Ambiente e Natureza

Não conscientes da interdependência, estamos a destruir o meio ambiente, a comer e respirar plástico

“Todas as ações têm consequências, todos os fenómenos têm a sua causalidade. Há causas que propiciam resultados benéficos e há causas que propiciam resultados não benéficos. Devemos por isso, saber escolher as causas que nos levam numa direção benéfica e evitar as causas que nos levam numa direção não benéfica. A crise ecológica que nós vivemos atualmente é o resultado das nossas ações. As nossas ações estão a promover a extinção de espécies e muitos dos problemas ambientais existentes.”*

Os ensinamentos budistas nos alertam para as consequências das nossas ações, nos ensinam de que tudo o que existe é interdependente, mas nós não vivemos com base nestes princípios, e as consequências ecológicas se fazem notar cada vez mais.

Descartar por exemplo um saco de plástico em qualquer lado não é uma ação inócua, vai ter consequências para o ambiente, para os animais e para nós.

O mar e os rios estão poluídos de plástico, os animais morrem aos milhões por comerem plástico, restos de plásticos vão-se transformando em microplásticos e circular pelo ar, muitos animais e plantas já têm microplásticos no interior, e nós… nós vamos literalmente respirando e comendo os plásticos que utilizamos e descartamos de forma incorreta.

Cada pessoa ingere por semana cerca de 5 gramas de microplásticos, é o equivalente a 1 cartão de débito/crédito por semana, por ano equivale a 52 cartões ou duas latas de conserva. Consequências? Cancro, infertilidade e muitas outras doenças.

A jornalista da TVI, Catarina Canelas, numa excelente serie de reportagens filmadas em 4 continentes, mostra-nos a gravidade desta situação. Uma serie de reportagens que todos deveríamos ver para termos mais consciência das consequências das nossas açóes e da forma como consumimos.

Trailer “Plástico: o novo continente”.

Plástico: o novo continente

Episódio 1: A morte dos gigantes dos mares
Episódio 2: Porque os animais comem plástico?
Episódio 3: Do rio para o mar
Episódio 4: Comemos plástico
Episódio 5: O nosso lixo plástico é global
Episódio 6: A ilha deserta das tartarugas
Episódio 7: Noruega, líder na reciclagem

Veja neste link as reportagens na integra (TVI 24)

A pandemia que estamos a viver veio agravar ainda mais a situação, agora são milhões de pessoas a utilizarem máscaras. Onde é que muitas delas vão parar? Pois é… ao mar! Consequências? Mais mortes…

No dia 9 deste mês um pinguim foi encontrado morto na Praia de Juquehy, em São Sebastião/SP, Brasil. A necropsia do Instituto Argonauta revela uma máscara embrulhada no estômago do animal.

E no dia de ontem mais uma dramática notícia. Na Ilha da Tasmania, na Australia, quase 300 baleias-piloto naufragaram num banco de areia e estão a morrer. Os cientistas tentam salvar os animais que podem e ainda não sabem o motivo de mais um trágico acontecimento.

Atualização: notícias mais recentes referem cerca de 470 baleias encalhadas, sendo que 380 já morreram.

Seja consciente, não descarte o lixo em qualquer lado, use os contentores apropriados e recicle! Consuma com consciência!

Veja também:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: