As vítimas dos incêndios florestais que ocorreram em Portugal em 2017, nomeadamente os agricultores idosos, vão receber ajuda da Fundação Budista Tzu Chi de Taiwan.
O Centro Económico e Cultural de Taipei confirmou à agência Lusa, sem adiantar pormenores, que a fundação de Taiwan pretende contribuir e que as várias questões relacionadas com a ajuda estão a ser coordenadas também com as autoridades portuguesas.
“Mais de 100 pessoas perderam a vida nos incêndios (em Portugal) e centenas ficaram gravemente feridas. As casas, as quintas, os celeiros e os silos de moradores das aldeias foram engolidos pelas chamas e fizeram desaparecer o esforço acumulado durante uma vida. Sinto-me profundamente triste e com muita pena”, declarou, na nota, Shih Cheng Yen.
O responsável pela Fundação disse esperar “sinceramente que o amor e a bênção dos voluntários de Tzu Chi em todo o mundo ajude as pessoas a reconstruir suas casas rapidamente, a reviver a economia agrícola e recuperar as suas vidas o mais rápido possível”.
Em 2017, os incêndios florestais provocaram mais de 110 mortos, 66 dos quais em junho em Pedrógão Grande e 45 em outubro na região Centro, cerca de 350 feridos e milhões de euros de prejuízos.
Referências: Diário de Notícias, Tzu Chi
Sobre a organização:
Fundada em 1966 pela monja Cheng Yen, em Taiwan, é uma organização humanitária internacional e uma organização não-governamental (ONG) com uma rede internacional de voluntários e funcionários. Foi premiada com um status consultivo especial no Conselho Económico e Social das Nações Unidas.
As “Quatro Grandes Missões” da Fundação são a Caridade, a Medicina, a Educação e a Cultura Humanista; que, ao longo dos anos, se desenvolveram para incluir a Doação de Medula Óssea, a Protecção Ambiental, o Voluntariado Comunitário e a Ajuda Internacional. Estas oito campanhas simultâneas são colectivamente conhecidas como as “Oito Pegadas” de Tzu Chi. Os voluntários da Tzu Chi promovem o espírito da bondade amorosa incondicional e a compaixão universal para todos, com o objectivo de criar um mundo pacífico e harmonioso.
Veja também:
- Cheng Yen, a monja que criou uma das maiores organizações humanitárias do mundo
- Conheça 8 Organizações Budistas Internacionais
- Budismo Engajado | Thich Nhat Hanh
Discover more from Olhar Budista
Subscribe to get the latest posts sent to your email.