Notícias Património e Arquitectura

Templo Huong Dao: grande expansão incluirá stupas com escrituras gravadas em pedra | EUA

No dia 15 de maio os membros do Huong Dao, um templo budista em Fort Worth, Texas, EUA, lançaram a primeira pedra de uma expansão de 5,7 hectares que deve custar US$ 100 milhões para ser concluída. A nova construção incluirá 840 stupas construídas em granito, sendo que algumas delas chegarão aos 40 metros. As stupas abrigarão os ensinamentos budistas do Cânone Páli, que serão gravados em lajes de pedra na língua Páli e em inglês. Os ensinamentos em cingalês, birmanês, tailandês, cambojano, laosiano e vietnamita serão gravados em cobre, ouro e aço inoxidável. O projeto de expansão foi nomeado como “The Ancient Sacred Buddhist Scripture Stupas” em homenagem às muitas stupas que serão construídas.

Um monge no templo, Tue Nhan Bhikkhu, refere que ao longo da história normalmente apenas reis asiáticos foram capazes de levantar fundos para construir um Grande Local Budista Sagrado, mas que os budistas de todo o mundo estão convidados a participar para que este projeto seja concluído.

A cerimónia da primeira pedra contou com a presença de autoridades locais de alto escalão, incluindo An Truong, o perfeito de Haltom City. An Truong é membro do templo há mais de 20 anos, veterano da guerra do Vietname, e serviu como policia no departamento de narcóticos por mais de três décadas antes de começar a trabalhar no escritório do promotor do condado de Tarrant. Durante esse tempo, ele foi um investigador da Unidade de Acusação de Gangues e Homicídios. An Truog ajudou a construir um dos primeiros templos usados ​​pelos monges de Huong Dao. O templo era cercado por moradias de baixa renda e traficantes de drogas quando Truong trabalhava como agente de narcóticos, mas segundo ele essa situação tem vindo a mudar.

Huong Dao tem sido uma pedra angular da comunidade em Fort Worth por 25 anos. Ele fornece práticas para uma congregação de cerca de 1000 pessoas e contém um salão de 1115 metros quadrados. O templo serve para uma variedade de funções da comunidade. É o local anfitrião de feiras de saúde durante todo o ano; oferece aos fiéis uma variedade de serviços budistas, incluindo casamentos, funerais e retiros de meditação; e é também um importante ponto de distribuição de alimentos para famílias carenciadas na área de Fort Worth.

Infelizmente, o templo e os seus membros nem sempre foram bem-vindos na área. Gina Bivens, que faz parte do conselho de Fort Worth, disse o seguinte sobre o início do templo: “Nos primeiros dias do templo, as pessoas eram assediadas ou agredidas. Nós olhamos para os nossos ensinamentos e meditação para ajudar a refrear a violência nesta área.”

Com este projeto a comunidade budista do templo espera preservar os preciosos ensinamentos do Dharma para as gerações vindouras. O projeto parece ter sido inspirado no Pagode Kuthodaw e nas Stupas de Bagan, embora isso aparentemente não tenha sido mencionado.

Via: Buddhistdoor, Fortworthreport.

Veja também:

Deixe um comentário