Vajrayana Zen/Chan

O que é o Combate e o Debate do Dharma?

O Combate do Dharma, conhecido em japonês como Hossenshiki, é um dos momentos mais marcantes da formação de um monge na tradição Soto Zen. Esta grande cerimónia pública, ao contrário da Cerimónia de Transmissão do Dharma que é fechada e ocorre entre o aluno e professor de transmissão, finaliza o período de treino formal e atesta a capacidade do aluno.

A cerimónia do combate do Dharma é enérgica, dramática, e pode exigir meses de preparação. Ela representa o final da fase de treino como noviço e a transição para o período de treino como monge-aprendiz. Geralmente representa também um reconhecimento público do aluno ter aprendido alguns aspetos básicos da tradição Soto Zen, assim como o aval do professor de que o aluno tenha alcançado um certo nível de compreensão do Dharma.

Não são todos os monges noviços que passam para essa fase, e geralmente quem passa pela cerimónia do Combate do Dharma mais cedo ou mais tarde recebe a Transmissão do Dharma.

Durante a cerimónia, após os procedimentos iniciais de abertura, o combatente desafia os presentes a questioná-lo. Inicia-se então o mondo (perguntas e respostas sobre o Dharma), durante o qual os outros noviços testam a compreensão do Dharma do combatente. Esse questionamento tanto pode ser feito de uma forma formal e memoriza, usando casos históricos, assim como pode ser feito de forma espontânea, sem que o praticante-combatente saiba das perguntas de antemão.

Saiba mais (links externos):

No Budismo Vajrayana tibetano também existe uma prática chamada de Debate do Dharma ou Debate Monástico, que não sendo o mesmo que o Combate do Dharma tem algumas semelhanças.

No debate é colocado o conteúdo que se quer verificar, estudar ou meditar, numa forma de perguntas e respostas para eliminar dúvidas. É uma forma de perguntas e repostas que evita qualquer tipo de erros lógicos, de falácias lógicas. O debate é assim uma forma de verificar informações.

Durante o debate os monges e monjas efetuam alguns gestos batendo as mãos uma na outra. Cada gesto tem um significado. Quando é feita a pergunta a mão direita bate na mão esquerda, e depois sobe, e a mão esquerda baixa. Representa toda a parte do método junto com a parte da sabedoria, ou seja a mente que entende a realidade tal como ela é. É com essas duas “asas” que se alcança a iluminação e com isso se ajuda todos os seres a não renascerem nos reinos inferiores. É isso que representa a mão esquerda a baixar assim como a perna esquerda e depois a mão subindo, simboliza o suprimir dos reinos inferiores e o trazer todos os seres para a budeidade ou no mínimo para os reinos de menor sofrimento.

Estes são dois dos exemplos mais conhecidos de Combate e de Debate do Dharma, estas cerimónias e práticas podem variar consoante as tradições ou mesmo estarem ausentes nestes termos.

Veja também:

✨ Ajude a manter este projeto

Manter o Olhar Budista implica custos e exige tempo e dedicação. Para que este espaço possa continuar disponível, atualizado e acessível a todos, o seu apoio é essencial. Se considera que este conteúdo é útil para si e para outros, e se partilha da visão de tornar os ensinamentos do budismo mais acessíveis, considere apoiar este projeto com um donativo. O seu contributo ajuda diretamente a manter e a desenvolver este trabalho.

Dana é uma palavra Páli que significa generosidade, é uma das 10 qualidades nobres referidas no budismo. Ao longo dos tempos os ensinamentos do Buda foram preservados e transmitidos devido à Dana, à generosidade das pessoas. É através do apoio, do suporte, do patrocínio, da patronagem, das doações, que as atividades ligadas ao Dharma (ensinamentos de Buda) podem continuar e prosperar. A sua doação será muito apreciada.


Discover more from Olhar Budista

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário