber porque tal pessoa tem uma certa energia ou porque tal filme ou livro foi tocante.

Sentimo-nos entusiasmados e começa uma busca, uma fase de descoberta. É uma fase em que de certa forma estamos “apaixonados”.

Da mesma forma que quando estamos apaixonados por uma pessoa queremos estar sempre com ela, neste nível de fé começamos a querer ter cada vez mais contacto com o Budadharma, a querer ler livros, assistir a palestras, ir a templos, eventos, etc. Estamos fascinados.

Muitas pessoas, mesmo após muitos anos de se tornarem budistas, não atravessam a fase do entusiasmo, funcionam mais como fossem fãs de algum artista famoso. Seguem o mestre ou a mestra para todo o lado, ouvem todo o tipo de ensinamentos, mas não os aplicam de forma a atingir o seguinte nível de fé.

Nível 3: Fé confiante

À medica que o que aprendemos se começa a misturar connosco, a fazer parte de nós, à medida que começamos a aplicar e a verificar o seu efeito, os resultados e os benefícios, surge a confiança baseada na experiência e na vivência. Começamos a ganhar uma verdadeira confiança. Passamos da paixão que ainda é algo muito emocional, para algo muito mais integrado e fundamentado.

Nível 4: Fé irreversível

Depois de algum tempo no nível de fé confiante, começa a surgir uma fé irreversível.

A convicção é tão grande e baseada na realidade, nos resultados reais que constamos, que a partir desse momento, faça alguém o que fizer ou diga alguém o que disser, não vai mudar nada na convicção, porque é algo baseado na experiência.

Não se está a falar da convicção em relação a algum mestre, a alguém ou alguma escola, mas a convicção nos ensinamentos do Dharma.

É uma fé irreversível não por alguma “lavagem cerebral”, mas porque os ensinamentos foram experienciados em profundidade e consistência. E perante os resultados notados em nós e nos outros, só pode existe a forte convicção que funciona!

É uma fé que não resulta de um sistema de valores nem de convicções ideológicas, resulta da experiência direta, não de algo abstrato. E talvez por isso, normalmente não existe um incomodo quando as nossas convicções são postas em causa. Da mesma forma, se eu meter a mão no fogo sei que me vou queimar, a argumentação em contrário é indiferente, não há nada a defender e a verdade está aí para quem quiser verificar.

Referências: Palestras de Tsering Paldron: 1, 2; Ensinamentos de Khandro Rinpoche.

Veja também:

2 comentários

    1. Obrigado pelo comentário. Os méritos são da Tsering Paldron e Khandro Rinpoche, que deram os ensinamentos que serviram de referência para este post.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: