O Combate do Dharma, conhecido em japonês como Hossenshiki, é um dos momentos mais marcantes da formação de um monge na tradição Soto Zen. Esta grande cerimónia pública, ao contrário da Cerimónia de Transmissão do Dharma que é fechada e ocorre entre o aluno e professor de transmissão, finaliza o período de treino formal e atesta a capacidade do aluno.
A cerimónia do combate do Dharma é enérgica, dramática, e pode exigir meses de preparação. Ela representa o final da fase de treino como noviço e a transição para o período de treino como monge-aprendiz. Geralmente representa também um reconhecimento público do aluno ter aprendido alguns aspetos básicos da tradição Soto Zen, assim como o aval do professor de que o aluno tenha alcançado um certo nível de compreensão do Dharma.
Não são todos os monges noviços que passam para essa fase, e geralmente quem passa pela cerimónia do Combate do Dharma mais cedo ou mais tarde recebe a Transmissão do Dharma.
Durante a cerimónia, após os procedimentos iniciais de abertura, o combatente desafia os presentes a questioná-lo. Inicia-se então o mondo (perguntas e respostas sobre o Dharma), durante o qual os outros noviços testam a compreensão do Dharma do combatente. Esse questionamento tanto pode ser feito de uma forma formal e memoriza, usando casos históricos, assim como pode ser feito de forma espontânea, sem que o praticante-combatente saiba das perguntas de antemão.
Saiba mais (links externos):
- Qual o Significado de Hossenshiki? Monja Isshin
- Estudo da cerimónia de Combate do Dharma realizada no Mosteiro Zenkoji (pdf)
No Budismo Vajrayana tibetano também existe uma prática chamada de Debate do Dharma ou Debate Monástico, que não sendo o mesmo que o Combate do Dharma tem algumas semelhanças.
No debate é colocado o conteúdo que se quer verificar, estudar ou meditar, numa forma de perguntas e respostas para eliminar dúvidas. É uma forma de perguntas e repostas que evita qualquer tipo de erros lógicos, de falácias lógicas. O debate é assim uma forma de verificar informações.
Durante o debate os monges e monjas efetuam alguns gestos batendo as mãos uma na outra. Cada gesto tem um significado. Quando é feita a pergunta a mão direita bate na mão esquerda, e depois sobe, e a mão esquerda baixa. Representa toda a parte do método junto com a parte da sabedoria, ou seja a mente que entende a realidade tal como ela é. É com essas duas “asas” que se alcança a iluminação e com isso se ajuda todos os seres a não renascerem nos reinos inferiores. É isso que representa a mão esquerda a baixar assim como a perna esquerda e depois a mão subindo, simboliza o suprimir dos reinos inferiores e o trazer todos os seres para a budeidade ou no mínimo para os reinos de menor sofrimento.
Estes são dois dos exemplos mais conhecidos de Combate e de Debate do Dharma, estas cerimónias e práticas podem variar consoante as tradições ou mesmo estarem ausentes nestes termos.
Veja também:
✨ Ajude a manter este projeto
Manter o Olhar Budista implica custos e exige tempo e dedicação. Para que este espaço possa continuar disponível, atualizado e acessível a todos, o seu apoio é essencial. Se considera que este conteúdo é útil para si e para outros, e se partilha da visão de tornar os ensinamentos do budismo mais acessíveis, considere apoiar este projeto com um donativo. O seu contributo ajuda diretamente a manter e a desenvolver este trabalho.
Dana é uma palavra Páli que significa generosidade, é uma das 10 qualidades nobres referidas no budismo. Ao longo dos tempos os ensinamentos do Buda foram preservados e transmitidos devido à Dana, à generosidade das pessoas. É através do apoio, do suporte, do patrocínio, da patronagem, das doações, que as atividades ligadas ao Dharma (ensinamentos de Buda) podem continuar e prosperar. A sua doação será muito apreciada.
Discover more from Olhar Budista
Subscribe to get the latest posts sent to your email.

