Artes História e Arqueologia Vídeo-palestras Zen/Chan

A influência do Zen na arte, estética e cultura japonesa

O Budismo Zen exerceu uma forte influência na arte e cultura japonesa, e acabou tornando-se parte da base espiritual e estética do Japão. Através da prática de várias artes japonesas, muitos dos valores éticos e espirituais do Zen foram ensinados e transmitidos no Japão.

Quase todas, senão todas, as formas de arte japonesa, como o chadô (cerimónia do chá), ikebana (arranjo floral), shodô (caligrafia), jardinagem, cerâmica, artes marciais, e muitas outras, foram fortemente influenciadas pelo espírito única do Zen. Essas formas de arte foram transformadas pelo Zen numa disciplina espiritual. Provavelmente sem o Zen o Japão nunca teria alcançado o seu alto nível de refinamento e cultivo das artes.

O Zen deu origem a um conjunto de ideais, tais como: Wabi-sabi (a beleza da impermanência e da imperfeição), Yugen (graça e sutileza profunda), Miyabi (elegância, refinamento, cortesia), Shibui (beleza simples, sutil e discreta), entre outros.

O Wabi-sabi é o exemplo mais proeminente, ele está presente em quase todas as formas de arte nipónica, e inclusive ultrapassou as fronteiras do país do sol nascente. O conceito do Wabi-sabi está centrado na aceitação da transitoriedade e imperfeição. Essa concepção muitas vezes é descrita como uma apreciação da beleza que é “imperfeita, impermanente e incompleta” por natureza.

Na arte nipónica também se destaca a harmonia com a natureza. Isso é particularmente percetível nos jardins, mas também muitas outras formas de arte incluem algum elemento ou referência à natureza.

Seguem-se duas palestras sobre a influência do Zen, e no final deste artigo pode conferir várias ligações para outros artigos publicados no Olhar Budista sobre diversas artes nipónicas que incorporam o espírito do Zen.

Vídeo-Palestras (es)

El espíritu del Zen y su influencia en la cultura japonesa | Dokushô Villalba

Bases Filosóficas Zen de las Artes Japonesas | Aigo Seiga Castro

Saiba mais (links externos):

Veja também:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: