Música

2 Gigantes do Jazz (e budistas) escreveram uma carta para a próxima geração de artistas

“Nós nunca poderemos ter paz se não pudermos entender a dor no coração uns dos outros. Quanto mais interagimos, mais perceberemos que a nossa humanidade transcende todas as diferenças.” Herbie H. e Wayne S.

Herbie Hancock e Wayne Shorter, escreveram uma carta aberta para a próxima geração de artistas, incentivando-os à compaixão. Uma carta destinada principalmente aos artistas mas que transcende as fronteiras profissionais e se aplica a todas as pessoas, independentemente da profissão. Foi escrita em 2016 mas continua a ser relevante e inspiradora nos dias de hoje.

Na busca pela arte, eles romperam fronteiras que antes se acreditavam inquebráveis, revolucionaram o conceito de inovação e optaram por fazer do esforço de viver com compaixão e coragem o centro das suas vidas. Herbie Hancock e Wayne Shorter são amigos há mais de 40 anos e importantes nomes do Jazz dos séculos XX e XXI. Eles seguem o Budismo Nichirem. Hoje, dia do Jazz, são aqui publicados alguns trechos da carta.

Wayne Shorter: Ponta de Areia

Trechos da carta aberta escrita por Herbie Hancock e Wayne Shorter:

PRIMEIRO, DESPERTE PARA A SUA HUMANIDADE

Nós não estamos sozinhos. Nós não existimos sozinhos e não podemos criar sozinhos. O que este mundo precisa, é de um despertar humanístico do desejo, de elevar a condição de vida de alguém para um lugar onde as nossas ações estão enraizadas no altruísmo e compaixão. Você não pode se esconder atrás de uma profissão ou instrumento; você tem que ser humano. (…) A música é apenas uma gota no oceano da vida.

BEM-VINDO AO DESCONHECIDO

Todo o relacionamento, obstáculo, interação, etc. é um ensaio para a próxima aventura na vida. Tudo está conectado. Tudo se constrói. Nada é desperdiçado. Esse tipo de pensamento requer coragem. Seja corajoso e não perca o seu senso de alegria e reverência pelo mundo maravilhoso ao seu redor.

COMPREENDA A VERDADEIRA NATUREZA DOS OBSTÁCULOS

Temos essa ideia de fracasso, mas não é real; é uma ilusão. Não existe fracasso. O que você percebe como fracasso é realmente uma nova oportunidade, uma nova mão de cartas ou uma nova tela para criar. Na vida, existem oportunidades ilimitadas. As palavras “sucesso” e “fracasso”, em si, nada mais são do que rótulos. Todo o momento é uma oportunidade. Você, como ser humano, não tem limites; portanto, existem infinitas possibilidades em qualquer circunstância.

NÃO TENHA MEDO DE INTERAGIR COM QUEM É DIFERENTE DE VOCÊ

Nós nunca poderemos ter paz se não pudermos entender a dor no coração uns dos outros. Quanto mais interagimos, mais perceberemos que a nossa humanidade transcende todas as diferenças.

CUIDADO COM O EGO

Cuidado com o ego; a criatividade não pode fluir quando apenas o ego é servido.

Como tudo isto contribui para a criação de uma sociedade pacífica, pergunta você? Começa com uma causa. As suas causas criam os efeitos que moldam o seu futuro e o futuro de todos os que o rodeiam. Seja o líder no filme da sua vida. Você é o realizador, produtor e ator. Seja corajoso e incansavelmente compassivo enquanto dança pela viagem que é esta vida.

A carta completa em inglês pode ser lida neste link.

Wayne Shorter: Footprints
Herbie Hancock: Cantaloupe Island

Veja também:

Deixe um comentário