Filmes e Séries

A Roda da Vida [Filme]

Filme realizado pelo cineasta e praticante budista William Alves. Contou com a colaboração do Lama Padma Samten e da sua sangha.

Sinopse (oficial): Osmar, um rico empresário, tem vários pesadelos, entra em depressão e não consegue entender o que está acontecendo com sua vida. No lado oposto existe um morador de rua que luta pela sobrevivência e que um dia se torna um artesão que trabalha com o barro. O barro é o elo de ligação entre essas duas pessoas tão diferentes. Entre essas duas realidades a luta de classes se manifesta.

Segundo o site oficial, o personagem principal sente uma profunda insatisfação com a vida e busca a felicidade como saída. “É uma historia de desapego. Comumente somos muito apegados a tudo, inclusive as coisas que aparentemente são negativas, ruins, que não são boas. Não temos consciência disso e seguimos uma vida agindo assim, como um cego que caminha a beira de um precipício.”

A estrutura do filme é dividida em 3 camadas:

  1. Psicológica: toda a base do filme tem como fundamento a psicologia Budista, nomeadamente o conceito da “Roda da Vida;
  2. Discurso político e social: o personagem principal é um empresário e empreendedor, a sua postura impacta na vida de milhares de pessoas, de seres vivos e no meio ambiente;
  3. Discurso cinematográfico.

Avidya, Samskara, Vijnana, Vedana, Trishna, Mahajara, os três animais, Caminho do Meio e tantos outros ensinamentos budistas estão presentes nas imagens e roteiro do filme. O homem que modela o barro simboliza o segundo elemento da Roda da Vida: Samskara, ou marcas mentais.

A ideia do filme surgiu antes do cineasta William ter contacto com o budismo, o nome inicial era “O Homem de Barro“, mas o contacto com o budismo teve um impacto profundo. William começou a frequenter o CEBB – Centro de Estudos Budistas Bodisatva em Brasília, e conta que “Foi tão impactante que eu mergulhei de cabeça no budismo e nos ensinamentos”. A partir desse momento começa a colocar no roteiro elementos budistas e recebe a colaboração da Sangha.

Foram oito anos deste a escrita do argumento até ao resultado final em 2018. Em Outubro deste ano foi iniciada a campanha para o lançamento do filme para o público geral. Metade do valor arrecadado será direcionado para os projetos educacionais do CEBB: Escola Vila Verde, de Alto Paraíso (GO) e Escola Caminho do Meio, de Viamão (RS).

Veja também:


Site oficialIMDB | Lista de Filmes e Séries

Deixe um comentário