Ensinamentos Mente e Psicologia Theravada Vídeo-palestras

A mente é um fenómeno maleável

“A mente é o que eu faço dela, ela foi o que eu fiz dela, e ela vai ser aquilo que eu fizer dela.”
– Ajahn Mudito

Transcrição de excerto da palestra “O Dhamma das moscas”, por Ajahn Mudito.
Publicada no YouTube em 22/10/2023. No final do artigo está incorporado o vídeo com a palestra integral.

A mente é um fenómeno completamente maleável, ela pode ser qualquer coisa, ela pode ser desde um fantasma, animal, cão ou demónio, até um anjo, até brahma, até ao Buda! Ela tem esse escopo, ela vai desde um demónio, desde uma larva, desde um mosquito, até Buda. Não tem nada que obrigue ela a ser de um jeito ou de outro a não ser causas e condições. Só isso! Não tem ninguém obrigando você a ser de um jeito ou de outro, não tem ninguém que vai purificar a sua mente ou corromper a sua mente. É apenas uma questão de causas e condições. Se as causas estão presentes a mente é de um jeito, se as outras causas estão presentes a mente é de outro jeito.

Talvez a principal causa dentro de tudo isso é esse tal de Eu. O que é que eu estou fazendo, como é que eu enxergo as coisas, qual é o meu modo de pensar, o meu modo de agir, como é que eu falo como é que eu me comporto, como é que eu penso, de que ponto de vista eu olho as coisas, quais são as qualidades mentais que frequentam a minha mente?

A qualidade do desanimo, preguiça, de olhar o lado negativo de tudo, de pessimismo, de infantilidade? Ou a qualidade do bom humor, de enxergar de maneira sabia, com bem-querer? A qualidade da gratidão, humildade… Quais são as qualidades mentais que frequentam a minha mente ou criam espaço para que tipo de qualidade mental persistir e florescer?

Se você cria um ambiente tóxico, gratidão não consegue existir ali. Não é que gratidão seja frágil, ou fraca, não é a questão disso, é só a questão de causa e efeito. Gratidão é muito forte e saudável se ela tiver condições para isso. É quem nem uma árvore, não é que ela seja fraca ou difícil de plantar, depende do ambiente, se as condições forem propicias ela cresce tranquilamente, sem problema nenhum, sem doença, ela cresce forte e firme. Então é só a questão de: Há condições para que isso esteja presente ou não?

Temos que olhar isso. Estou criando condições para que a sabedoria se estabeleça ou não? A minha mente é um ambiente saudável para que humildade surja, floresça e dê os seus frutos? ou não? É um ambiente para que ódio de si mesmo ou baixa autoestima floresça e dê frutos? Quem é que floresce melhor na minha mente? É só você olhar, nem é preciso consultar ninguém, é só prestar atenção. […]

A mente é maleável, ela não tem uma maneira obrigatória da qual ela deveria ser, ela é como é agora porque você a deixou ficar assim. Se você mudar as condições dela ela muda também, ela não tem nenhuma opinião sobre como ela vai ser, ela vai ser do jeito que der para ser. Se voce colocar as condições de maneira correta ela vai ser daquela jeito, se você continuar plantando as condições para ela ser desse jeito ela vai continuando sendo assim e ficando cada vez pior. É que nem automóvel, ele vai para onde você direcionar ele. A sua mente é a mesma coisa, se direcionar ela para a escuridão ela vai para a escuridão, se direcionar ela para uma moita de espinhos ela vai com tudo em direção à moita de espinhos. Ela não tem opinião, se você direcionar ela para a beira de um lago bem bonito e tranquilo, ela vai em direção à beira de um lago bem bonito e tranquilo. É você que tem que decidir o que é que você vai fazer, a mente não tem opinião e não tem formato obrigatório para ela. Ela é o que as causas e condições permitirem que ela seja. Tem que prestar atenção nisso, tem que prestar atenção no que está fazendo consigo mesmo e ter visão que a mente vai ser aquilo que eu fizer dela.

A mente é o que eu faço dela, ela foi o que eu fiz dela, e ela vai ser aquilo que eu fizer dela.

Se a pessoa tiver visão só desse tanto eu acho que ela já começa a andar… Só conseguir lembrar desse tanto e repetir isso como se fosse um mantra, eu acho que é inevitável começar a prestar mais atenção e ser mais cuidadoso.

PALESTRA INTEGRAL:

Veja também:

Deixe um comentário