Um dos propósitos desde site é que nos inspire a desenvolver o nosso olhar budista, ou seja, a colocar os olhos de Buda, a ver e a agir no mundo como um Buda, ou o mais próximo disso. A forma como olhamos as coisas determina o que vemos, e o que, e como vemos determina o como nos comportamos.
Nós não somos perfeitos, não somos Budas, e talvez estejamos muito longe de o ser (eu estou muito muito longe). Mas o caminho budista é para nos irmos aproximando progressivamente, uns mais lentamente, outros mais rapidamente, até que consigamos alcançar, nesta ou noutra vida, o estado de Buda. Então, o que podemos implementar para desenvolvermos o nosso olhar budista? Seguem-se algumas dicas:
- Compreender as 4 Nobres Verdades e seguir o Nobre Caminho Óctuplo que é composto por:
- Sabedoria (pañña)
- Entendimento Correto (samma ditthi)
- Aspiração Correta [ou motivação/pensamento/intenção correta] (samma sankappa)
- Moralidade [ética, virtude ou conduta] (sila)
- Linguagem Correta (samma vaca)
- Ação Correta (samma kammanta)
- Meio de Vida Correto (samma ajiva)
- Concentração [meditação] (samadhi)
- Esforço Correto (samma vayama)
- Atenção Plena Correta (samma sati)
- Concentração Correta (samma samadhi)
- Sabedoria (pañña)
- Ver o mundo sob a perspetiva das 3 marcas da existência (faz parte do entendimento correto):
- Impermanência (Anicca): Todos os fenómenos compostos são impermanentes, não há nada que dure para sempre, tudo muda;
- Insatisfatoriedade (Dukkha): A vida é cíclica, cheia de altos e baixos. O apego aos fenómenos impermanentes vai-nos trazer insatisfação. Dukkha representa todo o tipo de sofrimentos. Como todos os fenómenos são impermanentes, podemos verificar que tudo tem Dukkha ou potencial para Dukkha.
- Insubstancialidade ou não-eu (Anatta): Não existe dentro de nós um elemento isolando, sólido, independente, eterno. Nós somos interdependentes e interconectados, existimos na dependência de outros fenómenos. Todos os fenómenos são Anatta.
- Compreender os 3 venenos mentais e perceber como agimos com base neles:
- Ignorância;
- Ganância [ou apego, desejo, mente aquisitiva];
- Ira [ou raiva, aversão, má vontade].
- Compreender o Karma. Ações (karma) têm consequências (vipaka).
- Entender o conceito do Samsara (existência cíclica).
- Estar ciente do que se está a fazer a cada momento com as Palavras, Corpo e Mente. Refletir e ter em mente questões como estas:
- O que eu estou a fazer agora?
- Porque estou a fazer?
- O que estou a sentir?
- É útil ou inútil o que estou a fazer?
- É benéfico ou nocivo o que estou a fazer?
- Causa harmonia ou desarmonia?
- Como o Buda agiria nesta situação?
- O Buda faria o que eu estou a fazer?
- O que o Buda faria de diferente?
- O que posso aprender com esta situação?
- Tentar ver as coisas tal como são, sem projeções e “filtros”, evitando a distorção percetiva e o viés cognitivo.
- Refletir sobre as 8 preocupações mundanas:
- Querer ganhar;
- Não querer perder;
- Querer ser reconhecido;
- Não querer ser ignorado;
- Querer ser elogiado;
- Não querer ser criticado;
- Querer prazer;
- Não querer dor.
- Desenvolver as paramitas (qualidades):
- Dāna: Generosidade, doação;
- Sīla: Virtude, moralidade, conduta apropriada;
- Nekkhamma: Capacidade de renúncia, desapego;
- Paññā: Sabedoria transcendente;
- Viriya: Energia, diligência, vigor, esforço, coragem;
- khanti: Resiliência, paciência, tolerância, aceitação, resistência, autodomínio;
- Sacca: Veracidade, honestidade;
- Addhitthāna: Determinação, resolução;
- Mettā: Bondade amorosa;
- Upekkhā: Equanimidade, serenidade.
- Desenvolver as 4 qualidades incomensuráveis:
- Metta: Bondade amorosa;
- Karuna: Compaixão;
- Mudita: Alegria empática;
- Upekkha: Equanimidade.
- Desenvolver os 7 fatores do despertar:
- Sati: Atenção Plena;
- Dhamma vicaya: Investigação dos fenómenos;
- Viriya: Energia, Esforço, perseverança, diligência;
- Pīti: Entusiasmo, prazer, alegria;
- Passaddhi: Serenidade, tranquilidade;
- Samādhi: Concentração;
- Upekkha: Equanimidade.
- Compreender as 5 sabedorias da tradição budista Vajrayana:
- Sabedoria do Espelho;
- Sabedoria da Igualdade;
- Sabedoria Discriminativa;
- Sabedoria da Causalidade;
- Sabedoria de Darmata.
- Tentar ver além da dualidade.
- Ver todos os seres com o potencial de se tornarem Budas.
- Aprender a agir conscientemente em vez de reagir impulsivamente a situações provocatórias.
- Ter sabedoria para saber em que momento é apropriado usar ou não determinada qualidade.
- Observar o Dharma no dia a dia, em cada situação da vida podemos olhar de um ponto de vista budista e retirar ensinamentos, podemos levar este olhar para tudo o que fazemos.
- Identificar e reconhecer o lado menos bom que temos e trabalhar para melhorar progressivamente.
- Fazer Prática Formal (i.e. meditação, prática devocional, estudo do budismo, etc) e Praticar no Dia a Dia (i.e. comportamentos, atitudes, formas de interagir, ética, etc).
- Praticar o budismo numa escola autêntica.
Para conhecer em maior detalhe os tópicos apresentados clique nos links.
– Olhar Budista > Recursos > Budismo: comece aqui! –
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