Contos e Poemas

[Conto] O Anel

Certo dia um jovem foi até um mestre e começou a questionar o valor dos ensinamentos que ele ministrava. Disse que ele estava errado em muitos aspectos e que não concordava com grande parte dos ensinamentos.

O mestre, sem se perturbar, retirou do dedo um anel e em seguida entregou ao jovem dizendo: “Por favor, pegue este anel e leve até o mercado. Vejas se podes conseguir uma peça de ouro por ele.”

O jovem, sem entender o motivo do pedido do mestre, foi até o mercado. Correu barraca por barraca, mercador por mercador e o máximo que conseguiu foi a oferta de uma peça de prata pelo anel. Ele voltou ao mestre e relatou o acorrido.

O mestre então lhe disse: “Agora vá até um joalheiro e mostre o anel. Então, pergunte quanto ele pagaria.”

O jovem assim o fez. O joalheiro olhou o anel e se deteve na pedra incrustada no mesmo. Depois de um certo tempo analisando o que estava vendo, ofereceu mil moedas de ouro, só pela pedra. O jovem ficou completamente surpreso e paralisado diante da oferta.

Ele voltou até o mestre e relatou o novamente o que havia acontecido. O mestre então lhe disse: “A sua noção de valor em relação aos conhecimentos que transmito aos discípulos e tão grande quanto a noção de valor dos mascates à respeito de joias. Quem se propõe a avaliar joias, deve primeiro tornar-se um joalheiro.”

Fonte: Histórias para a Sabedoria – Uma Ontologia de Koans, Contos, Lendas e Parábolas Orientais.
Compilação e Edição de: Shén Lóng Fēng.

Veja também:

Deixe um comentário