Para tornar o budismo mais apelativo para a geração mais jovem do Japão, Gyōsen Asakura, um ex-DJ e sacerdote budista de Shō-onji, um templo da Terra Pura na cidade de Fukui, Japão, começou a oferecer uma experiência alternativa à tradicional cerimónia memorial.
Os eventos combinam canções budistas tradicionais com Intelligent Dance Music (IDM) e faixas da sua própria composição, acompanhadas de luzes psicadélicas e imagens inspiradas no budismo para expressar a Terra Pura de Amitabha Buddha de uma maneira mais contemporânea.
“Originalmente, as decorações douradas no templo são expressões da luz paradisíaca”, disse Asakura. “No entanto, a luz de um templo tradicional não mudou a sua forma de 1.000 anos atrás para usar luz de velas, mesmo depois da eletricidade ser inventada. Eu senti-me duvidoso sobre isso, e então pensei em expressar o paraíso com a iluminação de palco mais recente, como o 3D Mapping. Também esperamos reavivar a fé japonesa com essas cerimónias.”
“O Budismo diz que ‘A Terra Pura é um mundo de luz,'” explicou Asakura. “É dito que as pessoas costumavam usar as tecnologias mais avançadas disponíveis na época, a fim de decorar templos com folhas de ouro, e assim, recriar esse ‘mundo da luz’. O que eu quero fazer com este projecto é usar iluminação e tecnologia contemporânea… para permitir que as pessoas tenham uma imagem mais precisa do que se parece o mundo do Senhor Buda.”
Saiba mais (link externo):
Veja também:
- Super-heróis, anime e astronomia, marcam presença em templos budistas
- Rurikoin Byakurengedo, O Templo e Cemitério Hi-Tech
- [Música] Ani Choying Drolma
- [Música] Dra Yang Project
- [Música] Monjes Budistas
- [Música] Lama Gyurme
- [Música] Cyril Morin – Samsara (OST)
Discover more from Olhar Budista
Subscribe to get the latest posts sent to your email.