Sabia que: O templo budista Senso-ji, em Tóquio, é um dos templos mais visitados do mundo?

Publicado em Atualizado em

Sensō-ji situa-se no bairro Asakusa, na Região Metropolitana de Tóquio.

Templo Budista, Tóquio
Hozomon (Portão da Casa do Tesouro)

Segundo as pesquisas e dados recolhidos pela prestigiada revista Travel+Leisure em 2012, Sensō-ji juntamente com o Santuário Meiji, aparecem no topo como os locais sagrados mais visitados do mundo, com 30 milhões de visitantes anualmente. Segundo uma outra pesquisa de 2014, está entre as 10 atrações turísticas mais visitadas.

O Templo Sensō-ji, também chamado de Templo Asakusa, beneficia-se por estar num país em que uma grande parta da população se identifica com o budismo e por Tóquio ser uma das maiores regiões metropolitanas do mundo e estar entre as cidades mais visitadas por turistas.

Sensō-ji é o templo mais antigo de Tóquio e um dos mais significantes. Foi associado à escola budista Tendai mas tornou-se independente após a 2ª Guerra Mundial. O templo é dedicado à Bodhisattva da compaixão Kannon, também conhecida por Guan Yin em chinês e Avalokitesvara em sânscrito.

De acordo com a lenda, uma estátua de Kannon foi encontrada por dois pescadores no rio Sumida em 628. O chefe da aldeia começou a transformar a sua casa num pequeno templo em Asakusa e em 645 o templo é oficialmente fundado.

Durante a 2ª Guerra Mundial o templo foi bombardeado e destruído. Foi reconstruído mais tarde e tornou-se num símbolo do renascimento e paz do povo japonês.

A primeira entrada, chamada de Kaminarimon ou Portão do Trovão, possui uma enorme lanterna de papel. Até à segunda entrada, chamada de Hozomon ou Portão da Casa do Tesouro, estende-se por 250 m a conhecida rua comercial Nakamise-dori, repleta de pequenas lojas que vendem lembranças, doces tradicionais, objetos religiosos entre tantas outras coisas. Toda a área circundante está repleta de várias lojas, muitas delas tradicionais, além de vários locais para comer que apresentam pratos tradicionais da cultura japonesa.

Dentro do recinto está um jardim no estilo japonês, um pagode de 5 andares e o salão principal dedicado à Kannon.

Sensō-ji vai muito além de um templo budista, é um dos principais pontos históricos e culturais do Japão.

Saiba mais: Wikipédia-eng; Google Maps – Localização.

Veja também:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.