Opinião e Perspetivas

Tatuagens

No Ocidente é comum muitas pessoas gostarem de tatuagens, por isso, quando começam a seguir o budismo, as pessoas que gostam de tatuagens se sentem inclinadas a tatuar o corpo com desenhos relacionados com o Buda ou o budismo de forma geral. Como isso é visto do ponto de vista budista?

No geral me parece que existem principalmente duas perspetivas, uma cultural e outra relacionada com a vaidade.

Em algumas culturas de países predominantemente budistas, tatuar a imagem de Buda no corpo não é bem visto, é considerado um sinal de desrespeito. Isso é interpretado dessa forma porque o corpo liberta suor, imite odores desagradáveis, se a pessoa se deita pode ficar em cima da tatuagem, etc. Ou seja, considera-se que a imagem não é tratada com o devido respeito. Obviamente que nessa situação não há nenhum Buda ou algum ser divino para ficar chateado e nos castigar ou coisa do tipo, não funciona assim no budismo, mas, é esperado respeito pelo que a imagem do Buda significa.

Esse é um ponto de vista compreensível, mas a meu ver, é essencialmente uma perspetiva cultural. Por exemplo, há Cristãos que têm um grande respeito por Cristo e fazem tatuagens sem que isso seja geralmente considerado desrespeitoso (ainda que a Bíblia seja contra). Pais tatuam imagens dos filhos sem que haja falta de respeito. Então, neste caso, respeito ou desrespeito tem mais haver com a cultura e interpretação.

Outro ponto de vista é que fazer tatuagens de Buda pode reforçar a vaidade e ser mais uma forma de materialismo espiritual. Mas e um altar inspirador não pode também reforçar a vaidade? Nós como humanos estamos sujeitos à vaidade, o ponto chave, acredito, é refletirmos sobre as nossas motivações para tentarmos refrear a vaidade e outros aspetos menos puros.

Na Tailândia existe a tradição de umas tatuagens budistas e sagradas chamadas de Sak Yant. Essas tatuagens servem como uma espécie de amuleto e não têm a imagem de Buda (ainda que tenha representações que remetem para o Buda), por isso não são consideradas desrespeitosas. Curiosamente alguns monges também dizem que servem para diminuir a vaidade e o apego ao corpo. Ou seja mais uma vez, podemos ver que a interpretação e cultura muda a forma como são vistas as coisas. A mesma situação pode ter duas visões completamente opostas.

Então para terminar, um budista que pretende fazer uma tatuagem com elementos budistas deve-o fazer ou não? Na minha mera opinião de praticante, o melhor é evitar a imagem do Buda ou de Bodhisattvas, até porque se for viajar para alguns países budistas pode vir a ter problemas. Tatuar outros elementos budistas não deve ser problemático, existem budistas que o fazem e há muitos símbolos budistas que poderão ser utilizados, as tatuagens também deverão ser feitas em zonas superiores do corpo, isto é, não fazer em zonas como os pés ou pernas. Refletir sobre a motivação também é uma boa ideia.

Como vimos, respeitoso ou não, se reforça ou não a vaidade, se é bom ou mau, depende essencialmente da perspetiva e motivação. A meu ver, se a tatuagem serve como símbolo inspirador não vejo que seja pernicioso e nem isso deve servir como motivo discriminatório. Além disso, cada um sabe de si!

Veja também:

3 comments

Deixe um comentário