Património e Arquitectura

Pagodes da Paz no Ocidente

Os Pagodes da Paz são Stupas projetadas para inspirar a paz. A maioria dos Pagodes da Paz, embora não todos, edificados desde a Segunda Guerra Mundial, foram construídos sob a orientação de Nichidatsu Fujii (1885–1985), um monge budista do Japão e fundador da Ordem Budista Nipponzan-Myōhōji. Fujii decidiu dedicar a sua vida à não-violência, por conseguinte, projetou e contruiu pagodes para servirem de inspiração para a paz mundial.

Após alguns anos de planeamento, o primeiro pagode foi inaugurado em 1954 na cidade de Kumamoto, no Japão, e desde então dezenas de outros pagodes foram sendo construídos por todo o mundo. Mesmo após a morte de Fujii a Nipponzan-Myōhōji continuou com essa iniciativa. Provavelmente os Pagodes da Paz mais conhecidos ficam em Lumbini, Nepal, que é onde o Buda nasceu, e Rajgir, uma cidade da Índia que foi palco de vários acontecimentos históricos para o budismo. Talvez a maioria dos mais interessantes a nível arquitetónico fiquem na Ásia, mas não só na Ásia foram construídos Pagodes da Paz, no mundo Ocidental também foram construídos vários destes monumentos.

Os monges Nipponzan-Myōhōji do Pagode da Paz de Nova Inglaterra foram agraciados com o prémio Coragem da Consciência no dia 5 de Junho de 1998, em Sherborn, Massachusetts.

Seguem-se alguns dos Pagodes da Paz construídos no Ocidente.

Milton Keynes, Inglaterra

O Pagode da Paz em Milton Keynes foi concluído em 1980 na borda oeste do lago Willen. Este foi o primeiro Pagode da Paz construído pela Nipponzan-Myōhōji no mundo ocidental. Nas proximidades há um templo e mosteiro da mesma organização.

Londres, Inglaterra

O Pagoda da Paz em Londres foi concluído em 1985 no Parque Battersea, do lado sul do rio Tamisa, A permissão para construí-lo foi o último ato legislativo do Conselho da Grande Londres .

Birmingham, Inglaterra

O Pagode da Paz Dhamma Talaka foi inaugurado no distrito de Ladywood, em Birmingham, no dia 26 de Junho de 1998. O monge e estudioso birmanês, Aggamahapandita Rewata Dhamma , foi o principal responsável pelo planeamento do pagode e do novo complexo monástico que se desenvolveu no mesmo terreno. Acima da sua cúpula estão supostas relíquias de Buda que pertenceram à família real birmanesa. O edifício serve como um local de peregrinação e um ponto central para a comunidade birmanesa na Grã-Bretanha.

Comiso, Itália

Foi construído pela Nipponzan Myohoji em 1998.

Viena, Áustria

O Pagode da Paz de Viena, no rio Danúbio, foi construído num terreno doado por Elisabeth Lindmayer. O pagode foi construído pela Nipponzan-Myōhōji e inaugurado em 1983.

Leverett, Massachusetts, EUA

O Pagode da Paz da Nova Inglaterra foi o primeiro pagode construído nos EUA pela Nipponzan-Myōhōji. A inauguração foi em 1985. A Escola Técnica do Condado de Franklin disponibilizou alunos das suas oficinas de eletricidade, encanamento e carpintaria para ajudar na construção do templo.

Localização no mapa

São Francisco, Califórnia, EUA

O Pagode da Paz em San Francisco é uma stupa de concreto de cinco camadas em Nihonmachi (Japantown). Faz parte do complexo do Japan Center, inaugurado em 1968. Foi projetada pelo arquiteto japonês Yoshiro Taniguchi e não está associada à Nipponzan-Myōhōji.

Grafton, Nova York, EUA

O Pagode da Paz em Grafton, Nova York, foi fundado pela monja Jun Yasuda e inaugurado em 1993. O sitio, originalmente doado pelo ativista local Hank Hazelton e construído ao longo de vários anos pelas comunidades envolventes, inclui um templo, jardins, lago e o pagode. Todos os anos, em 11 de Setembro , um grupo de manifestantes começa uma caminhada no local do Pagode da Paz e termina na cidade de Nova York duas semanas depois.

Montanhas Great Smoky, EUA

O pagode está em construção desde Janeiro de 2015. O terreno para a construção do Pagode da Paz foi comprado em 2000 e, no final de 2014, um templo, jardins, um pagode de pedra, e casa de hóspedes foram concluídos. O projeto arquitetónico do Pagode da Paz de Darjeeling serviu como modelo para este pagode que na dada da publicação deste post continua com a construção em andamento.

Brisbane, Austrália

O Pagode da Paz em Brisbane, na Austrália, é um dos que apresenta uma estética mais diferenciada em relação aos outros pagodes da paz. O monumento foi criado pelo Reino do Nepal para a Exposição Mundial de 1988 e ficou como uma estrutura permanente no South Bank Parklands, o local transformado no pós-expo. O pagode de três andares foi construído com 80 toneladas de madeira do Nepal e destingue-se pela arquitetura tradicional nepalesa. É um dos itens patrimoniais mais importantes em Brisbane desde a realização da Expo.

Fonte: Wiki: Peace Pagoda.

Veja também:

Deixe um comentário