Budismo Geral Mantras e Cânticos

Mantras, Dharanis e Cânticos

Um mantra é uma expressão, um som numinoso, uma sílaba, palavra, fonemas, ou um grupo de palavras em sânscrito, páli ou outras línguas, que os praticantes acreditam ter um significado espiritual. Alguns mantras têm uma estrutura sintática e significado literal, enquanto outros não. Certos praticantes acreditam que essas palavras têm determinado poder, enquanto que outros não atribuem propriamente um poder especial, mas acreditam que o significado das palavras e até a vibração sonora nos pode inspirar, influenciar e condicionar a nossa mente positivamente.

Man significa mente, e tra significa método ou ferramenta, mantra portanto significa literalmente ferramenta ou método mental. Tem como conotação proteger e fortalecer a mente, e por conseguinte nós mesmos. E proteger do quê? Do apego, das emoções negativas, das visões incorretas, da ignorância, do obscurecimento mental, do sofrimento do samsara, etc. O mantra fortalece a nossa mente ao ajudar-nos a purificar a mesma e a nos concentrarmos no puro Dharma, ele envolve a mente a um nível profundo. (Em alguns estudos, por exemplo, práticas de mantra e visualização são benéficas para pessoas que sofrem de declínio cognitivo.)

Os dharanis são mantras, mas nem todos os mantra são dharanis. Os dharanis são exclusivamente budistas e geralmente mais longos que os mantras. Dharanis podem consistir na homenagem ou evocação de alguma divindade, seguindo de um pedido de ação, enquanto que os mantras embora possam ser associados a alguma divindade não existe um pedido de ação ou homenagem.

Segundo algumas tradições, nomeadamente escolas vajrayana, alguns mantras ou dharanis podem ser partilhados publicamente e recitados por qualquer pessoa, porém, alguns outros devem ser recitados apenas segundo instruções do professor ou professora. Quase todas as escolas budistas fazem algum uso de mantras ou dharanis, algumas fazem amplo uso, enquanto que outras utilizam em menor frequência.

Um dos mantras mais antigos e que remonta aos primórdios do budismo é o Pratītyasamutpāda-gāthā, também conhecido como o Dharani da Origem Interdependente, e cuja transliteração do páli é a seguinte: “ye dhammā hetuppabhavā tesaṁ hetuṁ tathāgato āha, tesaṃ ca yo nirodho evaṁvādī mahāsamaṇo”. A sua tradução seria algo como: “Aqueles dharmas que surgem de uma causa, o Tathāgata declarou a sua causa, e aquilo que é a cessação deles. Assim ensinou o grande renunciante (sramana).” Os comentários Páli aponta que o significado está relacionado com a origem do sofrimento, a causa e a sua cessação.

Os mantras são frequentemente gravados em imagens de Buda, em monumentos como stupas, entre outros objetos budistas. Eles são entoados em cânticos em cerimónias públicas ou recitados individualmente. O uso de mantras é uma forma muito comum de meditação ou de auxílio/complemento em vários tipos de prática meditativa, e por vezes também é usado conjuntamente com praticas de visualização.

Como praticar?

Isso vai depender da escola e orientações do professor ou professora, seguem-se aqui algumas orientações gerais:

  • Postura: Sente-se confortavelmente com as costas eretas, assim como na prática meditativa. Essa é a postura mais formal, mas a prática pode ser integrada em qualquer momento e situação da vida.
  • Controle da respiração: Respire naturalmente e concentre-se no som e na vibração do mantra.
  • Pronúncia: Aprenda a pronúncia correta para se conectar com a energia do mantra.
  • Repetição: Repita o mantra com atenção plena, mentalmente ou em voz alta.
  • Visualização: Visualize a divindade associada (caso exista) ou a intenção de aprofundar a conexão.
  • Uso de contas mala: As contas mala podem ser usadas para controlar as repetições.

Existe uma gama ampla de mantras e dharanis, seguem-se alguns deles.

Om Muni Muni Mahamuni Shakyamuniye Svaha | Mantra do Shakyamuni

“Eu invoco o som Universal, a natureza de Buda, e o sábio, o sábio dos Shakyas, saudações a ti!”

Este mantra presta homenagem ao Buda Siddhartha Gautama. Ele era a pura personificação da natureza Budica, o reconhecimento de que a iluminação é alcançável. Ao usar o Mantra Shakyamuni , os budistas procuram encorajar o desenvolvimento da sua própria natureza Budica.

Om Mani Padme Hum | Mantra da Avalokitesvara

“Eu agora invoco o som Universal, a joia, o objetivo da Iluminação, do amor e da compaixão, da sabedoria de Lótus e de uma unidade pura e indivisível de sabedoria com prática.”

Este é um dos mantras budistas mais famosos e é conhecido como o “Mantra Universal”, é amplamente usado no budismo tibetano. O mantra está associado a Avalokitesvara, que é a bodhisattva da compaixão, e por conseguinte correlacionado em dar e receber compaixão. Frequentemente é esculpido em pedra.

Om Tare Tuttare Ture Svaha | Mantra da Tara Verde

“Eu invoco o som Universal e a Tara Verde para trazer a libertação do sofrimento e da ilusão, abrindo caminho para a compaixão e a iluminação. Ofereço esta oração a Tara Verde.”

É um mantra dedicado à bodhisattva feminina Tara Verde. Acredita-se que ajuda a superar obstáculos nos relacionamentos e a ter um maior equilíbrio emocional.

Om Tuttare Ture Ture Ayush Punya, Mama Jnana Kuru, Pushtim Svaha | Mantra da Tara Branca

Mantra tibetano que está ligado a uma boa saúde e vida longa. Frequentemente é cantado com boas intenções para o benefício dos outros seres e para espalhar positividade.

Tayata Om Bekandze, Bekanze Maha Bekandze, Randze Samundgate Soha | Mantra do Buda da Medicina

“Que todos os seres possuam a felicidade e as suas causas.
Possam todos os seres estarem livres do sofrimento e das suas causas.
Possam todos os seres permanecerem para sempre na alegria.
Possam todos os seres permanecerem em equanimidade, livres do apego e da aversão.”

Está associado a Bhaisajyaguru, o bodhisattva que fez doze grandes votos com o objetivo de abençoar, proteger e ajudar todos os seres.

Saiba mais: A Medicina Tibetana.

Om Ami Dewa Hrih | Mantra do Buda Amitabha

É uma invocação ao Buda da Luz Infinita, diz-se que ajuda a superar os obstáculos que impedem a iluminação.

Om Ah Hum Vajra Guru Padma Siddhi Hum | Mantra do Padmasambhava ou Vajra Guru

Padmasambhava foi um professor histórico que teria convertido o Tibete ao budismo. Ele era um renomado estudioso, meditador e mágico, e o seu mantra sugere a sua natureza rica e diversificada.

Om A Ra Pa Ca Na Dhih | Mantra de Manjushri

Manjushri é um bodhisattva que representa a sabedoria, e por conseguinte o mantra representa essa qualidade.

Om Vajrapani Hum | Mantra de Vajrapani

Vajrapani é um Bodhisattva que representa a energia da mente iluminada, e o seu mantra também simboliza essa qualidade.

Vajrasattva | Mantra das 100 sílabas

“Oṃ vajrasattva samayam, anupālaya, vajrasattva tvenopatiṣṭha, dṛḍho me bhava, sutośyo me bhava, supośyo me bhava, anurakto me bhava, sarva siddhiṃ me prayaccha, sarva karma su ca me, cittaṃ śreyaḥ kuru hūṃ, ha ha ha ha hoḥ, bhagavan sarva tathāgatavajra,mā me muñca, vajrī bhava mahā samaya sattva, āḥ (hūṃ phaṭ).”

Vajrasattva é um Bodhisattva que simboliza a pureza primordial. Meditar nele nos ajuda a purificar a mente da ganância, ódio e ilusão.

Daihi Shin Dharani | Mantra da Grande Compaixão

Butchô Sonshô Dharani | Mantra do Vitorioso

Nam Myo Ho Renge Kyo | Mantra do Sutra do Lótus

Mantra de devoção ao Sutra do Lótus, essencial no budismo Budismo Nichiren.

Gate Gate Paragate Parasamgate Bodhi Svaha

“Foi, foi (Gate Gate), Foi além (Paragate), Foi completamente para a outra margem (Parasamgate), Chegou à iluminação (Boddhi), Maravilha (Swaha)”.

O mantra está presente no final do Sutra do Coração.

Saiba mais: Sutra do Coração | Canções, recitações e palestras

Namo Tassa Bhagavato Arahato Samma Sambuddhassa

“Homenagem ao Abençoado, ao Nobre, ao Perfeitamente Iluminado”.

Cântico de louvor ao Buda. É comum, principalmente na tradição Theravada, a recitação no inicio de alguma palestra ou cerimónia, como a tomada de refúgio e preceitos.

Saiba mais: Namo Tassa Bhagavato Arahato Samma Sambuddhassa

Namo Buddhaya, Namo Dharmaya, Namo Sanghaya

“Homenagem ao Buda, Homenagem ao Dharma, Homenagem ao Sangha.” Este canto é um louvor à Joia Tríplice.

Saiba mais: Namo Buddhaya, Namo Dharmaya, Namo Sanghaya

Buddham Sharanam Gachchami, Dhammam saranam gacchami, Sangham saranam gacchami

“Eu tomo refúgio no Buda, eu tomo refúgio no Dhamma, eu tomo refúgio na Sangha”.

Saiba mais: As 3 Jóias: Buda, Dharma e Sangha

6 mantras do verdadeiro amor

Estes mantras foram criados por Thich Nhat Hanh:

Mantra 1: Querido (a), eu estou aqui para ti
Mantra 2: Eu sei que estas aí, e eu estou muito feliz
Mantra 3: Eu sei que tu sofres, eu estou aqui para ti
Mantra 4: Querido (a) eu estou a sofrer, por favor ajuda-me
Mantra 5: Este é um momento feliz
Mantra 6: Tu estás parcialmente certo (a)

Referências: Mantra (Wikipédia-eng), Dharani (Wikipédia-eng) Dharani (Rigpawiki), No time for Buddhist practice? You have time for mantra, don’t you? Mantra — a complete practice (Buddhaweekly), A Guide to Buddhist Mantras (Wildmind), Mantras (FPMT), Buddhist Mantras and Chants (Visiblemantra).

Veja também:

Deixe um comentário