Budismo Geral

Todos os budistas recebem um nome do Dharma?

Há budistas que são portadores de um nome budista, mas será que todos os que se tornam budistas recebem um nome? São só alguns? Como funciona?

A entrada formal para o budismo acontece na cerimónia do refúgio nas 3 Jóias, ainda que, a pessoa que decide seguir o caminho budista, que se sente budista, pode-se considerar budista sem ter passado oficialmente por essa cerimónia. Mas a cerimónia do refugio nas 3 Jóias é uma marco na medida em que o praticante se compromete a seguir o caminho budista, a se dedicar ao Dharma. É a formalização de uma decisão interior perante nós próprios e perante outros. É o reconhecimento que as coisas habituais perante as quais nós “tomamos refugio” não são um verdadeiro porto seguro. Essa cerimónia marca “oficialmente” a entrada para o budismo, mas o refúgio nas 3 Jóias pode e deve ser feito em várias ocasiões, formalmente ou informalmente, não se resume a uma cerimónia.

É durante a cerimónia de refugio que é, ou não, atribuído um nome do Dharma, isto é, um nome budista. Nem todos os budistas recebem um nome do Dharma, isso depende das escolas e linhagens. Por exemplo, no Theravada um nome budista normalmente é dado para quem segue a vida monástica ou se torna professor (mesmo sem ser monge), praticantes leigos não costumam receber um nome. Já no Soto Zen, o praticante leigo também recebe um nome, mas normalmente só depois de praticar pelo menos 1 ano numa comunidade. Quanto ao Vajrayana, em algumas escolas geralmente qualquer um pode receber um nome, mesmo sem ter qualquer tempo de prática.

Então, respondendo diretamente à pergunta. Não, receber ou não um nome depende da escola e linhagem em que se pratica. No exemplo referido acima também não é certo que seja assim com todos. Um budista, seja leigo ou até professor, não é “superior” ou “inferior” por ter ou não ter um nome do Dharma.

Veja também:

2 comentários

  1. Eu partico a alguns anos um modo de vida dentro do budismo, mas no local onde moro não tenho como ter acompanhamento o único acompanhamento que tenho tido e de 2 em dois anos já a 5 anos que tenho ligação com um grupo de Monges budistas o que me tem ajudado muito nesta jornada.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: