Budismo Geral

Vesak | Buddha Purnima | Dia de Buddha

Vesak é uma data comemorada pelos Budistas e feriado nacional em alguns países. É celebrado o nascimento, iluminação e o parinibbana de Buda. A data é baseada no calendário lunisolar budista e geralmente ocorre na lua cheia de Maio.

As comemorações do Vesak variam de país para país, mas é muito comum a construção de lanternas e luminárias com vários tamanhos e cores que enfeitam casas, templos e espaços públicos; nas festividades lanternas são colocadas em lagos ou rios ou até lançadas ao ar. Além do espetáculo de luz também são preparadas flores para enfeitar os diversos locais. Em algumas tradições banha-se com chá doce uma estátua de Buda em criança. Peças teatrais, desfiles, procissões, entre outros eventos, podem fazer parte das festividades.

Os budistas também costumam ir aos templos receber ensinamento e fazer oferendas para os monges. No dia ou na semana do Vesak alguns optam por fazer uma prática mais intensa e rigorosa.

Apesar de festivais budistas serem uma tradição secular, a decisão de celebrar o Vesak foi formalizada na Conferência da Sociedade Mundial de Budistas que teve lugar no Sri Lanka em 1950.

A 15 de Dezembro de 1999 na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi aceite uma proposta de representantes de 34 países de que o Vesak seja internacionalmente reconhecido e observado nas sedes das Nações Unidas e nos escritórios regionais a partir do ano 2000, e que será conjuntamente celebrado por todas as tradições budistas.

Feliz Vesak a todos os leitores do blog!

Referências: Vesak 2016: Mensagem de Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas (eng) – Wikipedia-eng: Vesak – Wikipédia-eng: Buddha’s_Birthday – Comunidade Budista Nalanda: Vesak 2010

Veja também:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: