Ensinamentos Mente e Psicologia Theravada

O que define uma mente forte?

Ajahn Jayasaro afirma que “uma mente forte é aquela que é capaz de suportar a verdade das coisas, uma mente que não é chateada, uma mente que não oscila diante das várias vicissitudes da vida, altos e baixos, das coisas que gostamos, das coisas que não gostamos, que é capaz de manter a calma e integridade diante de tentações e fenómenos que tendem a encorajar a cobiça, raiva e delusão.”

“Uma mente forte é uma mente que é calma em meio à confusão, uma mente que é bondosa, generosa em meio à crueldade e egoísmo, uma mente que é capaz de manter os seus padrões quando não há suporte para manter esses padrões.”

No livro “Por Fora e Por Dentro”, Ajahn Jayasaro refere que “a mente destreinada é presa de vários estados mentais que arruínam o seu esplendor natural. Estes incluem as diversas formas de cobiça, inveja, raiva, ódio e animosidade, entorpecimento e agitação, complacência, confusão, arrogância, desprezo e preconceito, e apego cego a pontos de vista e crenças. Felizmente, nenhum destes estados mentais está irrevogavelmente conectado à mente; qualquer um pode ser eliminado pela prática do Óctuplo Caminho. Estes estados mentais negativos e prejudiciais são chamados ‘kilesa’, na língua Pāli, geralmente traduzidos como ‘contaminações ou corrupções’.”

“O Buda disse que as mentes livres de estados mentais nocivos tomam as decisões mais inteligentes a longo prazo. A ganância, a importância pessoal e o preconceito surgem nas mentes pessoais e, caso não se lhes preste a devida atenção, podem ter consequências enormes para as comunidades e para as nações. O Buda ensinou os discípulos a olharem constantemente para o seu interior de maneira a perceberem com que formas – ações e palavras, desejos e emoções, crenças, valores e teorias – contribuem para os conflitos externos. Ensinou maneiras de libertar os aspetos destrutivos da mente humana, e de alimentar os construtivos. Ao aprenderem a distinguir as causas e as condições dos conflitos, os budistas são ensinados a esforçarem-se no sentido de lidarem com isso da melhor forma possível.”

Todas as ações são ditadas pela mente:
A mente é o seu mestre; a mente é o seu criador.
Se alguém agir ou falar com um estado mental contaminado,
O sofrimento surgirá, tal como o carro de rodas
Que segue as pegadas do boi.

Todas as ações são ditadas pela mente:
A mente é o seu mestre; a mente é o seu criador.
Se alguém agir ou falar com um estado mental puro
Surgirá a felicidade, como uma sombra
Que perdura por detrás, sem partir.

– Buda, Dhammapada, v. 1-2

“O Buda foi Aquele que despertou. A sua mente foi liberta de todas as aflições e alcançou a perfeição na sabedoria, compaixão, pureza interior e paz.”

Sugestão de vídeo-palestras (link externo):

Veja também:

1 comment

  1. Às vezes, a fortaleza está na fragilidade do galho que se deixa dobrar sob a tempestade, mas não se quebra.

Deixe um comentário