Notícias Sociedade e Política

António Guterres apelou à paz no local de nascimento do Buda

O secretário-geral da ONU, António Guterres, esteve no dia 31 de outubro em Lumbini, Nepal. No local em que o Buda nasceu, António Guterres fez um apelo para que o mundo se inspire nos ensinamentos do Buda e se comprometa com a paz e a compaixão em meio às crescentes crises que assolam o mundo. Guterres destacou os conflitos em várias regiões, particularmente no Médio Oriente, na Ucrânia, no Sahel e no Sudão. Salientou também o enfraquecimento de regras e instituições globais, o impacto da violência sobre as pessoas e a urgência de ajuda humanitária em Gaza. Ele expressou preocupação com o número recorde de pessoas expulsas das suas casas pela violência, conflitos e perseguições, bem como com os desafios persistentes da pobreza e desigualdade e os impactos cada vez piores das crises climáticas.

“No Oriente Médio, na Ucrânia, no Sahel, no Sudão e em muitos outros lugares do mundo, os conflitos estão provocando estragos”, afirmou Guterres. “As normas e as instituições mundiais ficam abaladas à medida que os direitos humanos e o direito internacional são violados”, acrescentou. “O direito humanitário internacional estabelece regras claras que não podem ser ignoradas. Não é um menu ‘à la carte’ e não pode ser aplicado seletivamente. Todas as partes devem respeitá-lo, incluindo os princípios de distinção, proporcionalidade e precaução.”

“A paz é mais do que uma visão nobre, é um grito de mobilização. A partir destes jardins sagrados, conclamo o mundo a agir agora pela paz“, disse Guterres, enfatizando a mensagem budista de compaixão, não violência e interdependência como uma inspiração para todos e fonte de unidade. “É um lugar para refletir sobre os ensinamentos do Buda. Sobre o que significa a sua mensagem de paz, interdependência e compaixão no mundo turbulento de hoje”, ressaltou Guterres. “Nestes tempos conturbados, a minha mensagem ao mundo, dos jardins pacíficos de Lumbini, é simples: a humanidade tem uma escolha. Cabe-nos a nós seguir o caminho da paz”.

“Os impactos da crise climática estão a aumentar”, realçou também António Guterres. “A humanidade está em guerra com a natureza e em guerra consigo mesma”.

Guterres apontou como principais ações para paz sustentada a proteção dos direitos humanos, construção de confiança e compreensão, alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a abordagem da pauta climática, com a redução das emissões de gases de efeito estufa e restauração da biodiversidade.

Lumbini, no sul do Nepal, é conhecido como o local de nascimento do Buda e é um Património Mundial da Unesco. O local tem uma enorme importância espiritual e atrai centenas de milhares de peregrinos de todo o mundo.

Esta visita não só simboliza o compromisso do secretário-geral com a paz global, mas também destaca a ligação de longa data da ONU com o desenvolvimento de Lumbini. O envolvimento da ONU em Lumbini remonta ao início da década de 1950 e, ao longo dos anos, desempenhou um papel fundamental na transformação de Lumbini num importante centro de peregrinação e turismo, promovendo a paz e o intercâmbio cultural.

Referências: ONU News, Swissinfo, My Republica, ECO.

Veja também:

Deixe um comentário