Imagens e Fotografia Património e Arquitectura

O Buda gigante de Ibiraçu | Brasil

O Buda gigante de Ibiraçu, que está em fase de conclusão, tem cerca de 35 metros de altura e levando em conta o pedestal chega aos 38. Este deverá ser o maior Buda do Ocidente. Fica localizado no Mosteiro Zen Morro da Vargem. Daiju Bitti, monge e abade do templo, foi o idealizador do projeto.

O complexo também conta com o maior Jardim Zen do Ocidente e o maior Torii da América. Tradicional do Japão, um Torii é um portal sem porta.

15 pequenos Budas brancos sentados em meditação também fazem parte do complexo, representam a serenidade que devemos manter nos momentos difíceis e são repetidos para nos mostrar a necessidade de sermos persistentes e não esmorecermos diante das dificuldades da vida. Outras estátuas e monumentos também estão presentes no complexo.

O mosteiro recebe cerca de 1000 turistas no fim de semana. Após a conclusão da obra, é expectável que o monumento se torne uma das maiores atrações turísticas do Brasil e impulsione a economia do município.

O Mosteiro Zen Morro da Vargem é o primeiro mosteiro zen-budista da América Latina. Foi fundado em 1974 pelo monge Ryotan Tokuda, tem como objetivo a formação de monges segundo a tradição Soto Zen, assim como a educação ambiental. Fica localizado a 350 metros de altitude e tem uma área de 150 hectares, sendo 140 para a preservação e o reflorestamento da mata Atlântica.

De referir que, ainda que este venha a ser o maior Buda do ocidente após a sua conclusão, em Espanha existe um projeto para um Buda gigante, que se vier a ser concretizado futuramente, será superior ao Buda de Ibiraçu.

Referências: Mosteiro Zen Morro da Vargem, A Gazeta, Wikipédia.
Créditos das fotos: cedidas pelo Mosteiro Zen Morro da Vargem.

Localização

Veja também: