China irá ter a sua própria universidade Nalanda

Publicado em Atualizado em

Nalanda, na Índia, foi a primeira universidade residencial no mundo. Nessa universidade de origem budista, para além dos estudos budistas e de filosofia, também era ensinado ciência, astronomia, medicina, lógica, yoga, vedas, etc. Teve no seu apogeu mais de 10000 alunos e 2000 professores. Hoje, o que restam são ruínas, mas na Índia está em marcha um projecto para a construção de uma grande universidade internacional inspirada em Nalanda, tem sido no entanto um projecto de avanços e recuos e que vai seguindo muito lentamente. No Grande Salão Real do Budismo, Japão também está em andamento um centro de estudos inspirado em Nalanda.

São várias as universidades budistas ao redor do mundo, principalmente na Ásia, umas de menor dimensão, outras de maior dimensão. Actualmente, na China, está também em andamento um projecto para a construção de uma grande universidade inspirada em Nalanda, a Nanhai Buddhism Academy, na província de Hainan. Existe um interesse renovado na China pelo budismo, e este é mais um exemplo.

Universidade Budista, China
O campus foi projectado por Yao Renxi, arquitecto internacionalmente renomeado. Abrange 250 hectares, possuí salas de conferência, bibliotecas, instalações desportivas, centros de câmbio internacionais, hospitais e outras amenidades, bem como várias estruturas monásticas e temáticas. A academia está localizada nas montanhas de Nanshan, perto da cidade de Sanya e de uma nova estátua de 108 metros da Avalokiteshwara. A área costeira que circunda a universidade foi designada como “Terra Pura de Brahma”, um conceito do budismo Mahayana e do antigo texto Yoga Vashistha da Índia.

A academia oferecerá vários programas sobre Estudos Budistas, divididos em seis departamentos, tais como: Budismo Chinês; Administração e Gestão de Templos; Budismo e Ciências da Vida; Trabalho Social e Gestão de Caridade; Meditação e Chá; Arte Budista, Design e Preservação Arquitectónica Budista.

Estudiosos de renome e professores seniores da comunidade budista foram convidados a juntarem-se à equipa da académica.

Saiba mais:

Veja também:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s