Saúde e Bem-estar

A Massagem Tailandesa

A massagem tailandesa, também conhecida como massagem Thai é uma terapia tradicional da Tailândia que combina acupressão, princípios ayurvédicos indianos e posturas de yoga assistida. O terapeuta usa os seus pés, joelhos, polegares, palmas e cotovelos, além de pressão, compressão e alongamento, no corpo do paciente.

Na língua tailandesa é geralmente chamada de Nuat PhaenThai (massagem de estilo tailandês) ou Nuat Phaen Boran (massagem de estilo antigo), embora o seu nome formal seja Nuat Thai (massagem tailandesa).

Segundo a lenda o fundador deste tipo de massagens foi Jīvaka Komarabhācca, o médico do Buda há mais de 2500 anos. No Cânone Budista Pali, Jīvaka é descrito como tendo habilidades médicas extraordinárias. Mas na verdade a história da massagem tailandesa é mais complexa do que sugere a lenda de um único fundador. A massagem tailandesa, que faz parte da medicina tradicional tailandesa (considerada medicina budista), é uma combinação de influências das esferas culturais da Índia, China sudeste da asiático, e várias tradições de medicina. A arte como praticada hoje é provavelmente o produto de uma século de síntese de várias tradições de cura.

No Ocidente estas massagens ganharam uma certa conotação sexual e foram associadas a massagens eróticas, mas na verdade trata-se de um equivoco. Esta distorção surgiu durante a Guerra do Vietname, em que soldados dos EUA procuravam aliviar as tensões com prostitutas da região. Atualmente na Tailândia algumas casas de massagens também oferecem serviços sexuais principalmente a turistas, o que faz aumentar a sua associação ao erotismo, algo que não existia no passado.

A massagem tradicional tailandesa não usa óleos ou loções e o receptor permanece vestido durante o tratamento. Há um contato corporal constante entre o doador e o receptor, mas em vez dos músculos serem esfregados, o corpo é comprimido, puxado, esticado e balançado. O conceito de metta (bondade amorosa), baseado nos ensinamentos budistas, é parte integrante desta prática.

A massagem tailandesa promove o bem-estar físico e emocional e está associada a muitos benefícios para a saúde. É baseada na ideia de que o corpo é composto de canais de energia que estão localizados em diferentes partes do corpo, como músculos, ossos, sangue e nervos. Essa energia pode estar bloqueada e provocar doenças, rigidez e dores no corpo, além de afetar a mente. Ao supostamente desbloquear essa energia o equilíbrio é restabelecido e o corpo e a mente são beneficiados.

O Templo do Grande Buda reclinado (Wat Pho), que é um dos mais importantes e antigos templos de Bangkok, possui aquele é considerado o primeiro centro de educação pública na Tailândia e abriga uma escola de medicina tailandesa, da qual faz parte a massagem tailandesa. Essa é a primeira escola das massagens Thai.

Referências: Wikipédia, Tua Saúde.
Imagem de destaque meramente ilustrativa.

Veja também:

Deixe um comentário