Filmes e Séries

[Filme completo] Buda Caiu de Vergonha

Baktay tem seis anos e vive com sua família em Bamian, cidade em que tesouros da cultura local, como as estátuas de Buda, foram destruídas pelos talibãs.

Trailer e Sinopse:

Afeganistão, região de Bamyian. Neste local ergueram-se durante séculos estátuas gigantescas do Buda, porém o fanatismo religioso dos Talibã levou à sua destruição. É nas ruínas destas esculturas ancestrais que vive ainda uma população muçulmana onde encontramos a pequena Bakhtai, uma rapariga de 6 anos que sonha em ir à escola e aprender a ler e a escrever. Com custo ela arranja o dinheiro necessário para comprar um caderno e acompanhada por um vizinho dirige-se à escola, porém pelo caminho é atacada por um grupo de rapazes que repetem toda a violência de que foram testemunhas ao longo das suas vidas, eles querem rebentar com Bakhtai como os talibã fizeram ao Buda, será que a pequena conseguirá escapar a estas brincadeiras violentas e chegar à escola?

Dirigido pela iraniana Hana Makhmalbaf, o filme é uma fábula moderna sobre o impacte da guerra sobre uma população oprimida e os efeitos de gerações de obscurantismo sobre a relação entre os sexos e o seu impacte na educação e cultura dos jovens de hoje. Tendo por cenário uma das regiões e populações que mais têm sofrido os efeitos da opressão e violência, Hana Makhmalbaf dá-nos um comovente libelo anti-guerra onde se interroga sobre o futuro de toda uma geração. Uma referência especial para o desempenho da pequena Nikbakht Noruz, que encarna na perfeição a pequena Bakhtai.

Filme Completo:


IMDB – Wikipédia-eng | Lista de Filmes e Séries

Deixe um comentário