Vídeos

Sutra do Coração | Canções, recitações e palestras

Vídeo Publicado em Atualizado em

O Sutra do Coração é um dos mais importantes e conhecidos sutras do budismo mahāyāna. É reverenciado por muitos budistas como uma explicação perfeita da natureza da realidade. “Forma é vazio, vazio é forma” é a expressão mais conhecida do sutra (para compreender essa afirmação, explore os artigos linkados no final deste post). O Sutra é notável pela sua brevidade, concisão e claridade. Tem esse nome por ser considerado representativo dos ensinamentos básicos dos Sutras da Sabedoria Perfeita (Prajnaparamita), que são muito mais longos.

Confira neste post: O sutra cantado por diferentes artistas – Concerto de banda japonesa (com um sacerdote Zen) – Mantra do sutra – Recitações – Palestras sobre o sutra – Tradução.

Sutra do Coração cantado

por Imee Ooi

Leia o resto deste artigo »

Anúncios

Três Joias: Caminhos do Despertar [Documentário]

Vídeo Publicado em Atualizado em

Estreia este mês no Brasil a trilogia documental Três Joias: Caminhos do Despertar. A obra lança um olhar inédito sobre o desenvolvimento do budismo no Brasil. Através das Três Joias aprendemos mais sobre a história do budismo no Brasil e as formas pelas quais as pessoas têm incorporado os ensinamentos do Buda na vida cotidiana. Mestres e professores relevantes de várias escolas budistas foram entrevistados.

Trailers e Sinopses:

1º episódio, BUDA: Um encontro com mestres brasileiros – Conheça a visão de importantes monges e lamas brasileiros do nosso tempo através de suas histórias de vida e do encontro que tiveram com os ensinamentos do Buda. Aprenda com eles a história sobre o desenvolvimento do budismo no Brasil e as particularidades culturais de sua prática.

●    ●    ●

2º episódio, DARMA: O caminho dos ensinamentos – Os ensinamentos de Buda chegaram ao Brasil através de diversos caminhos: a imigração, encontros com Leia o resto deste artigo »

[Música] Hang Massive – The Secret Kissing of the Sun and Moon

Vídeo Publicado em Atualizado em

Curiosidades:

  • O vídeo-clip foi gravado em Ladakh, uma região no norte da Índia. Muitas vezes é chamada de pequeno Tibete por causa da influência tibetana, a região conta com inúmeros templos e mosteiros.
  • A estátua que aparece no início do vídeo está no Mosteiro Diskit. É o maior e mais antigo mosteiro budista tibetano do vale de Nubra, na região Ladakh. A estátua possui 32 metros e representa o Buda Maitreya, que de acordo com as escrituras seria o sucessor do Buda da era atual.

Leia o resto deste artigo »

Passage to Buddha [Filme completo-eng]

Vídeo Publicado em Atualizado em

Sinopse: Baseado no romance do ex-monge e ativista político Go Eun, HwaOmKyung (também conhecido como Passage to Buddha) é um dos melhores filmes com tema budista que a Coreia do Sul produziu.

O filme conta a história de um menino que chora a morte do seu pai e começa uma busca para encontrar a sua mãe. Uma odisseia espiritual que leva-o a encontrar pessoas estranhas e, eventualmente, a essência do budismo. Na sua caminhada ele encontra um Leia o resto deste artigo »

Wandering [Filme completo-eng]

Vídeo Publicado em Atualizado em

Sinopse: Nob levava uma vida feliz numa pequena vila com a sua esposa e filho. Mas quando perde o seu emprego, o seu filho morre e a sua esposa o deixa, ele é incapaz de lidar com o sucedido. Até mesmo os moradores da vila viram as costas para ele. Para aliviar a sua dor ele começa a beber, torna-se solitário e se sente completamente desanimado. Mergulha cada vez mais fundo numa espiral descendente da qual parece que não pode escapar. Até que um encontro com um monge na floresta desperta nele o desejo de rectificar os seus fracassos e se comprometer com a vida monástica, iniciando assim uma peregrinação física e mental.

Este drama premiado oferece um raro olhar sobre a prática dos monges da Tradição das Floresta da Tailândia.

Filme Completo: Leia o resto deste artigo »

Três Marcas da Existência [Filme completo-eng]

Vídeo Publicado em Atualizado em

Sinopse: M., um jovem que gostaria de ter uma vida melhor, decide fazer uma peregrinação pela Índia (e Nepal), visitando os quatro principais locais sagrados do budismo: Lumbini, onde Buda nasceu; Sarnath, onde deu o primeiro ensinamento; Bodhgaya, onde Siddhartha Gautama atingiu o Despertar ou Iluminação e se tornou num Buda; e Kushinagar, onde faleceu e entrou em parinirvana. Na sua jornada, M. conhece pessoas que moldam a sua compreensão do budismo de várias maneiras inesperadas. Para atingir o que deseja, M. terá que fazer uma última jornada para enfrentar a origem da sua insatisfação.

Nota de Gunparwitt Phuwadolwisid, realizador (diretor) do filme:
“O que faz uma pessoa se tornar o que ela pensa ser? É a aparência, pensamentos ou sentimentos? A individualidade realmente existe ou é apenas uma consequência da atividade mental?

Cerca de Leia o resto deste artigo »

[Filme] Da Tang Xuan Zang

Vídeo Publicado em Atualizado em

Sinopse: Durante a era da Dinastia Tang de “Zhen Guan” (nome da era durante o governo do imperador Taizong), o jovem monge Xuan Zang, na sua busca por conhecimento budista, embarcou numa viagem à Índia, cheia de riscos e perigos. Ele encontra desastres naturais e vê os sofrimentos das pessoas comuns. Soldados atravessam o seu caminho, o seu discípulo trai-o, ele enfrenta os desertos, fica sem comida e água, tudo na busca pelos ensinamentos de Buda. Ele finalmente chega à Índia e estuda o budismo seriamente. Quando retorna para a China já tem 50 anos.

Este premiado filme é uma biografia de Xuan Zang, que teve um papel importante no Leia o resto deste artigo »

Da Mo Zu Shi – Mastre do Zen | Bodhidharma [Filme completo]

Vídeo Publicado em Atualizado em

(Legendas em português podem ser activadas no botão apropriado)

Da Mo Zu Shi ou Bodhidharma, foi um monge budista que levou o Zen da Índia para a China e segundo a lenda também fundou o Kung Fu Shaolin. O filme é uma biografia do lendário monge.

“Brandy Yuen’s Master of Zen é uma jóia rara no reino dos filmes de artes marciais. Contém partes semelhantes ao estilo de artes marciais wuxia, drama e filosofia religiosa. Yuen consegue criar uma homenagem cheia de acção para Bodhidharma (conhecido como Tamo na China), o pai simbólico de Shaolin wushu, mantendo-se fiel à influência da figura no desenvolvimento do budismo Chan (Zen) na China.”

– Mark Pollard
in website Kung Fu Cinema

Leia o resto deste artigo »

Heidegger e o Oriente | Prof. Marco Aurélio Werle e Monja Coen

Vídeo Publicado em Atualizado em

“Martin Heidegger, filósofo alemão, construiu a sua doutrina em torno da questão do ser e da existência. Ele investigou a existência interior e pessoal. Para Heidegger a ruína do ser acontece com o desvio de cada indivíduo do seu projecto essencial em favor de preocupações quotidianas, o Eu individual seria sacrificado e confundido na massa colectiva da sociedade.”

O Prof. Marco Aurélio explica a filosofia do Heidegger dividindo a sua explanação em 3 pontos: (1) Contexto no qual se coloca o pensamento Heideggeriano; (2) O problema que Heidegger enfrente com a sua filosofia; (3) As possibilidades que são próprias à filosofia do Heidegger.

Posteriormente, Monja Coen fala dos pontos em comum entre o o pensamento Heideggeriano e o Budismo Zen.

Veja também:


Sobre Monja Coen | Lista de Mestres e Professores