Pessoas e Personalidades

Heitor Lourenço: o conhecido ator aprendeu com o budismo uma forma diferente de se relacionar com a vida

Heitor Lourenço é um dos mais conhecidos atores portugueses. Atuou em teatros a norte e sul do país e participou em vários filmes, séries e novelas. Escreveu as obras “O triângulo das portas” e “Historias da dona esperança”, tendo essa última obra dado origem a uma peça de teatro infanto-juvenil. Heitor Lourenço é budista, vegetariano e é conhecido por fazer trabalho voluntário.

O Budismo lhe deu uma nova capacidade

Numa participação no programa da TVI “Você na TV”, no dia 18 de Setembro deste ano, Heitor falou sobre a sua vivencia como budista e vegetariano. Heitor refere que o budismo lhe deu uma capacidade diferente de se relacionar com a vida e com os problemas que surgem. Afirma que o budismo lhe preparou para esta situação pandémica que estamos a viver, porque é uma prática diária a consciência de que nada pode ser dado como adquirido, tudo pode mudar.

No passado fez uma viagem à Índia e apercebeu-se que faz parte de uma minoria privilegiada, e isso fez-lhe sentir no dever de fazer alguma coisa pelo mundo, e ser vegetariana é um pouco isso, afirmou no programa.

Num post no Instagram, referiu que quando se tornou vegetariano há cerca de 25 anos, nessa altura era considerado um alienígena por essa escolha, tendo muitas vezes sido vítima de bullying, que na altura não tinha esse nome pomposo.

Detido em Paris por ter sido confundido com terrorista

Em 2015 aconteceu um insólito episódio e que não mais irá esquecer. Antes do avião embarcar, estava a fazer meditação com um cronómetro e a recitar em tibetano. Os outros passageiros consideraram o comportamento suspeito e fizeram denúncia.

“Quando ponho o pé nas escadas do avião estavam várias pessoas a olhar para mim. A polícia do aeroporto de Paris agarrou em mim, um polícia de cada lado a segurar-me nos braços, e puseram-me dentro do carro da polícia. Disseram-me que tinha sido denunciado por suspeitas de terrorismo a bordo e que tinha estado a recitar o Corão em voz alta. Que estava a ler um texto que envolvia as palavras morte e bomba”, disse em declarações à SIC. Heitor ficou detido na esquadra durante 6 horas até que o assunto ficou esclarecido, tendo sido libertado e com a promessa do processo ser arquivado.

Créditos da imagem de destaque: Wikimedia (Hipersyl) – CC BY-SA 4.0

Veja também:

Deixe um comentário