Ensinamentos Theravada Vajrayana (Tibetano) Vídeo-palestras Zen/Chan

O que é o momento presente?

«Verificamos que a expressão “momento presente” é apenas um rótulo que indica a interface entre os tempos “passado” e “futuro”. Não podemos na realidade localizar com precisão o presente.»Dalai Lama

Nos textos e vídeos seguintes, Ajahn Jayasaro, Dalai Lama e Monge Kōmyō ensinam sobre o momento presente.

Ajahn Jayasaro explica o momento presente

Trecho do livro “Por Fora e Por Dentro”, de Ajahn Jayasaro.

Os budista falam muito do momento presente. Isso não entra em conflito com o que se aprende nas experiências passadas, ou com planear o futuro?

O passado e o futuro encontram-se no momento presente: o passado como memória, o futuro como pensamento e imaginação. Qualquer acesso a experiências passadas, qualquer decisão relativa ao futuro é actividade mental que ocorre inevitavelmente no momento presente – não há escolha, é tudo quanto temos. O problema é que ao não se estar consciente da memória, como memória, e do pensamento, como pensamento, facilmente perdemo-nos neles. Quando perdemos a presença de espírito desta maneira, a nossa vida torna-se uma abominável sombra de si própria.

Quanto mais conscientes estivermos do momento presente, menos confusa se torna a mente, e mais fácil se torna aprender com as experiências passadas, e planear o futuro com sabedoria.

Dalai Lama explica o momento presente

Trecho do livro “Uma Ética Para o Novo Milênio”, de S. S. o XIV Dalai Lama. Editora: Sextante.

Em geral, presumimos que há uma entidade com existência independente a que chamamos de tempo. Falamos de tempo passado, presente e futuro.

Entretanto, quando examinamos melhor o assunto, vemos que esse conceito também é uma convenção. Verificamos que a expressão “momento presente” é apenas um rótulo que indica a interface entre os tempos “passado” e “futuro”. Não podemos na realidade localizar com precisão o presente. O passado está apenas uma fração de segundo antes do suposto momento presente; apenas uma fração de segundo depois está o futuro.

No entanto, se dissermos que o momento presente é “agora”, assim que acabarmos de pronunciar esta palavra ele já estará no passado. Se sustentássemos que, mesmo assim, deve haver um único momento indivisível pelo passado ou pelo futuro, não haveria nenhuma razão para separarmos presente, passado e futuro. Se houvesse um único momento indivisível, só teríamos o presente. Sem o conceito de presente, porém, fica difícil falar de passado e futuro já que ambos sem dúvida dependem do presente.

Além do mais, se nossa análise nos fizesse concluir que então o presente não existe, teríamos de negar não só uma convenção mundial, como também a nossa própria existência. De fato, quando começamos a analisar nossa experiência com relação ao tempo, vemos que o passado desaparece e o futuro ainda está para chegar. Experimentamos apenas o presente. E o presente só toma forma como dependente do passado e do futuro.

___

O que é o “Momento Presente”? | S.S. o Dalai Lama (Canal Buda Virtual)

Monge Kōmyō explica o momento presente

Não se prenda ao momento presente | Monge Kōmyō (Canal DAISSEN | Zen Budismo por Monge Genshō)

Veja também:

Deixe um comentário