Sociedade e Política

Dalai Lama: “Sou um dos admiradores do espírito da União Europeia”

O 14º Dalai Lama visitou o Parlamento Europeu no dia 15 do mês passado para se encontrar com o presidente Martin Schulz e dialogar com os membros da comissão de relações exteriores. O site do Parlamento Europeu publicou um artigo sobre a sua visita, dizendo que:

Aquando da sua quinta visita ao Parlamento, o Dalai Lama manifestou a sua admiração pelo espírito da União Europeia porque o seu funcionamento tem em vista o interesse comum do povo. “Acho que esse espírito da União Europeia eventualmente se deve espalhar na África e no mundo,” acrescentou.

“Somos todos os mesmos seres humanos e temos que trabalhar juntos”, disse o Dalai Lama, tendo pedido compaixão, amor, perdão, tolerância, paz interior e autodisciplina, em vez de se enfatizar as diferenças entre as pessoas que levam a conflitos religiosos ou nacionalistas.

Após a sua conversa com o líder espiritual tibetano, Schulz disse: “Dialogámos longamente sobre assuntos globais e a situação dos direitos humanos no mundo. Agradeço profundamente ao Dalai Lama por esta discussão franca, aberta, espiritualmente enriquecedora e abrangente”.

Dando as boas-vindas ao Dalai Lama, o presidente do comité de relações exteriores Elmar Brok, um membro alemão do grupo PPE, disse a ele: “Acreditamos que você é um grande líder religioso em tempos de guerra e violência. Uma mensagem de paz e compaixão é o que queremos ouvir. Esses são valores que todos nós podemos endossar.”

O Dalai Lama recebeu em 1989 o Prémio Nobel da Paz como reconhecimento pela sua campanha de não violência a favor da auto-determinação política do Tibete. A União Europeia recebeu em 2012 o Prémio Nobel da Paz pelos seus esforços em prol da paz, da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa.

Entre os objetivos internos da UE, definidos no Tratado de Lisboa, está a promoção da paz e bem-estar entre os seus cidadãos, favorecimento de um desenvolvimento sustentável, proteção e melhoraria da qualidade do ambiente, promoção da justiça, da proteção social, da solidariedade entre os países da UE, da igualdade de género, etc. Nos objetivos externos a UE pretende contribuir para a paz e a segurança e para o desenvolvimento sustentável da Terra, contribuir para a solidariedade e o respeito mútuo entre os povos, o comércio livre e equitativo, a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos humanos, etc. Além dos objetivos, a UE assenta nos seguintes valores: Dignidade do ser humano, liberdade, democracia, igualdade, estado de direito e direitos humanos.


Sobre Dalai Lama | Lista de Mestres e Professores

Deixe um comentário