Património e Arquitectura

Estátua de Buda com 40 metros planeada para Espanha

Estão em andamento os planos para tornar a cidade espanhola de Cáceres o lar de um complexo budista que apresenta uma estátua gigante do Buda destinada a ser um monumento à paz mundial. O projeto é feito em colaboração com Lumbini, no Nepal, o local onde o Buda histórico nasceu e declarado Património Mundial pela UNESCO.

O complexo incluirá um jardim, um mosteiro budista, uma stupa, uma biblioteca, relíquias do Buda e acomodações para até 20 monges. Será financiado pela Lumbini Garden Foundation. A peça central do novo complexo budista será uma estátua de 40 metros de um Buda sentado.

Proyecto Lumbini – Centro budista en Cáceres (extremadura punto com)

No inicio de Janeiro deste ano, o presidente de Lumbini e Cáceres assinaram em Lumbini um memorando de entendimento que une as duas cidades. Manmohan Chaudhary, presidente do Município de Lumbini, disse que o objetivo do projeto é “transmitir a filosofia da paz, que é a mensagem do Buda, para o mundo todo.”

Luis Salaya, presidente do Municipio de Cáceres afirmou que o complexo “será integrado numa área com vegetação típica da Estremadura” e que a construção será “sustentável e respeitará o meio ambiente”.

O projeto foi anunciado em Madrid no dia 22 de Janeiro durante o primeiro dia da Feira Internacional de Turismo de Madrid. Espera-se que o complexo impulsione o turismo em Cáceres, principalmente entre os visitantes asiáticos.

O valor da obra obra ascende os 25 milhões de euros. O Município de Cáceres disponibilizara 20 a 30 hectares para a edificação da obra. A Lumbini Garden Foundation financiará o projeto com doações que prevêem receber de vários países e de doadores privados.

A Lumbini Garden Foundation foi criada em Madrid em Maio de 2019 com a participação do Município de Lumbini. A sua missão é promover os princípios budistas de paz, fraternidade e integração; coordenar a criação do centro budista em Espanha; e facilitar programas de cooperação e desenvolvimento na área cultural, social, artística, educacional, turística e de negócios que complementam as atividades do complexo budista.

A ser concretizado este projeto, deverá ser o maior Buda sentado do Ocidente, superando o Buda gigante de Ibiraçu que está em fase de conclusão.

Referências: Buddhistdoor, Hoy, TTG Asia, Budacaceres.

Atualização (04/2021): Foi publicado um novo vídeo do projeto.

3D Lumbini Garden Project Caceres (Lumbini Garden)

Mais informações (link externo):

Veja também:

Deixe um comentário