As ruínas da Universidade Budista de Nalanda situam-se a poucos kms de Rajgir, na Índia. A universidade foi fundada no Século V e abandonada no século XIII. O nome “ Nalanda ” em sânscrito significa “doador de conhecimento”: uma combinação de “nalam” (lótus, que representa o conhecimento) e “da” (dar).
Considerada a primeira universidade residencial do mundo, Nalanda no seu apogeu teve mais de 10000 alunos e 2000 professores. Foi a maior universidade na sua época e a única universidade internacional existente no planeta. Acredita-se que foi escavado apenas uma parte da totalidade do complexo.
Nalanda teve um papel extremamente importante no desenvolvimento do Budismo Mahayana e Vajrayana. E além de estudos budistas e de filosofia, também era ensinado ciência, astronomia, medicina, lógica, yoga, vedas, etc. Em cada sala costumava haver 100 alunos. A maioria das salas continha um poço para quando necessário “matar” a sede dos alunos.
Naquela época, a Biblioteca era muito prestigiada e reconhecida em todo o mundo. Era apelidada de Dharma Gunj, que significa a “Montanha da Verdade”. Quando Xuanzang visitou Nalanda, ficou surpreso ao ver a coleção de livros da biblioteca. Os livros contidos na biblioteca pertenciam a uma ampla gama de tópicos que ele nunca tinha visto antes na sua vida. Xuanzang também refere que o porteiro da biblioteca sabia muito mais do que ele em quase todas as disciplinas, incluindo Medicina e Astronomia. A quantidade de manuscritos na biblioteca era tanta que quando foi incendiada pelos invasores muçulmanos continuou queimando por mais de 5 meses, tendo sido perdidos livros de valor inestimável. Acredita-se que algumas descobertas científicas de séculos posteriores já tivessem sido descobertas em Nalanda.
O declínio do budismo na Índia e as invasões islâmicas ditaram o fim da universidade, uma perda imensurável para a Índia.
Vídeo: Archaeological Remains of Nalanda Mahavihar | Inglês
por Archeological Survey on India (ASI)
Fotografias das ruínas
Fotos: Ricardo Sousa | Olhar Budista
Nava Nalanda Mahavihara
Na tentativa de fazer reviver novamente Nalanda, em 1951 foi inaugurada a Nava Nalanda Mahavihara, um Centro de estudos de Pali e Budismo próximo das ruínas de Nalanda. Em 2006 tornou-se numa universidade.
Nalanda University
É o projecto mais recente e mais ambicioso para a edificação na Índia de uma grande universidade inspirada em Nalanda. Está será uma universidade internacional, com apoio e investimento de vários países. Actualmente já estão a funcionar 2 cursos em instalações provisórias. O objectivo e ir abrindo periodicamente novos cursos e construir o novo campus a poucos km’s da antiga Nalanda.
Fotos do site oficial e Facebook.
Saiba mais (links externos):
- Nalanda: The university that changed the world (BBC)
- Nalanda Mahavihara (Wikipédia-eng)
- Nalanda University (Wikipédia-eng)
- Nava Nalanda Mahavihara – Site oficial
- Nalanda University – Site oficial
Veja também:
- Conheça 5 universidades budistas
- Sabia que: O maior livro do mundo é budista?
- Sabia que: O Sutra do Diamante é o primeiro livro impresso no mundo?
- Sabia que: O rei grego Milinda foi um dos primeiros ocidentais a se tornar budista?
Discover more from Olhar Budista
Subscribe to get the latest posts sent to your email.