As ruínas da Universidade Budista de Nalanda situam-se a poucos kms de Rajgir, na Índia. Foi fundada no Século V e abandonada no século XIII.
Considerada a primeira universidade residencial do mundo, Nalanda no seu apogeu teve mais de 10 000 alunos e 2000 professores. Foi a maior universidade na sua época.
Segundo fontes tibetanas, Nagarjuna ensinou aí.
Para além de estudos budistas e de filosofia, também era ensinado ciência, astronomia, medicina, lógica, yoga, vedas, etc…
O declínio do budismo na Índia e as invasões islâmicas ditaram o fim da universidade.
Vídeo: Archaeological Remains of Nalanda Mahavihar | Inglês
por Archeological Survey on India (ASI)
Fotografias das ruínas
Fotos: Ricardo Sousa | Olhar Budista
Nava Nalanda Mahavihara
Na tentativa de fazer reviver novamente Nalanda, em 1951 foi inaugurada a Nava Nalanda Mahavihara, um Centro de estudos de Pali e Budismo próximo das ruínas de Nalanda. Em 2006 tornou-se numa universidade.
Nalanda University
É o projecto mais recente e mais ambicioso para a edificação na Índia de uma grande universidade inspirada em Nalanda. Está será uma universidade internacional, com apoio e investimento de vários países. Actualmente já estão a funcionar 2 cursos em instalações provisórias. O objectivo e ir abrindo periodicamente novos cursos e construir o novo campus a poucos km’s da antiga Nalanda.
Fotos do site oficial e Facebook.
Saiba mais (links externos):
- Wikipédia: Nalanda
- Wikipédia-eng: Nalanda University
- Nava Nalanda Mahavihara – Site oficial
- Nalanda University – Site oficial
Veja também: