Upāli era um dos principais seguidores leigos do mestre Jaina Mahāvīra, contemporâneo de Buddha. Devido a sua inteligência, Upāli frequentemente aparecia em público para debater em prol do Jainismo.
Certa vez Upāli, buscando esclarecer os princípios do pensamento de Jaina, envolveu-se em um debate com o Buddha. Ao fim do debate, Upāli ficou tão impressionado com os ensinamentos de Buddha que acabou por solicitar se tornar um seguidor do Iluminado: “Venerável Senhor, por favor aceitai-me como um dos teus seguidores!” ele pediu.
Mas Buddha ponderou: “Upāli, tu estas sob a influência de suas emoções. Volte para o seio de seu mestre, e reconsidere cuidadosamente sua decisão antes de me solicitar tua inclusão no Sangha novamente.”
Upāli ficou então ainda mais impressionado e disse: “Se fosse qualquer outro guru, terias com certeza convocado uma parada para anunciar: ‘O maior dos discípulos leigos de Mahāvīra tornou-se o meu seguidor!’. Mas tu, Venerável Senhor, me falaste sobre ponderação e cautela reflexiva, para que eu reconsidere o meu ato. Agora desejo ainda mais ser seu seguidor. Não me erguerei daqui até tu me aceite.”
Finalmente, Buddha concordou em aceitar Upāli, sob uma condição: “Upāli, como um Jaina, tu sempre deste proventos aos monges Jainistas. Quando tornar-te meu seguidor, tu deverás continuar a dar-lhes apoio e proventos. Esta é minha condição.”
Upāli aceitou tal condição. Mais tarde ele tornou-se um dos principais discípulos de Buddha.
Upāli é considerado aquele que compilou os Vinaya, ou as regras para os monges.
Fonte: Histórias para a Sabedoria – Uma Ontologia de Koans, Contos, Lendas e Parábolas Orientais.
Compilação e Edição de: Shén Lóng Fēng.
Veja também:
- [Conto] Kantaka e o Fio de Aranha
- [Conto] A Intocável
- [Conto] O Grão de Mostarda
- [Conto] O Monge e o Escorpião
- [Conto] O Caminho do Meio (vídeo)
- [Conto] O Copo e o Lago
- 67 Koans Zen
Discover more from Olhar Budista
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
que linda sabedoria