A jovem sueca Greta Thumberg é uma ativista ambiental que ficou conhecida por ter liderado o movimento de greve nas escolas pelo clima. Em dezembro de 2019 foi considerada a personalidade do ano pela revista Time.
Dalai Lama, um dos mestres budistas mais conhecidos e vencedor do Prémio Nobel da Paz, também é um fervoroso defensor das questões ambientais.
Os dois vão-se reunir com vários cientistas sob o mote “O que pode ser feito para diminuir esta ameaça antes que seja tarde demais?”
Desde a devastação de florestas até ao derretimento das calotas polares, os efeitos das mudanças climáticas criaram ciclos de feedback que estão acelerando o aquecimento global. As consequências são visíveis e a crise climática só pode ser resolvida com ações concretas de todos nós, desde os lideres mundiais aos cidadãos comuns.
“Simplesmente meditar ou orar por mudanças não é suficiente. Tem que haver ação.”
– Dalai Lama
O encontro acontece dia 9 de Janeiro e é organizado pelo Instituto Mind & Life. O evento é grátis e transmitido ao vivo pela internet. Veja os detalhes e o registo aqui.
Os problemas ambientais se fazem cada vez mais sentir e a vários níveis. Hoje mesmo no Rio de Janeiro um temporal levou para o areal toneladas de lixo, a maioria plástico.
“Este nosso planeta azul é um lindo habitat. A sua vida é a nossa vida; o seu futuro o nosso futuro. Na verdade, a terra atua como uma mãe para todos nós. Como crianças, dependemos dela. O nosso mundo é profundamente interdependente, tanto em termos das nossas economias quanto em relação a problemas como as mudanças climáticas que desafiam a todos nós. ”
– Dalai Lama, in Lion’s Roar
Veja também:
- Não conscientes da interdependência, estamos a destruir o meio ambiente, a comer e respirar plástico
- Dharma em ação: enfrentando a crise das alterações climáticas
- A crise ecológica e os preceitos éticos
Discover more from Olhar Budista
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Uma dupla capaz de influenciar pessoas com sua presença e engajamento nas causas ambientais, plenamente responsáveis e conscientes dos males já perpetrados contra o planeta, pelos seus proprios filhos, e de toda a reparação que lhe devemos, para ser possivel respirar nele.