Ambiente e Natureza Imagens e Fotografia Vídeos

Começou a primavera, as Sakuras florescem e nos lembram da impermanência

Após o inverno, a Sakura floresce numa beleza ímpar, mas, cerca de uma semana depois, as folhas logo começam a cair. São por isso um lembrete da impermanência, de que tudo é transitório e está em constante mudança.


Em 2018 o Equinócio da Primavera ocorre no dia de hoje às 16h15min no Hemisfério Norte1, precisamente a hora em que este post foi publicado. Este instante marca o início da Primavera. No Hemisfério Sul, o Equinócio de Primavera acontece em Setembro.

A chegada da primavera é um evento tradicionalmente celebrado em todo o mundo, pois marca o fim do inverno, normalmente associado ao “mau tempo”, desconforto e época de escassez. Além disso, assinala o momento em que a natureza começa a “renascer” e, celebrasse a maior abundância que tradicionalmente advém dessa época.

No Japão, o inicio da Primavera marca também o inicio da floração da Sakura, a flor de cerejeira japonesa. A Sakura é um símbolo nacional japonês e tem sido um tema popular de poemas japoneses, arte, música e escrita desde a antiguidade.

A Sakura remete para o conceito Mono no aware, que literalmente significa “o pathos das coisas”, também traduzido por “uma empatia para com as coisas” ou ainda “uma sensibilidade sobre coisas efémeras”, é um termo japonês sobre a consciência de anicca, ou impermanência e transitoriedade das coisas. Anicca é uma das três marcas ou características da existência referidas no budismo.

Após o inverno, a Sakura floresce numa beleza ímpar, mas, cerca de uma semana depois, as folhas logo começam a cair. São por isso um lembrete da impermanência, de que tudo é transitório e está em constante mudança.

Mono no aware também é a expressão emocional do japonês em relação à natureza. Esse sentimento baseia-se na convicção da necessidade de se coexistir com a natureza, pois, para o japonês, se dela nascemos, para ela retornaremos.

“Nem sequer três dias
este mundo vê passar –
Cerejeira em flor!”
– Ôshima Ryôta.

Existem mais de 1 milhão de árvores de Sakura no Japão e mais de 300 espécies, espalhadas por parques, caminhos, templos, santuários, escolas, universidades, propriedades imperiais e residências privadas.

Quase todos os japoneses participam do hanami, o costume tradicional de contemplar a beleza das flores, fazendo festivais chamados de Sakura Matsuri, piqueniques e caminhadas.

O desabrochar da Sakura é tão importante para o povo japonês que existem previsões do florescer e do pico por cada cidade. São emitidas diversas informações na tv, jornais e internet.

Referências: Japan Talk, Wikipédia; Fotos: Pixabay

Haikus (ou Haikais) sobre a Primavera

Haikus, ou haikais, são uma forma poética de origem nipônica.
São poemas curtos e simples que tentam capturar uma sensação ou imagem do momento presente.

Os seguintes haikus foram traduzidos por Edson Kenji Iura e disponibilizados na web em Hakinet.

Dia de primavera —
Os pardais no jardim
Tomam banho de areia.
– Onitsura

Já é primavera —
Uma colina sem nome
Sob a névoa da manhã.
– Bashô

Um gato sem dono
Dormindo sobre o telhado —
Chuva de primavera.
– Taigi

A viva conversa
Da capa e do guarda-chuva —
Chuva de primavera.
– Buson

Chuva de primavera —
Todas as coisas
Parecem mais bonitas.
– Chiyo-jo

Chuva de primavera —
Uma criança
Ensina o gato a dançar.
– Issa

Ao derreter-se a neve,
A aldeia se enche
De crianças!
– Issa

O ar a tremular —
A cada golpe da enxada
O cheiro da terra.
– Rankô

Mar de primavera —
O dia todo,
Ondula, ondula…
– Buson

A cada manhã,
No céu sobre o meu telhado,
A mesma cotovia?
– Jôsô

Acorda, acorda!
Vem ser minha amiga,
Borboleta que dorme!
– Bashô

O velho lago…
O ruído do salto
Da rã na água.
– Bashô

No perfume das flores de ameixa,
O sol de súbito surge —
Caminho da montanha!
– Bashô

Veja também:


  1. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

Deixe um comentário