Música

Om Mani Padme Hum: rapper lança música hip-hop dedicada a Thich Nhat Hanh

O professor de meditação e artista de hip-hop Born I (Ofosu Jones-Quartey), lançou há uns meses uma nova música e um videoclipe intitulado “Om Mani Padme Hum (Tribute)” como uma dedicatória ao mestre budista Thich Nhat Hanh, falecido em janeiro de 2022.

O vídeo-clip serve como “uma meditação visual simples, emocional e conectada à natureza”. No vídeo, imagens de Born I são intercaladas com imagens documentais de Thich Nhat Hanh, realizadas pelo cineasta Max Pugh.

Ao website Lion’s Roar, questionado sobre a história e significado do novo single, Born I afirmou que*:

“Quando um dos meus professores mais queridos, Thich Nhat Hanh (também conhecido como Thay), faleceu no ano passado, o meu amigo e produtor Daniel Corretjer (DaRC) compartilhou comigo a ideia de fazer uma música que pudesse ser uma homenagem a Thay. Também vi a música como uma oportunidade para Thay e eu conversarmos sobre o caminho. Foi assim que nasceu ‘Om Mani Padme Hum (Tributo)’. Mais tarde naquele ano, visitei pela primeira vez o Mosteiro de Plum Village, na França, e apresentei o ‘Om Mani Padme Hum’ no final da celebração do 40º aniversário do mosteiro. Uma conexão mais profunda foi forjada e decidi lançar a música como single e vídeo.

‘Om Mani Padme Hum’ é sobre os altos e baixos da minha própria jornada espiritual. Trata-se de encontrar esperança e sentido na vida quando as coisas escurecem. Ao longo da música, sou apoiado pelas palavras de Thay. Em certo sentido, ‘Om Mani Padme Hum’ é uma conversa entre a busca do aluno e a sabedoria do professor.”

O artista tem criado várias músicas em que incorpora conceitos budistas. O álbum AMIDA, lançado no inicio deste mês, explora temas relacionados com vulnerabilidade, autocompaixão e caminho espiritual.

“Depois de visitar o mosteiro do meu professor Thich Nhat Hanh, em Plum Village, França, fui inspirado a remover a distinção entre a minha arte e a minha prática espiritual. Elas são a mesma coisa”, declarou Born I*.

Burn I é oriundo da área de Washington DC, EUA. É conhecido como um letrista que consegue mover-se perfeitamente entre géneros, ao mesmo tempo em que mantém sua potente habilidade lírica e a sua positividade. As suas músicas já receberam mais de 20 milhões de streams coletivamente em todas as plataformas. As suas canções foram notadas por artistas como Diddy e Steve Aoki. Burn I também é um experiente praticante de meditação e professor certificado, lidera retiros de atenção plena em todo o país, enfatizando a autocompaixão e a sua música como método de ensino. Em abril de 2023, Born I juntou-se aos monges e monjas do mosteiro de Plum Village, numa viagem de música e meditação pela América do Norte.*

Veja também:

Deixe um comentário