Vajrayana (Tibetano) Zen/Chan

A Verdade (ou realidade) Relativa e Absoluta

O conceito das duas verdades está associado ao Budismo Mahayana, teve o seu maior desenvolvimento na escola Madhyamaka, fundada por Nagarjuna, embora a sua história remonte ao budismo inicial.

Tudo tem um aspeto relativo e absoluto. O relativo é como as coisas aparentam ser. O absoluto é a natureza inerente de tudo, como as coisas realmente são. Nos ensinamentos elas são conhecidas como “as duas verdades”, mas não devem ser entendidas como duas dimensões separadas, mas como dois aspetos de uma única realidade. A verdade absoluta é a verdadeira natureza do relativo. A verdade relativa é a manifestação do absoluto.

Para explicar este conceito muita vezes são utilizados os seguintes similes: As ondas do mar são como a realidade relativa, enquanto o mar é o absoluto; na água com gás, as bolhas de gás carbónico que surgem e desaparecem são o relativo e a água o absoluto.

Verdade Relativa (samvrti-satya)

Também referida como: Realidade Relativa ou Convencional.

A verdade relativa inclui todos os fenómenos dualistas – nós mesmos, outros seres, objetos materiais, pensamentos, emoções, conceitos – que compõem as nossas vidas neste mundo. Os fenómenos existem na dependência de outros fenómenos. Ela descreve a nossa experiência diária no mundo. A verdade relativa também está relacionada com o conceito de maya, ou ilusão.

Verdade Absoluta (paramārtha-satya)

Também referida como: Realidade Absoluta, Última ou Suprema.

A verdade absoluta é a realidade além do dualismo de qualquer tipo. É também a verdadeira natureza de todos os fenómenos relativos.

Referências: Lion’s Roar, Rigpa, Wikipedia.

Vídeo-Palestra recomendada:

Veja também:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: