Património e Arquitectura

Torre de Miroku | Brasil

A Torre de Miroku é a maior torre japonesa (ou pagode) no Brasil. Fica localizada na cidade de Ribeirão Pires, perto da região metropolitana de São Paulo.

Foi inspirada no pagode de Horyu-ji, um templo localizado na cidade japonesa de Nara e inaugurado no ano 607. O pagode de Horyu-ji é o pagode de madeira mais antigo do mundo e também amplamente reconhecido como o mais antigo edifício de madeira existente. Horyu-ji é classificado como Património Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

A Torre de Miroku tem 32,5 metros de altura e demorou 12 anos para ser construída. Possui 5 telhados cobertos por 13 mil telhas moldadas no próprio local e com acabamento em esmalte dourado importado do Japão.

Fotos gentilmente cedidas pela Uaka Tour.

A obra foi edificada utilizando uma técnica mista de construção. A estrutura interna de vigas e colunas foi construída a partir de concreto armado, e a sustentação do telhado, sobreposto em 5 andares, foi feita seguindo o padrão da tradição japonesa de encaixe de madeiras, com vigas afixadas sem a utilização de pregos e parafusos. Essa técnica mista, que utiliza a metodologia da engenharia moderna aliada ao conhecimento milenar de sustentação de vigas por encaixe, permitiu que a Torre de Miroku fosse a primeira no mundo a possuir um vão livre até ao topo.

No interior da torre encontra-se uma estátua da bodhisattva Kannon. Um bodhisattva é um ser com um certo grau de iluminação. Kannon representa as qualidade associadas à compaixão; na china é conhecida como Guan Yin e se originou na Índia com o nome de Avalokitesvara. É referida nos Sutras do budismo Mahayana.

A estátua foi desenvolvida em blocos de madeira pelo escultor Cícero D’Avila ao longo de 3 anos. Possui 8 metros (incluindo a base), pesa 4 toneladas e é folheada a ouro. Os vitrais localizados no interior da Torre foram criados pela artista plástica Lilian Bomeny.

A torre abriu ao público em Agosto de 2018, sendo que o acesso é apenas possível através de barco.

Saiba mais (links externos):

Veja também:

Deixe um comentário