História e Arqueologia Imagens e Fotografia Património e Arquitectura Vídeos

Sabia que: Nalanda foi a primeira universidade residencial no mundo? Que foi o maior centro de conhecimento no mundo?

As ruínas da Universidade Budista de Nalanda situam-se a poucos kms de Rajgir, na Índia. A universidade foi fundada no Século V e abandonada no século XIII. O nome “ Nalanda ” em sânscrito significa “doador de conhecimento”: uma combinação de “nalam” (lótus, que representa o conhecimento) e “da” (dar).

Considerada a primeira universidade residencial do mundo, Nalanda no seu apogeu teve mais de 10000 alunos e 2000 professores. Foi a maior universidade na sua época e a única universidade internacional existente no planeta. Acredita-se que foi escavado apenas uma parte da totalidade do complexo.

Nalanda teve um papel extremamente importante no desenvolvimento do Budismo Mahayana e Vajrayana. E além de estudos budistas e de filosofia, também era ensinado ciência, astronomia, medicina, lógica, yoga, vedas, etc. Em cada sala costumava haver 100 alunos. A maioria das salas continha um poço para quando necessário “matar” a sede dos alunos.

Naquela época, a Biblioteca era muito prestigiada e reconhecida em todo o mundo. Era apelidada de Dharma Gunj, que significa a “Montanha da Verdade”. Quando Xuanzang visitou Nalanda, ficou surpreso ao ver a coleção de livros da biblioteca. Os livros contidos na biblioteca pertenciam a uma ampla gama de tópicos que ele nunca tinha visto antes na sua vida. Xuanzang também refere que o porteiro da biblioteca sabia muito mais do que ele em quase todas as disciplinas, incluindo Medicina e Astronomia. A quantidade de manuscritos na biblioteca era tanta que quando foi incendiada pelos invasores muçulmanos continuou queimando por mais de 5 meses, tendo sido perdidos livros de valor inestimável. Acredita-se que algumas descobertas científicas de séculos posteriores já tivessem sido descobertas em Nalanda.

O declínio do budismo na Índia e as invasões islâmicas ditaram o fim da universidade, uma perda imensurável para a Índia.

Vídeo: Archaeological Remains of Nalanda Mahavihar | Inglês

por Archeological Survey on India (ASI)

Fotografias das ruínas

Fotos: Ricardo Sousa | Olhar Budista

Nava Nalanda Mahavihara

Na tentativa de fazer reviver novamente Nalanda, em 1951 foi inaugurada a Nava Nalanda Mahavihara, um Centro de estudos de Pali e Budismo próximo das ruínas de Nalanda. Em 2006 tornou-se numa universidade.

Nava Nalanda Mahavihara
Foto do site oficial.

Nalanda University

É o projecto mais recente e mais ambicioso para a edificação na Índia de uma grande universidade inspirada em Nalanda. Está será uma universidade internacional, com apoio e investimento de vários países. Actualmente já estão a funcionar 2 cursos em instalações provisórias. O objectivo e ir abrindo periodicamente novos cursos e construir o novo campus a poucos km’s da antiga Nalanda.

Fotos do site oficial e Facebook.

Saiba mais (links externos):

Veja também:

Deixe um comentário