Ensinamentos Mente e Psicologia Vajrayana (Tibetano) Vídeo-palestras

A Mente como o Espaço | Mingyur Rinpoche

“A consciência é como o espaço, não pode ser poluída pelas nuvens, você não pode obscurecer o espaço, as nuvens, a terra, o sistema solar, as galáxias você não pode cortar o espaço, você não pode queimar o espaço, o espaço é sempre puro e claro, sempre está lá.” Mingyur Rinpoche

Transcrição:

A consciência é como o espaço, não pode ser poluída pelas nuvens, você não pode obscurecer o espaço, as nuvens, a terra, o sistema solar, as galáxias você não pode cortar o espaço, você não pode queimar o espaço, o espaço é sempre puro e claro, sempre está lá.

A natureza do espaço é sempre pura e limpa. A consciência é assim. E desta maneira, você automaticamente elimina o sofrimento. Porquê?

Porque normalmente, a nossa mente depende totalmente das coisas materiais externas: Forma, som, cheiro, sabor, sensação; cinco. E até mesmo pensamentos e emoções, não são materiais, mas, os pensamentos e as emoções estão sempre “pulando”, e todos estes fenômenos: forma, som, cheiro, sabor, sensação, pensamentos e emoções, estão sempre indo e vindo, indo e vindo.

Quando está dirigindo numa rua esburacada… Como a rua é esburacada, a rua não é boa e ai você também fica pulando, bum, bum, bum, porque você está se “apoiando” na rua esburacada, então é claro que você também vai ‘pular’.

Acontece a mesma coisa se você depender dos fenômenos que estão sempre mudando, impermanência, dependendo das circunstâncias. E ai a sua mente, ou a sua felicidade, se torna como o mercado de ações, altos e baixos, altos e baixos. Mas na verdade a consciência é como o espaço, está sempre com você, então se você puder ficar com a sua própria consciência, ai a sua felicidade não fica nestes altos e baixos, se você ficar com as nuvens ai ficará nestes altos e baixos. Alguns dias umas nuvens legais, alguns dias sem nuvens, outros dias nuvens péssimas com furacão, ou tornado ou tufão, e as vezes muito lindo, com nuvens lindas. Por isso muda a toda hora. Mas se ficar com o espaço, não mudará.

Por isso dizemos que ‘Você alcançará a liberdade da mente”.

Como mencionei anteriormente, a nossa mente é como uma bandeira ao vento, está sempre sendo soprada de um lado ao outro, sem controle, não é livre, não tem liberdade.

E qual o significado de alcançar a liberdade da mente? Por exemplo, você não quer ficar bravo, mas a raiva vem, você não quer ficar chateado, mas fica chateado, você não quer ficar deprimido, mas fica deprimido, você não quer se preocupar de mais, mas a preocupação vem.

Normalmente a mente faz o oposto, você quer algo e ela vai para a outra direção, sabe? Isso é o que chamamos de não livre, a sua mente não tem liberdade. Como ser livre disso?

O único jeito é aprender a lidar com a sua mente, ou como praticar com a mente. Pois se tentar alcançar a verdadeira liberdade, a liberdade interna, procurando por coisas materiais externas, ou fenômenos externos, não ajudará.

Então como alcançar esta liberdade?

Através da prática da consciência. E ai a sua mente automaticamente ficará calma, pacífica, viável, maleável, o que nós chamamos de maleável ou manejável. Pacífica, alegre, espaçosa, estas são as experiências da meditação, não a essência da meditação. A essência da meditação é a consciência.

Mas claro que no começo é muito difícil, não apenas pra vocês mas pra mim também. mas ao praticar mais e mais, vai ficando cada vez melhor.

Tradução de: Tergar Brasil

Veja também:


Sobre Mingyur Rinpoche | Lista de Mestres e Professores

Deixe um comentário